Atividade

91374 - Módulo Ferramentas da Gestão

Período da turma: 29/04/2021 a 07/10/2021

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: -Gestão do Capital Humano
Evolução do conceito – Recursos Humanos. O papel atual da Área de Recursos Humanos nas Organizações. O lado Comportamental da Gestão de Recursos Humanos: novas tendências e desafios (Freud, Jung e a Gestão das Organizações). A Teoria Psicanalítica e suas implicações para a gestão de RH. Imagens das Organizações e consequências para a Gestão de Recursos Humanos. Modelo abrangente para diagnóstico em Recursos Humanos. Dinâmica do mercado de trabalho no mundo globalizado. O novo cenário competitivo e o novo trabalhador. O RH e os desafios da atualidade. Gestão integrada de Recursos Humanos. Abordagens na Gestão de Pessoas. Características do Novo Modelo de Gestão de Pessoas. Processo de recrutamento e seleção baseado em competências.

-Matemática financeira e análise de investimento
Cálculo de taxas de retorno. Custo de capital: determinantes e seu impacto no valor econômico de empresas e projetos. Análise de investimentos e projetos. Decisões de investimentos. Análise de fluxo de caixa simples e descontado. Regime de capitalização: taxas de juros simples e composto, taxas proporcionais e equivalentes. Técnicas de análise de investimentos: TIR – taxa interna de retorno, VPL – valor presente líquido, IRR e outros indicadores de rentabilidade e gestão financeira. Compreensão do custo financeiro e da receita financeira. Modelagem financeira. Matemática financeira. Gerenciamento de ativos financeiros.

-Estatística Aplicada
Conceitos e aplicações. Análise exploratória de dados. Estatística descritiva: representação tabular e gráfica; medidas de tendência central e dispersão. Medidas de variabilidade. Introdução à probabilidade (definições e teoremas). Principais distribuições: Binomial, Poisson e Normal. Noções de amostragem. Inferência estatística. Correlação linear simples.

-Ética Empresarial
Objeto e Objetivo da Ética; Conceito de Ética; O Campo da Ética; Fontes das Regras Éticas; Comportamento Ético; Reflexões sobre Equidade de Gênero, Raça e Etnia, Inclusive no Ambiente de Trabalho; Reflexões sobre Direitos Humanos e a Problemática da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher; O Código de Ética Profissional; Atuação do Profissional; O Profissional e o Exercício da Profissão; Ética e Qualidade; A Ética e a Lei.

-Gestão de Custos e Formação de Preços
Capacitar o participante para o reconhecimento e aplicação de técnicas de gestão de custos e preços, que associado ao seu conhecimento específico contribuirá para maximização dos resultados da empresa e vantagem competitiva. Tópicos: Introdução aos conceitos fundamentais de custos; Mapeamento e estruturação de dados visando apuração de custos e lucro.; Custos para orientar a tomada de decisão: Noções de margem de contribuição, Ponto de Equilíbrio, Análise custo-volume-lucro, entre outros indicadores.; Custos e Formação do preço de venda; Aspectos gerais para a formação do preço de venda com base em mercado; Formação do preço de venda com base em custos.

-Gestão de Projetos
Conceituação de Projeto: conceitos, características e tipos de projetos, objetivos e abrangência do Gerenciamento de Projetos (GPP). Conceito e Gestão de Projeto. Gestão dos Elementos de um Projeto. Ciclo de vida de projetos: principais fases representativas do ciclo de vida de projetos; O processo de planejamento em projetos: uma introdução ao método Front-End Loading (FEL); Processos e grupos de processos de GP: apresentação dos processos e grupos de processos de acordo com a metodologia do PMBOK; Principais processos de GP: apresentação e discussão dos principais processos de GP, segundo a metodologia proposta pelo PMBOK.

-Gestão Estratégica de Crédito e Riscos
Risco e incerteza: conceitos básicos. Dimensões técnicas, econômicas, comerciais, operacionais e políticas (TECOP) e seus impactos em projeto. Conceito de risco e gestão estratégica de riscos. Tipos de risco. Modelos de gestão de riscos. Métodos para mensurar riscos. Análise de cenários e simulações: estratégias e métodos. Modelagem dos fatores de risco. Medidas de performance ajustadas ao risco. Teoria da decisão: fundamentos e aplicações. Problemas e métodos para aquisição de conhecimentos para representação de riscos e preferências. Administração de riscos e seus instrumentos. Ferramentas para suporte à análise de decisões e administração de risco.
Crédito, confiança, tempo e recurso. Importância do Crédito. Avaliação do Risco de Crédito. Análise de crédito com foco no fluxo de caixa. Agências de rating. Basiléia I.
Responsabilidade Socialambiental das Empresas Introdução à Responsabilidade Social. Empresa Sustentável e Responsabilidade Social Empresarial (RSE). Evolução e tendência da Responsabilidade social. Investimento em responsabilidade social. Código de conduta social empresarial. Balanço Social. Contabilidade Ambiental. Certificações internacionais de responsabilidade social. Instrumentos de RSE (NBR 16001, ISO 26000, OHSAS 3001, Auditoria, Balanço Social, Governança Corporativa, ISO 26000, Indicadores de RSE, Códigos de Ética e Conduta).

-Gestão da Marca
Conceitos e definições de marca e gestão de marca. Arquitetura, Identidade e Design de Marca. Tipos e Escolha de Marca (Naming). Construção e Posicionamento de Marca. Patrimônio de marca (Brand Equity) e Valor de Marca. Análise estratégica, tendências e perspectivas na gestão de marcas. Aspectos legais sobre marcas e patentes.

-Gestão da Inovação na Empresa
ecnologia e competitividade empresarial. A função tecnológica na empresa. As estratégias de inovação das empresas e os processos de inovação. A Inovação Aberta. A cooperação entre empresas – universidades e institutos de pesquisa para desenvolvimento tecnológico. Fontes de informação, inovação e tecnologia para a empresa. Transferência de Tecnologia. Políticas públicas de fomento a inovação. Introdução a política de propriedade industrial. Habitat’s de Inovação: Incubadoras e parques tecnológicos. Desenvolvimento de criatividade e definição do negócio. Desenvolvimento industrial de Pesquisa & Desenvolvimento. Competências específicas do empreendedor e o seu desenvolvimento. Barreiras e armadilhas que ameaçam os negócios iniciados pelo empreendedor.

-Gestão da Comunicação na Empresa
Comunicação organizacional no Brasil: histórico, correntes teóricas e perspectivas. O sistema de comunicação nas empresas: processos, níveis de análises, barreiras, fluxos, redes e meios. Comunicação organizacional integrada, administrativa e os processos de gestão participativa. Comunicação interna: conceitos, importância, estratégias e mídias. Comunicação institucional e identidade coorporativa: conceitos, abrangência e instrumentos. Comunicação mercadológica ou comunicação de marketing: conceitos, abrangência e instrumentos. As dimensões humana, instrumental e estratégica da comunicação nas empresas. Revisão dos conceitos e definições de Marketing. Análise dos Pontos Fortes e Pontos Fracos e Formação do Cenário Mercadológico.

-Tópicos especiais em Gestão de Negócios
O conteúdo desta disciplina será de acordo com o tópico a ser programado, devendo abordar assuntos complementares referentes a gestão de negócios relevantes para a formação de um profissional de mercado.

-Avaliações e Atividades Complementares:
- Elaboração e Acompanhamento das Provas EaD;
- Apoio acadêmico aos alunos: indicação de materiais complementares (slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia, eventos, reportagens, entre outros); esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo (caso os alunos ainda tenham dúvidas acadêmicas, estas serão encaminhadas para o professor e depois repassadas ao aluno); TalkShow: ferramenta utilizada durante as aulas (ao vivo) para pergunta ao Professor via Skype;
- Acompanhamento ao vivo via Chat (ferramenta utilizada durante as aulas ao vivo para pergunta ao Professor via Sistema Acadêmico) onde as perguntas são selecionadas e respondidas após o intervalo da aula ou no último bloco;
- Palestras sobre temas relevantes do momento, disponibilizadas via sistema Acadêmico.

BIBLIOGRAFIA
Gestão do Capital Humano Bohlander, G. Snell, S., Sherman, A. Administração de Recursos Humanos. Editora Thomson, 2003.
Dutra, Joel. Competências: conceitos e Instrumentos para a gestão de Pessoas na Empresa Moderna. Atlas, 2010.
___________. Gestão de pessoas – modelo, processos, tendências e perspectivas. São Paulo. Atlas, 2002.
___________. Gestão por competências. São Paulo, Gente, 2001.
Schein, E. Cultura Organizacional e Liderança. Atlas, 2009.
Stewart, T. A. Capital Intelectual: a nova vantagem competitiva das empresas. 1. Ed. Rio de Janeiro: Campus, 1992.
Tanure, B. Evans, P. A importância do RH.GV Executivo, Vol. 5, 2006.
Matemática Financeira e Análise de Investimento DE FARO, Clóvis. Fundamentos de Matemática Financeira. Saraiva, 2006.
HAZZAN, Samuel; POMPEO, J. Nicolau. Matemática Financeira. Saraiva, 2007.
Samanez, C. P. Matemática Financeira: uma aplicação à análise de investimentos. Editora Pearson/Prentice Hall, 2002.
SOBRINHO, José Dutra. Matemática Financeira. Atlas, 2000.
Estatística Aplicada HOFFMANN, Rodolfo. Estatística para Economistas. 1a ed. São Paulo: Thompson Pioneira, 2006.
RIBEIRO JÚNIOR, J. I. Análises Estatísticas no Excel - Guia Prático. 1. ed. Viçosa: Editora UFV, 2001.
ASSAF NETO, A. Mercado financeiro, 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2005.
KARMEL, P.H. & POLASEK, M. Estatística Geral e Aplicada à Economia. 2ª edição. Ed. Atlas, 1921.
SPIEGEL, M.R. Probabilidade e Estatística. São Paulo, McGraw-Hill, 1977. (Coleção Shaum).
Ética Empresarial ALONSO, F.R.; LÓPEZ, F.G.; CASTRUCCI, P.L. Curso de ética em administração. São Paulo: Atlas,2006.
CHALITA, G. Os dez mandamentos da ética. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2003.
COMPARATO, F.K. Ética: Direito, moral e religião no mundo moderno. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
COMTE-SPONVILLE, A. O capitalismo é moral? São Paulo: Martins Fontes, 2005.
DUPAS, G. Tensões contemporâneas entre o público e o privado. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
MACHADO FILHO, C.P. Responsabilidade social e governança: O debate e as implicações. São Paulo: Thompson, 2006.
GONÇALVES JUNIOR, A.F. Ética e crise na sociedade contemporânea. Aparecida (SP): Idéias & Letras, 2008.
PARANHOS, A. Política e cotidiano: as mil e uma faces do poder, In: MARCELLINO, N.C. (Org.), Introdução às ciências sociais. Campinas: Papirus, 1988.
PASSOS, E. Ética nas organizações. São Paulo: Atlas, 2004.
RIBEIRO, R.J. A ética na política. São Paulo: IBEP Nacional, 2007.
Gestão de Custos e Formação de Preços BRUNI, Adriano Leal; FAMÁ, Rubens. Gestão de Custos e Formação de Preços: com aplicações na calculadora HP-3C e Excel. São Paulo: Atlas, 2002.
COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS - CPC. Disponível em: .
MEGLIORINI, Evandir. Custos: Análise e Gestão. 2a ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
CORREIA NETO, Jocildo Figueiredo. EXCEL para profissionais de finanças: manual prático. 2ª reimpressão. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
MARION, José Carlos. Contabilidade Empresarial. 10a ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MARTINS, Eliseu (Org.). Avaliação de Empresas: Da mensuração contábil à econômica. São Paulo: Atlas, 2001.
PINTO, Alfredo A. G. et al. Gestão de Custos. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2002. (Série Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria).
Gestão de Projetos PMOK. Um Guia Do Conhecimento em Gerenciamento de projetos. 1 ed. Project Management Institute. 2002.
SAMANEZ, C.P., Engenharia Econômica, Ed. Pearson Education/Prentice Hall, 2010.
KERZNER, H. Gestão de Projetos: As melhores práticas. 2001. 2ª edição. Bookman.
MATHIAS, W.F., Woiler, S. Projetos: planejamento, elaboração e análise. 2ª edição. Ed. Atlas, 2010.
MAXIMIANO, A. C. Administração de projetos, Atlas: São Paulo, 1997.
SHTUB, A BARD J. F. e GLOBERSON S. Project management, Prentice hall, 1991.
MERROW, Edward W. Industrial Megaprojects. New Jersey, Wiley. 2011.
Gestão Estratégica de Crédito e Riscos DAMODARAN, Aswath. Corporate finance: theory and pratice. Second printing. New York. John wiley & Sins Inc., 1992.
ELLERT, James C. et al. Administração Financeira em Bancos. São Paulo. IBCB, 1990.
FABOZZI, Frank J. Foundations of financial markets and institutions. Second Edition. New Jersey. Prentice Hall Inc., 1992.
STEPHEN, A. Ross, Institutional markets, financial marketing, and financial innovation. Journal of Finance, 1929.
VAUGHAN, Emmett J. Risk Management. New York. John wiley & Sins Inc., 1997
VINCE, Ralph. Cálculo e análise de riscos no mercado financeiro. São Paulo. Makron Books, 1999.
WUNNICKE, Diane B., WILSON, David R. e Wunnicke Brooke. Corporate Financial Risk Management: practical techniques of financial engineering. New York. John wiley & Sins Inc., 1992.
Responsabilidade Socioambiental das Empresas ASHLEY, P.A. Ética e Responsabilidade Social Nos Negócios. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
BARBIERI, J.C.; CAJAZEIRA, J.E.R. Responsabilidade Social Empresarial e Empresa Sustentável. São Paulo: Saraiva, 2009.
KARKOTLI, G. Responsabilidade social: Uma Contribuição À Gestão Transformadora das Organizações. Petrópolis: Vozes, 2006.
TENÓRIO, F.G. Responsabilidade social empresarial. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2001.
Gestão da Marca AAKER, D. A. Criando e administrando marcas de sucesso. São Paulo: Futura, 1996.
AAKER, D. A.; JOACHIMSTHALER, E. Como construir marcas líderes. São Paulo: Futura. 2001.
Gestão da Inovação na Empresa ARRUDA, M.; VERMULM, R. HOLLANDA, S. Inovação tecnológica no Brasil: a industria em busca da competitividade global. São Paulo: Anpei, 2006.
TIDD, J.; BESSANE, J.; PAVITT, K. Gestão da Inovação. 3. ed. São Paulo: Bookman, 2002.
TIGRE, P. B. Gestão da Inovação: a economia da tecnologia no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
Gestão da Comunicação na Empresa LESLY, Philip. Os Fundamentos de Relações Públicas e da Comunicação. São Paulo: Pioneira, 1995.
LOPES, Marilena. Quem tem medo da notícia. São Paulo: Makron, 2000.
KUNSCH, Margarida M.K. Planejamento de Relações Públicas: na comunicação integrada. 1. ed. São Paulo: Summus, 2003.
PORTER, Michael E. Vantagem Competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1990.
YANAZE, Mitsuru H. “Gestão de Marketing e Comunicação- Avanços e Aplicações” São Paulo: Saraiva, 2007.
ZÜLZKE, Maria Lúcia. Abrindo a Empresa para o Consumidor. São Paulo: Qualitymark, 1991.

Carga Horária:

118 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 1500
 
Ministrantes: Alexandre Assaf Neto
Evaristo Marzabal Neves
Fabiano Guasti Lima
Felipe Mendes Borini
Fernando Curi Peres
Fernando Rossetti Ferreira
Francisco Clairton Araujo
Gilberto Tadeu Shinyashiki
Haroldo José Torres da Silva
Heliodoro Teixeira Bastos Filho
João Carlos Boyadjian
Marly Teresinha Pereira
Pedro Carvalho de Mello
Sirley Pereira de Almeida
Vânia Bueno Cury


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP