90803 - Análise de conteúdo com suporte do software Nvivo12 |
Período da turma: | 03/02/2020 a 06/02/2020
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Descrição: | Dia I - manhã
Eixo teórico-metodológico em pesquisa qualitativa • Estabelecer apreciação inicial sobre pesquisa qualitativa: diferenciação entre o paradigma estruturalista e o compreensivo. • Compreender a característica da pesquisa qualitativa: sua abordagem teórico-metodológica. A pergunta de pesquisa, tema, problema (objeto social), pressupostos, hipótese implícita e contribuições a partir da pesquisa qualitativa (o que, o porquê e com qual finalidade). • Definições sobre a pulação de estudo, amostragens, critérios de seleção de participantes, contextualização do campo, tempo e condições para a qualidade da investigação (quem, quando, onde e como). Dia I - Tarde A técnica de análise de conteúdo (AC). • Proposição estrutural da análise de conteúdo lexical e a contribuição de análise temático-categorial para as abordagens compreensivas. • Teoria, conceitos e noções – categorias teóricas e empíricas. • A técnica de análise de conteúdo temático-categorial (Bardin, 2011): regras e fases de • Criação e organização das unidades temáticas, subcategorias, categorias e campos de discussão. • Exercício prático de leitura flutuante e elaboração de categorias temáticas a partir de um material oferecido no curso: material transcrito a partir de duas categorias profissionais – elaboração de categorias intragrupo e intergrupo. Relação das temáticas com os dados sociodemográficos do grupo em estudo. Dia II Manhã Contribuições da AC na produção de dados por diferentes técnicas e instrumentos de pesquisa. • Produção de dados a partir da técnica de análise de conteúdo: questionário, entrevistas, diário de campo, grupo focal e roda de conversa. • Discussão sobre as categorias elaboradas no exercício em grupo: tipo de dados produzidos – categorias ETIC e EMIC (Pais, 2002). Análise de consensos e diversidade discursiva, levando-se em consideração o contexto social de produção: frequência e contexto de aparecimento das categorias; contextualizações das características intra/intergrupais; homogeneidade e heterogeneidade; consensos e dissensos; estranhamentos ao constituído; comportamentos expressos, o dito, o não dito e o interditado; situações no campo e o ambiente estudado. Dia II Tarde A contribuição de diferentes autores para a elaboração de temáticas, sua análise e intepretação de dados. • Gomes e Minayo (2008) – análise descritiva-inferencial-interpretativa: situar a lógica interna dos fatos, relatos e observações no contexto dos atores. • Franco (2008) – análise lógico-semântica: fases para a análise e intepretação de dados e os níveis da mensagem. • Guerra (2008) – análise conceitual-epistemológica – abordagem compreensiva para a formulação quadros sinópticos e análises tipológicas; • Bauer (2013) e Creswell (2014) – análise de conteúdo para dados provenientes de documentos e sites. • Discussões para além do descritivo e a geração de conclusões contributivas para o campo de estudo. Dia III Manhã Rastreamento de dados e análise de conteúdo para a revisão de literatura. • Instalação do software e explanações sobre os alcances e os limites do Nvivo12 para pesquisas qualitativas. • Revisão de literatura com emprego do NVivo12 a partir da literatura técnica e científica. • Codificação de texto; consultas pelo léxico, auto codificação de textos com sugestões (pistas) de categorias geradas pelo software com posicionamentos atitudinais (de muito negativo a muito positivo). Dia III - Tarde Trabalhando com as diferentes fontes de dados. • Adicionar diferentes fontes de dados: documentos em word, artigos em pdf, planilhas de pesquisa, páginas da web e rede social. • Construção da matriz de nós temáticos a partir da análise de conteúdo lexical e temático-categorial. Dia IV - Manhã Exploração dos dados. • Exploração dos dados - Árvore e nuvem de palavras, gráficos, cluster multinível, mapas conceituais e de projeto. • Classificação de casos e cruzamento de dados sociodemográficos e de temáticas. • Confecção de matrizes estruturais. • Exportação de matrizes e dados. • Emissão de relatórios. Dia IV - Tarde Exploração dos dados. • Explorar dados a partir do Youtube e de redes sociais. • Importar dados a partir do Mendeley. • Como os dados produzidos com o Nvivo12 podem conversar com outros softwares. Exemplo de um estudo misto com o uso de três softwares. Nota: Baixar e instalar o software NVivo12 (Windows), versão Trial. https://www.qsrinternational.com/nvivo/home, O curso será ministrado apenas para a versão Windows. O usuário terá 14 dias para teste. Referenciais e tutoriais serão disponibilizados aos participantes por pendrive. Referências 1. Bardin L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011. 2. Barros, JA. Os conceitos: seus usos nas ciências humanas. Petrópolis: Vozes, 2016. 3. Bauer, Martin W. Análise de conteúdo clássica: uma revisão. In: In: Bauer, Martin W; Gaskell George. Pesqusia qualitative com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2015. 4. Bauer, Martin W; Aarts, B. A construção do corpus: um princípio para a coleta de dados qualitativos. In: Bauer, Martin W; Gaskell George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2015. 5. Chaer, G.; Diniz, RRP.; Ribeiro, EA. A técnica do questionário na pesquisa educacional. Evidência, Araxá, v. 7, n. 7, p. 251-266, 2011. 6. Creswell, JW. Investigação qualitativa & projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3.ed. Porto Alegre: Penso, 2014. 7. Denzin N., Lincoln Y. (Org.). Handbook of qualitative research. Califórnia: Sage, 1994. 8. Duarte T. A possibilidade da investigação a 3: reflexões sobre triangulação (metodológica). CIES e-working papers, n. 60, 2009. ISSN 1647-0893. 9. Flick, U. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre, Artmed, 2009. 10. Fontanella BJB, Ricas J, T ER. Amostragem por saturação em pesquisas qualitativas em saúde: contribuições teóricas. 11. Franco MLPB. Análise de Conteúdo. Brasília: LiberLivro, 2008. 12. Gomes, Romeu. Análise e interpretação de dados de pesquisa qualitativa. In: Minayo MCS (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 32.ed. Petrópolis: Vozes, 2012. 13. Goldemberg, M. A arte de pesquisar. Como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 14. Guba, EG; Lincoln, Y.S. (1994) Competing paradigms in qualitative research. In 15. Guerra IC. Pesquisa qualitativa e análise de conteúdo. Cascais: Principia, 2008. 16. Jodelet, Denise. As representações sociais: um domínio em expansão. In: Jodelet, Denise (Org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001. 17. Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12 ed. São Paulo: HUCITEC, 2010. 18. Minayo, MCS; Sanches, O. Quantitative and Qualitative Methods: Opposition or Complementarity? Cad. Saúde Públ., Rio de Janeiro, 9 (3): 239-262, jul/sep, 1993. 19. Pais, JM. Sociologia da vida cotidiana: teorias, método e estudo. Lisboa: ICS, 2002. 20. Vieira, S. Como elaborar questionários. São Paulo: Atlas, 2009. 21. Victora, CG; Knauth, DR; Hassen, MNA. A Construção do objeto de pesquisa. In: Victora, CG; Knauth, DR; Hassen, MNA (Org.). Pesquisa qualitativa em saúde: uma introdução ao tema. Porto Alegre: Tomo editorial, 2000. |
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Carga Horária: |
28 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 50 | ||||
Ministrantes: |
Ivan Franca Junior Vicente Sarubbi Junior |
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