Atividade

91358 - Mindfulness para Universitários

Período da turma: 05/08/2019 a 04/12/2019

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Descrição: 15. Programa completo, com referência bibliográfica atualizada

Justificativa da disciplina: Este curso se insere dentro da aplicação de dois projetos de pesquisa sendo conduzidos a nível de Mestrado, onde os alunos participantes poderão se colocar na condição de voluntários para fazer parte das Intervenções Baseadas em Mindfulness. Nenhuma coleta de dados implicará nada além de questionários e um procedimento de auto aferição de susceptibilidade hipnótica. A possibilidade de proporcionar aos alunos essas intervenções já vem de uma história de ampla aceitação quando foi implementado inicialmente na UNIFESP por meio de um projeto de extensão intitulado “Projeto Ser”. O feedback dos alunos se mostrou positivo e os ganhos, visíveis. Também houve um interesse maior por parte da comunidade acadêmica para se envolver nas propostas e pesquisar melhor os fenômenos observados.
Mindfulness pode se referir tanto à uma habilidade metacognitiva inata, chamada de traço mindfulness, quanto às práticas meditativas. Elas apresentam uma origem budista, mas são utilizadas de maneira laica no contexto da medicina para promoção de saúde desde 1979. Diferentes protocolos foram criados baseados nos princípios e na definição de mindfulness e a literatura indica grandes benefícios da prática. Entre eles estão a melhora da regulação atencional, não julgamento dos sentimentos, aceitação, melhora da qualidade e quantidade de sono, relaxamento e diminuição dos níveis de estresse percebido. Os protocolos criados são chamados de Intervenções Baseadas em Mindfulness (MBI) e eles mantém, de maneira geral, os mesmos princípios, diferindo em aspectos pontuais e em algumas práticas.
A versão que está sendo utilizada neste projeto é uma variação do MBRP (Mindfulness Based Relapse Prevention), uma variante adotada por essa pesquisa, dadas as observações feitas em estudos prévios e efeitos positivos observados na população-alvo, mas ainda se mantendo fiel aos princípios do que ditam as diretrizes do que é uma MBI.
Todo grupo que deve ser conduzido durante este curso será facilitado por um profissional que recebeu formação em MBIs, e portanto, está qualificado para ministrar livremente as práticas.

Crane, R., Brewer, J., Feldman, C., Kabat-Zinn, J., Santorelli, S., Williams, J., & Kuyken, W. (2017). What defines mindfulness-based programs? The warp and the weft. Psychological Medicine, 47(6), 990-999. doi:10.1017/S0033291716003317

Chiesa, A. and Malinowski, P. (2011), Mindfulness‐based approaches: are they all the same?. J. Clin. Psychol., 67: 404-424. doi: 10.1002/jclp.20776

Shonin Edo, Van Gordon William, Griffiths Mark (2013). Mindfulness-based interventions: towards mindful clinical integration. Frontiers in Psychology, vol 4, 194. doi: 10.3389/fpsyg.2013.00194


PROTOCOLO SEMANAL

Semana 1

Prática de contemplação da uva-passa – introdução do conceito de Mindfulness contrastando com o “piloto automático”
Escaneamento corporal – direcionamento da atenção para as sensações corporais
Orientações para a prática diária em casa – práticas formais e introdução de práticas informais nas atividades diárias

Áudio enviado: escaneamento corporal

Semana 2

Aterrissagem – atenção para o estado atual do corpo e mente
Escaneamento corporal breve com automassagem
Andando na rua – prática para experimentar situações desafiadoras de forma diferente, observando a experiência e todas as sensações, pensamentos e emoções desencadeadas
Primeiro e segundo sofrimentos – identificação dos processos da mente que nos levam à elaboração dos sofrimentos diários
Prática da montanha – prática imagética de estabilização
Desafios – conscientização dos desafios das práticas meditativas enfrentados por todos os praticantes

Áudio enviado: prática da montanha

Semana 3

Aterrissagem – atenção para o estado atual do corpo e mente
Audição – voltar a atenção para os sons ao redor sem julgamento
Movimento – sequência de movimentos para percepção dos efeitos dos mesmos nas sensações e emoções presentes
Respiração – ancoragem da atenção em um elemento que está sempre presente
PARAR – Acrônimo para a ampulheta de atenção que envolve as etapas de parar as ações, atentar para as sensações, emoções e pensamentos presentes, respirar, ampliar novamente a atenção para o corpo e então responder de um local mais centrado

Áudios enviados: Sentada breve e PARAR

Semana 4

Aterrissagem – atenção para o estado atual do corpo e mente
Visão – voltar a atenção para os elementos visuais presentes
Audição, respiração, sensação e pensamento – alternar a atenção entre os diferentes estímulos e perceber como a mente se comporta nesse processo
PARAR em situação desafiadora – utilizar a técnica da ampulheta imaginando uma situação que poderia requerê-la
Falso Refúgio – identificação das reais necessidades ante uma reação e quais os objetivos alcançados após a reatividade
Caminhada de olhos abertos – direcionar a atenção para os movimentos do corpo ao caminhar

Áudio enviado: Meditação sentada

Semana 5

Aterrissagem – atenção para o estado atual do corpo e mente
Audição, respiração, sensação, pensamento e emoção - alternar a atenção entre os diferentes estímulos e perceber como a mente se comporta nesse processo
Poema - A casa de hóspedes
PARAR em pares – utilizar a técnica do PARAR diante da situação desafiadora que um integrante contou ao outro
Prática do movimento em duplas

Áudio enviado: Movimentos

Semana 6

Aterrissagem – atenção para ao estado atual do corpo e mente
Pensamento – levantar a mão ao perceber o surgimento de pensamentos
Oi, obrigado e tchau – prática em trios para desvinculação do pensamento e observação da fluidez dos pensamentos
Cadeia da reatividade – observar situações que costumam levar a um comportamento do qual o indivíduo se arrepende
PARAR - percepção dos momentos de controle para evitar o desenrolar das situações observadas anteriormente e prática

Áudio enviado: nenhum

Semana 7

Bondade amorosa – prática que permite observar os efeitos no seu corpo de desejar o bem a outros
Atividades diárias e funil da exaustão – atividade para avaliação da rotina e percepção dos fatores que nos levam à exaustão
PARAR – treinamento da prática para situações como as anteriores

Áudio enviado: Bondade amorosa

Semana 8

Escaneamento corporal
Poema - Paradoxo
O que é importante para você? – reflexão em pares
Carta para você mesmo
Meditação conclusiva

Carga Horária:

100 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 90
 
Ministrantes: Giovana Gonçalves Gallo
Maria Lúcia Favarato
Vitor Villar Scattone
Wellington Zangari


 
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