90823 - Cursos de Inverno da FFLCH - Práticas historiográficas contemporâneas: História Pública, História Oral e Memória |
Período da turma: | 22/07/2019 a 25/07/2019
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Descrição: | JUSTIFICATIVA:
Diante da significativa expressão que novas fontes e a ampliação de agentes no fazer historiográfico assumem na sociedade contemporânea, apresenta-se uma preocupação com a produção e o tratamento desses registros. O curso visa a apresentar as especificidades da produção de projetos, acadêmicos ou não, os procedimentos de preservação, de acessibilidade e de difusão desses registros em diferentes instituições e para a sociedade no geral. O curso pretende apresentar um balanço historiográfico dos temas propostos, conceitos fundamentais e técnicas relacionadas à produção de projetos que objetivam o registro, a análise e a difusão de memórias de acontecimentos significativos, indivíduos, grupos e comunidades, abrindo espaço para discutir metodologias contemporâneas ainda lacunares no currículo. PÚBLICO ALVO: Alunos de graduação, pós-graduação e interessados pelo tema de um modo geral. OBJETIVOS: - Introdução ao aparato teórico e aos métodos analíticos da História Pública e da História Oral como meios de produção e análise de fontes; - Promover o contato introdutório do grupo com o fazer historiográfico, oferecendo-lhe mecanismos básicos para sua atuação dentro e fora do ambiente acadêmico; - Compreensão e capacidade analítica dos eixos temáticos propostos e diálogo interdisciplinar; - Estabelecer o diálogo entre diferentes temas e públicos, pensando como os estudos sobre Memória, História Pública e História Oral podem atuar na produção e difusão do conhecimento. CONTEÚDO GERAL: 1. História e Memória 2. História do Tempo Presente 3. História Pública 4. História Oral CONTEÚDO ESPECÍFICO: Aula 01 – Apresentação do curso/Os estudos de memória: uma introdução ao tema Aula 02 – História, tempo presente e a necessidade do diálogo interdisciplinar Aula 03 – História Pública – Do que falamos? Para quem falamos? Aula 04 – História Oral – Da oralidade para a escrita, do projeto a devolutiva MÉTODOS UTILIZADOS: 1. Aulas expositivas de apresentação e síntese dos temas proposto no curso 2. Leituras orientadas e discussões de textos 3. Oficinas ATIVIDADES DISCENTES: Leituras programadas e discussões de textos teóricos e de aplicação prática do método abordado em cada aula CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: 1. Assiduidade às aulas, interesse e participação nas atividades em sala 2. Frequência mínima obrigatória de 75% BIBLIOGRAFIA: ALBERT, Bruce e KOPENAVA, David. A queda do céu. Palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. ALBERTI, Verena. Manual de História Oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2013. ALEKSIÉVITCH, Svetlana. Vozes de Tchernóbil. São Paulo: Companhia das Letras, 2016. ALMEIDA, Juniele R.; ROVAI, Marta G. O. (org.) Introdução à história pública. São Paulo: Letra e Voz, 2011. AMADO, Janaína e FERREIRA, Marieta de Moraes. Usos & abusos da história oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. ATAÍDE, Yara Dulce Bandeira de. Decifra-me ou devoro-te: história oral de vida dos meninos de rua de Salvador. São Paulo: Loyola, 1995. BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994. BOSI, Ecléa. O tempo vivo da memória: Ensaios de Psicologia Social. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003. BURKE, Peter (org.). A escrita da história: novas perspectivas. SP: Editora Unesp, 2011. BURKE, Peter. História e Teoria Social. São Paulo: Editora Unesp, 2012. CANDAU, Joel. Memória e Identidade. São Paulo: Contexto, 2014. CARDOSO, Ciro Flamarion. Um historiador fala de teoria e metodologia. Bauru: Edusc, 2005. CARDOSO, Ciro Cardoso & BRIGNOLI, Héctor Pérez. Os Métodos da História. Rio de Janeiro: Ed. Graal, 1983. CARDOSO, Ciro Flamarion & VAINFAS, Ronaldo (org.). Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997. CERTEAU, Michel de. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982. CHARTIER, Roger. A história ou a leitura do tempo. Trad. Cristina Antunes. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. CHARTIER, Roger (org.). Práticas de leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1996. DELGADO, Lucília de Almeida Neves. História oral: memória, tempo, identidades. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. DOSSE, François. A história à prova do tempo: da história em migalhas ao resgate do sentido. Trad. Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Editora UNESP, 2001. DOSSE, François. A história em migalhas: dos Annales à Nova História. Bauru: EDUSC, 2003. EVANGELISTA, Marcela Boni. Padecer no paraíso? Experiência de mães de jovens em conflito com a lei. Salvador: Editora Pontocom, 2015. EVARISTO, Conceição. Becos da Memória. Rio de Janeiro: Pallas, 2017. FERREIRA, Marieta de Moraes. Aprendendo história: reflexão e ensino. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2013. GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Editora 34, 2009. GARRIDO, H. B. 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Depois da Utopia: A história oral em seu tempo. São Paulo: Letra e Voz/ Fapesp, 2013. MAUAD, A. M.; ALMEIDA, J. R.; SANTHIAGO, R. (org.) História pública no Brasil: Sentidos e itinerários. São Paulo: Letra e Voz, 2016. MEIHY, José Carlos Sebe Bom e HOLANDA, Fabíola. Augusto e Lea: um caso de (des)amor em tempos modernos. São Paulo: Contexto, 2006. MEIHY, José Carlos Sebe Bom e HOLANDA, Fabíola. História oral: como fazer, como pensar. São Paulo: Contexto, 2015. MEIHY, José Carlos Sebe Bom e RIBEIRO, Suzana L. Salgado. Guia prático de história oral: para empresas, universidades, comunidades e famílias. São Paulo: Contexto, 2011. MENEZES, Ulpiano T. Bezerra de Menezes. “A crise da memória , história e documento: reflexões para um tempo de transformações”, IN: SILVA, Zélia L. (org.), Arquivos, Patrimônio e Memória; trajetórias e perspectives. São Paulo: Ed. UNESP, 1999. MICHEL, J. Podemos falar de uma política de esquecimento? Revista Memória em Rede, Pelotas, v. 2, n.3, 2010, p. 14-26. 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Carga Horária: |
12 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 45 | ||||
Ministrantes: |
Marilia Belmonte Magalhães da Silva |
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