Atividade

90797 - Styling de Moda: da teoria à prática.

Período da turma: 22/07/2019 a 24/07/2019

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: 1. Introdução ao Styling:
- O que é o Styling?
- Qual a relevância do styling?
- Diferença entre stylist, produtor de Moda e diretor de arte/criação.
2. Campo de atuação:
- Setores do styling.
3. Processo do styling na fotografia de moda.
- Pesquisa temática
- Moodboard
- Estúdio/locação
- Casting
- Produção de moda
- Edição de moda
- Prova de roupa e fotos
- Sessão de fotos
- Devolução das peças.
4. Atividade 1 em grupo:
- Pensar temática e, a partir dela, definir as etapas do processo do styling. A utilização será por intermédio de
imagens virtuais e apresentação em powerpoint.
5. Apresentação dos grupos da Atividade 1
6. Setores do Styling
- Styling editorial
- Styling comercial
- Styling de produtos
- Styling pessoal.
7. Atividade 2:
- Diante da temática e processo do styling definido, os grupos iram pensar como realizar as três fotos, uma para
cada setor do styling, os quais serão: styling de produtos, comercial e editorial.
8. Realização da Atividade 2:
- O espaço da EACH será usado para realização da atividade.
9. Apresentação da Atividade 2.
- Apresentação final de cada grupo com processo de styling e fotos dos setores do styling.
REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO:
DINGEMANS, Jo. Mastering Fashion styling. London: Palgrave Macmillian, c1999.
ELMAN, Débora. A revista de moda vai para a rede: uma análise das reportagens no instagram das revistas
Elle e Estilo na São Paulo Fashion Week. Revista Dobras: associação brasileira de estudos e pesquisas em moda.
V.9, n° 9, p.137-145, 2016
FAÇANHA, Astrid. Projeto laboratorial em criação de imagem. Styling e criação de imagem de moda. São Paulo.
Editora SENAC São Paulo, 2012.
FAÇANHA, Astrid. Styling ao pé da letra: entrevista com Márcio Banfi. Styling e criação de imagem de moda.
São Paulo. Editora SENAC São Paulo, 2012.
FERRAZ, Marília Fanucchi. Pesquisa e criação de imagem de moda: uma abordagem metodológica. Styling e

criação de imagem de moda. São Paulo. Editora SENAC São Paulo, 2012.
FRANGE, Cristina. Styling: mapeando o território. Styling e criação de imagem de moda. São Paulo. Editora
SENAC São Paulo, 2012.
LAING, Morna. Between Images and Spectador: Reception Studies as Visual Methodology. Fashion Theory:
The journal of Dress, Body and Culture. v. 22, issue. 1, pp. 5-30, 2017.
MANESCHY, Orlando. Limites entre Imagens- A fotografia na moda e suas articulações entre Campos
distintos. Fashion Theory: A Revista da Moda, Corpo e Cultura. v. 1, n. 3, p. 115-121, 2002.
MARRA, Cláudio. Nas sombras de um sonho: histórias e linguagens da fotografia de moda. Tradução: Renato
Ambrósio. São Paulo. Ed: Senac São Paulo, 2008.
MCASSEY, Jacqueline; BUCKLEY, Clare. Styling de moda. Tradução: Mariana Bandarra. Porto Alegre: Bookman,
2013.
MESQUITA, Cristiane. Para além do design: styling e criação de imagens de moda. Styling e criação de imagem
de moda. São Paulo. Editora SENAC São Paulo, 2012.
RAINHO, Maria do Carmo Teixeira. Imagens encenadas? Atos performativos e construção de sujeitos nas
fotografias de moda. Estudos Iber-Americanos. Porto Alegre, v. 44, n. 1, p. 28-40, jan.-abr. 2018
ROSE, Gillian. Visual Methodologies. Second Edition. Sage Publications Ltd. California, 2007.
RUGGERONE, Lucia. A simulação (fictícia) do corpo: a produção de imagens da mulher na fotografia de
moda. Iara- Revista de Moda, Cultura e Artes- São Paulo- V.2 N.1 set/dez, 2009

Carga Horária:

16 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 34
 
Ministrantes: Antonio Takao Kanamaru
Bruno Sousa Furtado


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP