90772 - Preparatório para TOEFL iBT (internet-based test) |
Período da turma: | 14/08/2019 a 06/11/2019
|
||||
|
|||||
Descrição: | Título do Curso
Preparatório para TOEFL iBT (internet-based test) Apresentação do Curso O curso prepara o aluno para o exame TOEFL iBT - Test of English as a Foreign Language, internet-based test, em suas quatro seções (reading, listening, writing, speaking). O exame é requisito em vários processos seletivos para bolsas de estudo internacionais. Ministrante(s) Priscila Mayumi Hayama Público- alvo público USP em geral (alunos de graduação e pós-graduação, funcionários e docentes de outras unidades) Modalidade ( X ) Presencial ( ) Semi-presencial ( ) A distância Objetivos Gerais Desenvolver as habilidades e os conhecimentos exigidos no exame TOEFL-Test of English as a Foreign Language (compreensão e produção oral, compreensão e produção escrita), no formato iBT (internet-based test). Observação: Este curso não prepara para o exame TOEFL ITP (Programa Idiomas sem Fronteiras). Objetivos Específicos Familiarizar os alunos com as características do exame TOEFL iBT; desenvolver estratégias de gestão do tempo e habilidades acadêmicas e linguísticas relevantes ao exame; praticar os diversos tipos de questão das quatro seções do exame em simulados. Justificativa Considerando-se que o exame TOEFL iBT frequentemente faz parte dos requisitos para a candidatura a bolsas de estudo internacionais e considerando-se também as iniciativas de internacionalização da Universidade de São Paulo, o curso preparatório para o TOEFL pode facilitar o acesso de alunos, funcionários e docentes da universidade a vagas de estudo e pesquisa em instituições de ensino no exterior. Conteúdo Programático Características do TOEFL iBT: seções do exame, tipos de questões e gestão do tempo. Habilidades acadêmicas: anotações, paráfrase, resumo e síntese. Leitura: inferência de vocabulário, informações e propósitos; resumo e paráfrase; localização de informações explícitas e implícitas. Compreensão Oral: identificação de tópico principal e de detalhes; identificação do posicionamento do falante; compreensão da organização das ideias e das relações entre elas em conversas longas e palestras; previsão de tópico com base no início de conversas longas e palestras; inferências a partir do contexto. Produção oral: identificação de tópico e ideias principais; planejamento e organização da produção; aprimoramento da pronúncia; estratégias de uso do tempo. Redação: identificação de tópico e ideias principais; planejamento do texto; organização e produção de parágrafos de introdução, suporte e conclusão; revisão do texto. Metodologia Aulas expositivas, exercícios para prática com base em exames anteriores de TOEFL iBT, provas simuladas, estudo individual. Avaliação Realização de exercícios e provas simuladas. Critérios para aprovação Frequência de 75% ou mais, e nota mínima 7,0. Frequência mínima 75% Pré-Requisitos Nível intermediário a avançado em inglês. Será aplicado um teste de compreensão escrita e oral para avaliação do conhecimento de língua inglesa dos candidatos. Critérios para atribuição de vagas Nota no teste de nível, com mínimo de 65% de acerto no teste. Bibliografia MATTHIESEN, Steven J. Essential words for the TOEFL: test of English as a foreign language. 5th ed. Nova Iorque, Barron’s, 2011 PHILLIPS, Deborah. Preparation course for the TOEFL test. 2a ed., Pearson-Longman, Nova Iorque, 2007 ETS-TOEFL. Disponível em: www.ets.org/toefl SHARPE, Pamela J. TOEFL iBT. 14 ed, Nova Iorque, Barron’s, 2013 |
||||
Carga Horária: |
36 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 25 | ||||
Ministrantes: |
Priscila Mayumi Hayama |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |