Atividade

90845 - Interrelação Dentística/Periodontia.

Período da turma: 28/01/2021 a 11/02/2021

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: OBJETIVOS:
1- Desenvolver nos alunos senso crítico e clínico para avaliar as condições periodontais.
2- Capacitação para a realização de pequenos procedimentos periodontais básicos de interesse clínico imediato na Dentística Restauradora.
3- Capacitar os alunos para realizar um adequado plano de tratamento.

JUSTIFICATIVA:
A avaliação periodontal é de fundamental importância para um tratamento restaurador, sinalizando a excelência dos procedimentos restauradores.

PROGRAMA:
1- Diagnóstico da doença periodontal
- Biofilme
- Avaliação do espaço biológico
- Plano de tratamento
2- Procedimentos periodontais cirúrgicos básicos
- Gengivectomia - Aumento de coroa clínica
- Gengivoplastia
3- Aspectos microbiológicos e Imunológicos na periodontia.
4- Recursos de prevenção e controle para a saúde periodontal.
ESTRATÉGIAS:
1- Aulas expositivas usando recursos didáticos diversos e atuais.
2- Estudo dirigido

BIBLIOGRAFIA:
Duarte CA; castro MVM. Cirurgia Periodontal - Ed. Santos - Ed. 1ª/2015 - 592p
Carranza NTK - Periodontia Clínica - Ed. Elsevier - Ed. 12ª/2016 - 880p
SPOLIDORIO, D M, PALOMARIM CD, Microbiologia e Imunologia Geral e Odontológica Vol1 - Série Abeno 1ed. Editora Artes Médicas – 2013 – 144p.
ROMANELLI H. 1001 Dicas em Periodontia - Editora Quintessencia.Ed: 1ª/2015 – 3523p
OPPERMANN RV, RÖSING CK, WEIDLICH P, FIORINI T. Periodontia para todos – da prevenção ao implante Editora NAPOLEÃO Ed. 1ª / 2013 – 376p.
SILVA EB, GRISI DC. Periodontia no contexto interdisciplinar - integrando as melhores práticas – vol. 1, 1ed. Editora Napoleão – 2015 – 367p.
SILVA EB, GRISI DC. Periodontia no contexto interdisciplinar - integrando as melhores práticas – vol. 2, 1ed. Editora Napoleão – 2015 – 279p.

Carga Horária:

18 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 12
 
Ministrantes: Cesario Antonio Duarte


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP