90917 - A CULINÁRIA COMO FERRAMENTA PARA PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA E SAUDÁVEL |
Período da turma: | 10/02/2020 a 14/02/2020
|
||||
|
|||||
Descrição: | Dia 1 - 10/02/20
Carga horária: 6h Tipo de atividade: Aula expositiva e dialogada, MAA e Visita na Cozinha Didática Objetivo: Ao final da aula os alunos deverão estar aptos a identificar os processos de mudança alimentar e seus fatores determinantes, conhecer o conceito de culinária para PAAS e as interfaces com as políticas públicas, além de discutir as competências do profissional de saúde na PAAS. Conteúdo: A culinária para promoção da alimentação adequada e saudável (PAAS) no contexto das políticas públicas brasileiras (PNAN, Guia Alimentar para a População Brasileira, LOSAN, Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional). O papel do profissional de saúde na efetivação da culinária para PAAS. Conhecimentos e ferramentas necessárias para atuação do profissional da saúde na prática culinária. Identificação das barreiras e dos facilitadores para uma PAAS - O papel das habilidades culinárias. Visita à cozinha didática. Responsáveis: Dra. Betzabeth Slater / Dra. Barbara Lourenço / Dra. Carla Martins / Aline Rissatto / Márcia Souza Dia 2 - 11/02/20 Carga horária: 6h Tipo de atividade: PBL e Visita ao mercado do bairro Objetivo: Ao final da aula os alunos deverão identificar e reconhecer as barreiras e os facilitadores para uma PAAS - O papel das habilidades culinárias nos processos de seleção e compra de alimentos nos distintos locais de abastecimento. Conteúdo. Identificando as barreiras e os facilitadores para uma PAAS: Escolha e compra dos alimentos. Identificação das barreiras e dos facilitadores para uma PAAS - O papel das habilidades culinárias. Responsáveis: Dra. Betzabeth Slater / Dra. Barbara Lourenço / Aline Rissatto Dia 3 - 12/02/20 Carga horária: 6h Tipo de atividade: Teórico – Prática (atividade na Cozinha Didática) Objetivo: Ao final da aula os alunos deverão colocar em prática os conteúdos de seleção e compra de alimentos, tipos de cortes e adequá-los às diferentes formas de preparações. Conhecer a forma de preparação de fundos, caldos e molhos. Conteúdo: Princípios básicos da culinária. Atividades preliminares do preparo dos alimentos, aplicando nossas habilidades culinárias. Responsáveis: Dra. Betzabeth Slater Dia 4 - 13/02/20 Carga horária: 6h Tipo de atividade: Teórico – Prática (atividade na Cozinha Didática) Objetivo: Ao final da aula os alunos deverão realizar preparações utilizando os diferentes métodos de cozimento e transmissão de calor. Conteúdo: Preparo, combinação e apresentação dos alimentos na forma de preparações culinárias respeitando a cultura local e regional. Responsáveis: Dra. Betzabeth Slater Dia 5 - 14/02/20 Carga horária: 6h Tipo de atividade: Teórico – Prática (atividade na Cozinha Didática) Objetivo: Atividade Avaliativa Conteúdo: Improvisação culinária Responsáveis: Responsáveis: Dra. Betzabeth Slater / Dra. Barbara Lourenço / Dra. Carla Martins / Aline Rissatto / Márcia Souza BIBLIOGRAFIA: 1. Emenda Constitucional no 64 [Internet]. [citado 12 de janeiro de 2018]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc64.htm 2. PNAN - Política Nacional de Alimentação e Nutrição. [Internet]. [citado 12 de janeiro de 2018]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_alimentacao_nutricao.pdf 3. LOSAN - Lei de Segurança Alimentar e Nutricional. [Internet]. [citado 12 de janeiro de 2018]. Disponível em: http://www4.planalto.gov.br/consea/conferencia/documentos/lei-de-seguranca-alimentar-e-nutricional 4. Marco de Educação Alimentar e Nutricional. [Internet]. [citado 12 de janeiro de 2018]. Disponível em: https://www.ideiasnamesa.unb.br/files/marco_EAN_visualizacao.pdf 5. BEGLEY, A.; GALLEGOS, D. What's cooking for dietetics? A review of the literature. Nutrition & Dietetics, v. 67, n. 1, p. 26-30, 2010. 6. BEGLEY, A.; GALLEGOS, D. Should cooking be a dietetic competency?. Nutrition & Dietetics, v. 67, p. 41-46, 2010. 7. BRASIL. Ministério da Saúde. Guia Alimentar para a População Brasileira. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. 8. DANIELS, S. et al. More than preparing a meal? Concerning the meanings of home cooking. Appetite, v. 58, n. 3, p. 1050-1056, 2012. 9. DIEZ-GARCIA, R.W.; CARTRO, I. R. A culinária como objeto de estudo e de intervenção no campo da Alimentação e Nutrição. Ciência e Saúde Coletiva, v. 16, n. 1, p. 91-98, 2011. 10. FLAGG, L. A. et al. The influence of gender, age, education and household size on meal preparation and food shopping responsibilities. Public Health Nutr, v. 17, n. 9, p. 2061-2070, 2013. 11. GOUVEA et al (2016) Educação, Gestão e Sociedade: revista da Faculdade Eça de Queirós, ISSN 2179-9636, Ano 6, número 22, junho de 2016. www.faceq.edu.br/regs 12. HARTMANN, C.; DOHLE, S.; SIEGRIST, M. Importance of cooking skills for balanced food choices. Appetite, v. 65, p. 125-131, 2013. 13. HORNING, M. L. et al. Reasons Parents Buy Prepackaged, Processed Meals: It Is More Complicated Than "I Don't Have Time". J Nutr Educ Behav, v. 49, n. 1, p. 60-66, 2017. 14. LANG, T.; CARAHER, M. Is there a culinary skills transition? Data and debate from the UK about changes in cooking culture. Journal of the HEIA, v. 8, n. 2, p. 2-14, 2001. 15. LAVELLE, F. et al. Barriers and facilitators to cooking from 'scratch' using basic or raw ingredients: A qualitative interview study. Appetite, v. 107, p. 383-391, 2016. 16. LAVELLE, F. et al. Learning cooking skills at different ages: a cross-sectional study. Int J Behav Nutr Phys Act, v. 13, n. 119, 2016. 17. MILLS, S. et al. Health and social determinants and outcomes of home cooking: A systematic review of observational studies. Appetite, v. 111, p. 116-134, 2017. 18. SHORT, F. Kitchen Secrets: the meaning of cooking in everyday life. Oxford: Berg, 2006. 19. TRUBEK, A. B. et al. Empowered to cook: The crucial role of ‘food agency’ in making meals. Appetite, v. 116, p. 297-305, 2017. 20. BARHAM, P.A. Ciência da Culinária. São Paulo: Rocca, 2002. 21. HAMLYN, P. Larousse Gastronomique - The World’s Greatest. Cookery Encyclopedia, USA, 1988. 22. MORAES, M.A.C. Métodos para avaliação sensorial de alimentos. Campinas: UNICAMP, 1993. 23. PETERSON J. O Essencial da Cozinha. Nova Iorque, 1999. 24. WOLKE, R.L. O que Einstein disse a seu cozinheiro – A ciência na cozinha. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003. 25. THIS HERVE. Um cientista na Cozinha. São Paulo: Editora Atica, 1999. 26. ARAUJO W.; MONTEBELLO N.P., BOTELHO R.B.A.; et al. Alquimia dos Alimentos. Brasília: Editora Senac, 2007. 27. KÖVESI B.; SIFFERT C.; CREMA C.; et al. 400 Técnicas de Cozinha. São Paulo: Companhia editora nacional, 2008. 28. TROTTER, C.; HALL, L.; WAREING M.; et al. Facas e Cortes: Técnicas para cortar, trinchar, picar e filetar legumes, peixes, carnes e frutas. São Paulo; Publifolha, 2009. 29. ALLISON, M.W. 150 Técnicas para dominar a arte culinária. São Paulo: Marco Zero, 2011. 30. SEBESS, M. Técnicas de cozinha profissional. 2 ed. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2008. 31. McGEE HAROLD Comida e Cozinha: Ciencia e Cultura Culinaria, sao Paulo: wmfmartinfontes, Sao Paulo 2014. |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 20 | ||||
Ministrantes: |
Bárbara Hatzlhoffer Lourenço Betzabeth Slater Villar Carla Adriano Martins |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |