Atividade

90917 - A CULINÁRIA COMO FERRAMENTA PARA PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA E SAUDÁVEL

Período da turma: 10/02/2020 a 14/02/2020

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Descrição: Dia 1 - 10/02/20
Carga horária: 6h
Tipo de atividade: Aula expositiva e dialogada, MAA e Visita na Cozinha Didática
Objetivo: Ao final da aula os alunos deverão estar aptos a identificar os processos de mudança alimentar e seus fatores determinantes, conhecer o conceito de culinária para PAAS e as interfaces com as políticas públicas, além de discutir as competências do profissional de saúde na PAAS.
Conteúdo: A culinária para promoção da alimentação adequada e saudável (PAAS) no contexto das políticas públicas brasileiras (PNAN, Guia Alimentar para a População Brasileira, LOSAN, Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional). O papel do profissional de saúde na efetivação da culinária para PAAS. Conhecimentos e ferramentas necessárias para atuação do profissional da saúde na prática culinária. Identificação das barreiras e dos facilitadores para uma PAAS - O papel das habilidades culinárias. Visita à cozinha didática.
Responsáveis: Dra. Betzabeth Slater / Dra. Barbara Lourenço / Dra. Carla Martins / Aline Rissatto / Márcia Souza

Dia 2 - 11/02/20
Carga horária: 6h
Tipo de atividade: PBL e Visita ao mercado do bairro
Objetivo: Ao final da aula os alunos deverão identificar e reconhecer as barreiras e os facilitadores para uma PAAS - O papel das habilidades culinárias nos processos de seleção e compra de alimentos nos distintos locais de abastecimento.
Conteúdo. Identificando as barreiras e os facilitadores para uma PAAS: Escolha e compra dos alimentos. Identificação das barreiras e dos facilitadores para uma PAAS - O papel das habilidades culinárias.
Responsáveis: Dra. Betzabeth Slater / Dra. Barbara Lourenço / Aline Rissatto

Dia 3 - 12/02/20
Carga horária: 6h
Tipo de atividade: Teórico – Prática (atividade na Cozinha Didática)
Objetivo: Ao final da aula os alunos deverão colocar em prática os conteúdos de seleção e compra de alimentos, tipos de cortes e adequá-los às diferentes formas de preparações. Conhecer a forma de preparação de fundos, caldos e molhos.
Conteúdo: Princípios básicos da culinária. Atividades preliminares do preparo dos alimentos, aplicando nossas habilidades culinárias.
Responsáveis: Dra. Betzabeth Slater

Dia 4 - 13/02/20
Carga horária: 6h
Tipo de atividade: Teórico – Prática (atividade na Cozinha Didática)
Objetivo: Ao final da aula os alunos deverão realizar preparações utilizando os diferentes métodos de cozimento e transmissão de calor.
Conteúdo: Preparo, combinação e apresentação dos alimentos na forma de preparações culinárias respeitando a cultura local e regional.
Responsáveis: Dra. Betzabeth Slater

Dia 5 - 14/02/20
Carga horária: 6h
Tipo de atividade: Teórico – Prática (atividade na Cozinha Didática)
Objetivo: Atividade Avaliativa
Conteúdo: Improvisação culinária
Responsáveis: Responsáveis: Dra. Betzabeth Slater / Dra. Barbara Lourenço / Dra. Carla Martins / Aline Rissatto / Márcia Souza

BIBLIOGRAFIA:
1. Emenda Constitucional no 64 [Internet]. [citado 12 de janeiro de 2018]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc64.htm
2. PNAN - Política Nacional de Alimentação e Nutrição. [Internet]. [citado 12 de janeiro de 2018]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_alimentacao_nutricao.pdf
3. LOSAN - Lei de Segurança Alimentar e Nutricional. [Internet]. [citado 12 de janeiro de 2018]. Disponível em: http://www4.planalto.gov.br/consea/conferencia/documentos/lei-de-seguranca-alimentar-e-nutricional
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23. PETERSON J. O Essencial da Cozinha. Nova Iorque, 1999.
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26. ARAUJO W.; MONTEBELLO N.P., BOTELHO R.B.A.; et al. Alquimia dos Alimentos. Brasília: Editora Senac, 2007.
27. KÖVESI B.; SIFFERT C.; CREMA C.; et al. 400 Técnicas de Cozinha. São Paulo: Companhia editora nacional, 2008.
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29. ALLISON, M.W. 150 Técnicas para dominar a arte culinária. São Paulo: Marco Zero, 2011.
30. SEBESS, M. Técnicas de cozinha profissional. 2 ed. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2008.
31. McGEE HAROLD Comida e Cozinha: Ciencia e Cultura Culinaria, sao Paulo: wmfmartinfontes, Sao Paulo 2014.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 20
 
Ministrantes: Bárbara Hatzlhoffer Lourenço
Betzabeth Slater Villar
Carla Adriano Martins


 
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