91376 - Módulo Visão integrada da gestão |
Período da turma: | 14/10/2021 a 05/05/2022
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Descrição: | -Contabilidade e Indicadores de Rentabilidade
A função da Contabilidade. A Contabilidade Societária e a Contabilidade Gerencial. O contador e o controller. Demonstrações Financeiras. O Balanço Patrimonial. A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE). Demonstração de origens e aplicações de recursos (DOAR). Demonstração das mutações do patrimoniais. Fluxo de Caixa - forma direta e forma indireta. Operações com mercadorias e sua contabilização, a avaliação dos estoques e a apuração do CMV. Princípios contábeis. Noções gerais dos Relatórios Contábeis, situação financeira, regimes contábeis, estrutura contábil e escrituração contábil de acordo com a legislação em vigor e a teoria aplicada. -Gestão Empresarial Simulada (Jogos de Empresa) Importância dos Jogos de Empresas como estratégia na aprendizagem da gestão empresarial com abrangência interdisciplinar (Introdução à simulação e jogos). Estratégia empresarial como contexto da aplicação do jogo de empresas. Estratégias competitivas. Direção, poder e liderança. Processo decisório. Questões funcionais das organizações. Visão sistêmica da organização, integrando conhecimentos adquiridos. -Marketing Digital Introdução ao marketing digital (a economia e o marketing digital). A revolução digital e a ruptura do comportamento de compra. Os ambientes do marketing digital. Marketing de conteúdo. Marketing nas mídias sociais. Marketing viral. Marketing móvel. Pesquisa e publicidade online. Principais canais e estratégias de marketing digital. Novas tecnologias e o marketing relacionado. Monitoramento e medição. Aspectos de segurança, éticos e legais. -Mercado de Capitais Estrutura do Sistema Financeiro Nacional. Sistema de Pagamentos Brasileiro. Companhias abertas, os registros na CVM, a constituição, o controle acionário e os critérios contábeis. Políticas Monetárias, funções da moeda, políticas do governo, instrumentos de política monetária e o mercado do dinheiro. Reforma bancária. Instituições financeiras e seus ativos financeiros, instituições do subsistema normativo, sistema operativo e as transformações do sistema Financeiro Nacional. Títulos e valores mobiliários. Mercado Acionário: Abertura de Capital. Debêntures. Securitização. Fundos. Mercado de opções e mercado de futuros. Análise de ações: análise técnica e análise fundamentalista. Análise de investimento em ações. Os investidores institucionais. Regras sobre Divulgação e uso de informações. Governança Corporativa e insider trading. Acordo da Basiléia. Transformações do mercado de capitais e expectativas quanto ao futuro. -Gestão de TI e Big Data Ligação entre estratégia de TI e estratégia de negócios. Modelo para análise e avaliação da Tecnologia da Informação. O método dos fatores críticos de sucesso e o processo de sua identificação Desdobramentos dos FCS: Balanced Scorecard como direcionador dos projetos de TI. Posicionamento estratégico da TI nas empresas: Grid Estratégico, Cadeia de valor e matriz intensidade de informação. Gestão de Portfólio de Projetos de TI, Descentralização e centralização da TI. Modelos de Estágios de Informatização. O modelo do alinhamento estratégico. Maturidade do Alinhamento Estratégico. Gestão do conhecimento. Sistemas Integrados de Gestão. Internet e E-business. CRM. Gestão de Operações de TI. Implementação da tecnologia da informação: ética, impactos e segurança. -Orçamento Empresarial A natureza do Planejamento Empresarial Princípios, filosofias, estruturação e tipos de planejamento. Planejamento Estratégico Metodologia de elaboração e implementação; diagnóstico estratégico; missão da empresa; objetivos e desafios empresariais; estratégias empresariais; políticas empresariais; projetos e planos de ação; controle e avaliação. Planejamento Tático e Planejamento Operacional. Planejamento Econômico e Financeiro em ambientes inflacionários. Orçamento Empresarial. Tipos de orçamentos; utilidade e limitações; estrutura e desenvolvimento do sistema (Marketing, Vendas, Produção, Compras, Recursos humanos, Finanças). -Direito Empresarial Direito Economia e Organizações. Relações entre Contabilidade e Direito Comercial. Das preposições: do guarda-livros ao contabilista. Dos princípios gerais de contabilidade e seu reflexo no direito. Da responsabilidade do contabilista Da escrituração, dos livros e de sua exibição e das demonstrações financeiras. Os sujeitos da atividade da empresa e sua relação com a contabilidade. Ato e atividade: aspectos gerais. Elementos dos atos jurídicos - capacidade. Pessoas físicas - comerciante individual e empresário individual. Pessoas jurídicas - sociedades mercantis - registro das empresas mercantis. Responsabilidade ilimitada e limitada - desconsideração da personalidade jurídica. Contratos Empresariais. Sociedades Comerciais. Sociedades não personificadas. Sociedades estrangeiras - comércio internacional. Atos constitutivos das sociedades e suas alterações. Órgãos sociais. A relação patrimônio-pessoa. A contração de obrigações - débito e crédito. -Gestão de Operações e Cadeia de Suprimentos Introdução à estratégia de operações. Competição usando operações. Planejamento de capacidade. Localização de instalações. Projeto do processo e do produto. Arranjo físico das instalações. Projeto do trabalho: estudo e medida. Os conceitos de qualidade e de produtividade. As características típicas de serviços. Classificação das operações de serviço. Planejamento e programação das operações de serviço. Gerenciamento e administração de processos. Controle das operações de serviço. Medidas de produtividade de qualidade. Gestão e ferramentas da qualidade total. Conceito de produção enxuta. Gestão da Cadeia de Suprimentos (efeito chicote: “beer game”). Modelos de Gestão da cadeia de suprimentos. Armazenagem. Áreas chaves da logística (estrutura de excelência). Modalidades de transporte. Logística de resposta de serviços (LRS). Supply Chain Management (SCM). Tecnologia da informação na Logística. Canais de distribuição. Características e funções. Estratégias de canais de distribuição. Práticas de Logística e Gestão da cadeia de suprimentos. -Gestão de Marketing e Vendas Conceitos centrais de marketing e orientação para o mercado. Análise e Diagnóstico de Marketing. Sistema de informações de marketing e pesquisa de marketing. Macro e microambiente de marketing. Comportamento do consumidor. Estratégias de Marketing. Marketing de relacionamento. Marketing estratégico. Planejamento de marketing. Táticas de Marketing. Decisões sobre produtos e serviços. Decisões sobre preços e canais de distribuição. Decisões sobre comunicação e vendas. Tópicos Específicos de Marketing. Marketing internacional. Marketing social e ambiental. Vendas no contexto organizacional de marketing. Administração Estratégica de Vendas. Organização, Recrutamento e Treinamento da força de vendas. O gerenciamento das operações de vendas. O planejamento de vendas. A avaliação e desempenho de vendas. -Plano de Negócios e Desenvolvimento de Produtos Empreendedorismo de “alto potencial”. Reconhecimento de oportunidade. Personalização do negócio. Modelos de negócios. Marketing e posicionamento. Planos de negócio e requisitos financeiros. A equipe do empreendimento. Análise interna da organização. Aspectos legais / propriedade intelectual /riscos / ética. Elaboração das estratégias de produtos e serviços. Confecção do plano organizacional. Finanças. Capital de risco. Retirada e colheira. De plano de negócio para a realidade. Administrando o crescimento. Desenvolvendo uma estratégia empreendedora pessoal. -Tópicos Especiais em Gestão de Negócios O conteúdo desta disciplina será de acordo com o tópico a ser programado, devendo abordar assuntos complementares referentes a gestão de negócios relevantes para a formação de um profissional de mercado. -Avaliações e Atividades Complementares: - Elaboração e Acompanhamento das Provas EaD; - Apoio acadêmico aos alunos: indicação de materiais complementares (slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia, eventos, reportagens, entre outros); esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo (caso os alunos ainda tenham dúvidas acadêmicas, estas serão encaminhadas para o professor e depois repassadas ao aluno); TalkShow: ferramenta utilizada durante as aulas (ao vivo) para pergunta ao Professor via Skype; - Acompanhamento ao vivo via Chat (ferramenta utilizada durante as aulas ao vivo para pergunta ao Professor via Sistema Acadêmico) onde as perguntas são selecionadas e respondidas após o intervalo da aula ou no último bloco; - Palestras sobre temas relevantes do momento, disponibilizadas via sistema Acadêmico. BIBLIOGRAFIA Contabilidade e Indicadores de Rentabilidade BORINELLI, Marcio L.; PIMENTEL, Renê C. Curso de Contabilidade para Gestores Analistas e outros profissionais. São Paulo: Atlas. 2001. BRUNI, Adriano Leal; FAMÁ, Rubens. A contabilidade Empresarial. São Paulo: Atlas. 2006. GITMAN, Lawrence J. Princípios de Administração Financeira, 10ª edição – São Paulo: Ed. Pearson – 2006 MARION, J.C. Contabilidade empresarial. São Paulo, 11ª edição: Atlas,2005. MATARAZZO, Dante. Análise de Balanços – São Paulo: Atlas REZENDE, A. J.; PEREIRA, C. A.; ALENCAR, R.C. Contabilidade Tributária, São Paulo: Atlas, 2010. Gestão Empresarial Simulada (Jogos de Empresa) FIANI, R. Teoria dos Jogos. São Paulo: Campus, 2003. GRAMIGNA, M. R. M. Jogos de empresas e técnicas vivenciais. São Paulo: Makron Books, 1995. KIRBY, A. 150 Jogos de treinamento. São Paulo: T&D Editora, 1995. VICENTE, P. Jogos de empresas: A fronteira do conhecimento em administração de negócios. São Paulo: Makron Books, 2001. SAUAIA, A.C.A, Gestão Simulada de negócios: uma visão estratégica de desempenho. Anais da SLADE – Sociedade Latino Americana de Estratégia. São Paulo, 1990. Marketing Digital KOTLER, Philip. Administração de marketing. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2000. ROCHA, Angela da; CHRISTENSEN, C. 2.ed. Marketing: teoria e prática no Brasil. São Paulo: Atlas, 1999. VASCONCELLOS, Eduardo (coord.). E-commerce nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2005. Mercado de Capitais ANDREZZO, Andrea F.; Lima Iran S. Mercado Financeiro: Aspectos Históricos e Conceituais. 2º.edição. São Paulo: Pioneira, 2002. ARSHADI, N Modern Financial Intermediaries and Markets. Upper Saddle River, NJ: Prentice-Hall, c 1997. BARGER, Teresa. Financial Institution, IFC, 1992. BREALEY, R.; MYERS, S. Principle of Corporate Finance. Boston: Irwin/McGraw-Hill series in finance, Insurance and Real State, 2000. CASAGRANDE, H.; SOUSA, L.; ROSSI, M.C. Guia do mercado de capitais. São Paulo: Lazuli, 2006. FORTUNA, Eduardo. Mercado Financeiro. Editora Qualymark, 2005. HULL, John. Options, Futures and other Derivative Securities. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1993. PINHEIRO, J.L. Mercado de Capitais: fundamentos e técnicas. São Paulo: Atlas, 2009. ROSS, Stephen; WASTERFELD, Randolph; JAFFE, Jeffrey. Corporate Finance. 3o. Edition, Irwin, 1993. Gestão de TI e Big Data HAL R. VARIAN, H. R.; FARRELL, J., SHAPIRO, C. The economics of information technology: an introduction. Cambridge University Press, 2001. LAURINDO, F. J. B.; ROTONDARO, R. G. orgs. Gestão integrada de processos e da tecnologia da informação. São Paulo: Atlas, 2006. LAURINDO, F.J.B. Tecnologia da Informação: Eficácia nas Organizações. São Paulo, Editora Futura, 2002. STAIR, R.M., Princípios de Sistema de Informação: Uma Abordagem Gerencial, Rio de Janeiro, LTC, 1992. TURBAN, E. et al. Information Technology for Management: Transforming Organizations in the Digital Economy. 7th edition, Wiley, 2009. TURBAN, E., RAIANER JR, K., POTTER, R. E., Administração de Tecnologia da Informação: Teoria e Prática”, São Paulo, Editora Campus, 2003. Orçamento Empresarial FISCHMANN, Adalberto Américo. ALMEIDA, Martinho Ribeiro, Planejamento estratégico na prática. 1. ed. São Paulo: Atlas, 1990. FREZATTI, Fábio. Orçamento empresarial: planejamento e controle empresarial. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007. HITT, M. A.; IRELAND, R. D.; HOSKISSON, R. E. Administração estratégica. 1. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2002. MANESS, Terry; HENDERSON, James W. Financial analysis and forecasting: a software system. 3. ed. New York: Prentice-Hall, 1992. MOREIRA, José Carlos. Orçamento empresarial: manual de elaboração. 9. ed. São Paulo: Atlas, 1921. OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico: conceitos metodológicos e práticas. 1. ed. São Paulo: Atlas, 1929. SANVICENTE, Antônio Zoratto; SANTOS, Celso da Costa. Orçamento na administração de empresas: planejamento e controle. 1. ed. São Paulo: Atlas, 1929. WELSCH, Glenn Albert. Orçamento empresarial. 1. ed. São Paulo: Atlas, 1996. Direito Empresarial ARNOLDI, Paulo Roberto Colombo. Teoria Geral de Direito Comercial. São Paulo, Ed. Saraiva, 1992. FRANCO, Vera Helena de Mello. Manual de Direito Comercial. São Paulo, Ed. Revista dos Tribunais, 2001. Vol. I. Coelho, Fábio Ulhoa. Curso de Direito Comercial. Direito de empresa. Vol. 3. 7ª ed. São Paulo: Saraiva. 2007. GUSMÃO, Mônica. Curso de Direito Empresarial. 5ª ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris. 2007. REQUIÃO, Rubens. Curso de Direito Comercial. 1º volume. 31 ed. rev. e atul. por Rubens Edmundo Requião. São Paulo: Saraiva. 203. REQUIÃO, Rubens. Curso de Direito Comercial. 2º volume. 29 ed. rev. e atul. por Rubens Edmundo Requião. São Paulo: Saraiva. 203. Gestão de Operações e Cadeia de Suprimentos ALVARENGA, A. C.; NOVAES, A. G. N. Logística Aplicada - Suprimento e Distribuição Física. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 1991. BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos. Porto Alegre: Bookman, 2006. BALLOU, Ronald H. Logística Empresarial. São Paulo, Atlas, 1993. BOWERSOX, Donald L. Gestão Logística da Cadeia de Suprimentos. Porto Alegre: Bookman, 2011. DIAS, Marco Aurélio P. Administração de materiais. São Paulo: Atlas, 2010. SLACK, Nigel. Administração de Produção. São Paulo: Atlas, 2009. PAIVA, E. L., CARVALHO JR., J. M.; FENSTERSEIFER, J. E. Estratégia de produção e de operações: conceitos, melhores práticas e visão de futuro. Porto Alegre: Bookman, 2001. 192 p. Gestão de Marketing e Vendas BAKER, M. J. Administração de marketing. 5ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. 603 p. BOONE, L.E.; KURTZ, D.L. Marketing contemporâneo. 2.ed.. São Paulo: LTC Editora, 1992. 516 p. CLANCY, Kevin J., SHULMAN, Robert S. Marketing myths that are killing business: the cure for death wish marketing. New York: Mc Graw-Hill, 1991. 302 p. CZINKOTA, M. R. et al. Marketing: as melhores práticas. Porto Alegre: Bookman, 2001. 559 p. DIAS, Sérgio Roberto (Org.). Gestão de marketing. São Paulo: Saraiva, 2003. 539 p. KOTLER, P. Marketing para o século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados. São Paulo: Futura, 1999. 305 p. KOTLER, Philip; ARMSTRONG Gary. Princípios de marketing. 3ª ed. São Paulo: Editora Pearson Prentice Hall, 2007, 600 p. KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 3ª ed. São Paulo: Editora Pearson Prentice Hall, 2006, 750 p. SCHWARTZ, George. Development of marketing theory. Cincinnati: South-Western Publishing Co., 1963. 152 p. SHETH, Jagdish N., GARDNER, David M. & GARRET, Dennis E. Marketing Theory: evolution e evaluation. USA: John Wiley & Sons, 1992. 231 p. Moreira, J.C.T.(org) – Administração de Vendas: Saraiva, São Paulo 2000. Stanton, W. J. e Spiro, R. – Administração de Vendas. – 10ª. Ed. –: LTC Editora, Rio de Janeiro 2000. Plano de Negócios e Desenvolvimento de Produtos Baron e Shane: Empreendedorismo: uma visão do processo (EVP), Ed. Thomson, 2006. ABRAMS, Rhonda M. Business Plan: segredos e estratégias para o sucesso. São Paulo: Ética, 1991. COVELLO, Joseph A.; HAZELGREN, Brian J. The complete book of business plans: simple steps to writing a powerful business plan. Naperville, Illinois: Sourbooks, 1995. CROSS, Wilbur; RICHEY, Alice M. Model business plans. Paramus, NJ: Prentice-Hall, 1992. PINSON, Linda; JINNETT, Jerry. Anatomy of a business plan: a step-by-step guide to startig smart, building the business, and securing your company’s future. 1th ed. Chicago: Dearborn, 1999. SALIM, César Simões; HOCHMAN, Nelson; RAMAL, Andréa Cecília; RAMAL, Silvina Ana. Construindo planos de negócios: todos os passos necessários para planejar e desenvolver negócios de sucesso. Rio de Janeiro: Campus, 2001. SIEGEL, Eric S. et al. Guia Ernst & Young para desenvolver o seu plano de negócios. 2a ed. Rio de Janeiro: Record, 1993. Tópicos especiais em Gestão de Negócios Textos fornecidos pelo professor da disciplina Artigos extraídos de revistas especializadas na área de gestão e produção. |
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Carga Horária: |
128 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 1500 | ||||
Ministrantes: |
Alexandre Assaf Neto Anderson Paulucci da Silva Evaristo Marzabal Neves Fernando Curi Peres Francisco Clairton Araujo Francisco Javier Sebastian Mendizabal Alvarez Gustavo Tadeu Testa Reis João Henrique Mantellatto Rosa Jose Antonio Lerosa de Siqueira José Glimovaldo Lupoli Junior Marly Teresinha Pereira Mauricio Sanches Graça Pedro Carvalho de Mello Regiane Relva Romano Rogério Alessandre de Oliveira Castro |
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