Atividade

90803 - Análise de conteúdo com suporte do software Nvivo12

Período da turma: 03/02/2020 a 06/02/2020

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Descrição: Dia I - manhã

Eixo teórico-metodológico em pesquisa qualitativa
• Estabelecer apreciação inicial sobre pesquisa qualitativa: diferenciação entre o paradigma estruturalista e o compreensivo.
• Compreender a característica da pesquisa qualitativa: sua abordagem teórico-metodológica. A pergunta de pesquisa, tema, problema (objeto social), pressupostos, hipótese implícita e contribuições a partir da pesquisa qualitativa (o que, o porquê e com qual finalidade).
• Definições sobre a pulação de estudo, amostragens, critérios de seleção de participantes, contextualização do campo, tempo e condições para a qualidade da investigação (quem, quando, onde e como).

Dia I - Tarde

A técnica de análise de conteúdo (AC).
• Proposição estrutural da análise de conteúdo lexical e a contribuição de análise temático-categorial para as abordagens compreensivas.
• Teoria, conceitos e noções – categorias teóricas e empíricas.
• A técnica de análise de conteúdo temático-categorial (Bardin, 2011): regras e fases de
• Criação e organização das unidades temáticas, subcategorias, categorias e campos de discussão.
• Exercício prático de leitura flutuante e elaboração de categorias temáticas a partir de um material oferecido no curso: material transcrito a partir de duas categorias profissionais – elaboração de categorias intragrupo e intergrupo. Relação das temáticas com os dados sociodemográficos do grupo em estudo.

Dia II

Manhã

Contribuições da AC na produção de dados por diferentes técnicas e instrumentos de pesquisa.
• Produção de dados a partir da técnica de análise de conteúdo: questionário, entrevistas, diário de campo, grupo focal e roda de conversa.
• Discussão sobre as categorias elaboradas no exercício em grupo: tipo de dados produzidos – categorias ETIC e EMIC (Pais, 2002).
Análise de consensos e diversidade discursiva, levando-se em consideração o contexto social de produção: frequência e contexto de aparecimento das categorias; contextualizações das características intra/intergrupais; homogeneidade e heterogeneidade; consensos e dissensos; estranhamentos ao constituído; comportamentos expressos, o dito, o não dito e o interditado; situações no campo e o ambiente estudado.

Dia II Tarde

A contribuição de diferentes autores para a elaboração de temáticas, sua análise e intepretação de dados.
• Gomes e Minayo (2008) – análise descritiva-inferencial-interpretativa: situar a lógica interna dos fatos, relatos e observações no contexto dos atores.
• Franco (2008) – análise lógico-semântica: fases para a análise e intepretação de dados e os níveis da mensagem.
• Guerra (2008) – análise conceitual-epistemológica – abordagem compreensiva para a formulação quadros sinópticos e análises tipológicas;
• Bauer (2013) e Creswell (2014) – análise de conteúdo para dados provenientes de documentos e sites.
• Discussões para além do descritivo e a geração de conclusões contributivas para o campo de estudo.


Dia III Manhã

Rastreamento de dados e análise de conteúdo para a revisão de literatura.
• Instalação do software e explanações sobre os alcances e os limites do Nvivo12 para pesquisas qualitativas.
• Revisão de literatura com emprego do NVivo12 a partir da literatura técnica e científica.
• Codificação de texto; consultas pelo léxico, auto codificação de textos com sugestões (pistas) de categorias geradas pelo software com posicionamentos atitudinais (de muito negativo a muito positivo).

Dia III - Tarde

Trabalhando com as diferentes fontes de dados.
• Adicionar diferentes fontes de dados: documentos em word, artigos em pdf, planilhas de pesquisa, páginas da web e rede social.
• Construção da matriz de nós temáticos a partir da análise de conteúdo lexical e temático-categorial.

Dia IV - Manhã

Exploração dos dados.

• Exploração dos dados - Árvore e nuvem de palavras, gráficos, cluster multinível, mapas conceituais e de projeto.
• Classificação de casos e cruzamento de dados sociodemográficos e de temáticas.
• Confecção de matrizes estruturais.
• Exportação de matrizes e dados.
• Emissão de relatórios.

Dia IV - Tarde

Exploração dos dados.
• Explorar dados a partir do Youtube e de redes sociais.
• Importar dados a partir do Mendeley.
• Como os dados produzidos com o Nvivo12 podem conversar com outros softwares. Exemplo de um estudo misto com o uso de três softwares.

Nota: Baixar e instalar o software NVivo12 (Windows), versão Trial. https://www.qsrinternational.com/nvivo/home, O curso será ministrado apenas para a versão Windows. O usuário terá 14 dias para teste. Referenciais e tutoriais serão disponibilizados aos participantes por pendrive.

Referências

1. Bardin L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.
2. Barros, JA. Os conceitos: seus usos nas ciências humanas. Petrópolis: Vozes, 2016.
3. Bauer, Martin W. Análise de conteúdo clássica: uma revisão. In: In: Bauer, Martin W; Gaskell George. Pesqusia qualitative com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2015.
4. Bauer, Martin W; Aarts, B. A construção do corpus: um princípio para a coleta de dados qualitativos. In: Bauer, Martin W; Gaskell George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2015.
5. Chaer, G.; Diniz, RRP.; Ribeiro, EA. A técnica do questionário na pesquisa educacional. Evidência, Araxá, v. 7, n. 7, p. 251-266, 2011.
6. Creswell, JW. Investigação qualitativa & projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3.ed. Porto Alegre: Penso, 2014.
7. Denzin N., Lincoln Y. (Org.). Handbook of qualitative research. Califórnia: Sage, 1994.
8. Duarte T. A possibilidade da investigação a 3: reflexões sobre triangulação (metodológica). CIES e-working papers, n. 60, 2009. ISSN 1647-0893.
9. Flick, U. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre, Artmed, 2009.
10. Fontanella BJB, Ricas J, T ER. Amostragem por saturação em pesquisas qualitativas em saúde: contribuições teóricas.
11. Franco MLPB. Análise de Conteúdo. Brasília: LiberLivro, 2008.
12. Gomes, Romeu. Análise e interpretação de dados de pesquisa qualitativa. In: Minayo MCS (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 32.ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
13. Goldemberg, M. A arte de pesquisar. Como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais.
14. Guba, EG; Lincoln, Y.S. (1994) Competing paradigms in qualitative research. In
15. Guerra IC. Pesquisa qualitativa e análise de conteúdo. Cascais: Principia, 2008.
16. Jodelet, Denise. As representações sociais: um domínio em expansão. In: Jodelet, Denise (Org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001.
17. Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12 ed. São Paulo: HUCITEC, 2010.
18. Minayo, MCS; Sanches, O. Quantitative and Qualitative Methods: Opposition or Complementarity? Cad. Saúde Públ., Rio de Janeiro, 9 (3): 239-262, jul/sep, 1993.
19. Pais, JM. Sociologia da vida cotidiana: teorias, método e estudo. Lisboa: ICS, 2002.
20. Vieira, S. Como elaborar questionários. São Paulo: Atlas, 2009.
21. Victora, CG; Knauth, DR; Hassen, MNA. A Construção do objeto de pesquisa. In: Victora, CG; Knauth, DR; Hassen, MNA (Org.). Pesquisa qualitativa em saúde: uma introdução ao tema. Porto Alegre: Tomo editorial, 2000.

Carga Horária:

28 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Ivan Franca Junior
Vicente Sarubbi Junior


 
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