90635 - PRÁTICAS DE LEITURA EM JAPONÊS |
Período da turma: | 12/08/2019 a 25/11/2019
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Descrição: | Apresentação do Curso Com o interesse cada vez maior em pesquisas na área de Língua, Literatura e Cultura Japonesas no programa de pós-gradução da Letras, o aluno da Habilitação-Japonês ou aqueles que já possuem conhecimento pré-intermediário do idioma precisam ler textos em japonês, pesquisar textos em japonês referentes à sua pesquisa e ainda criar hábitos de leitura.
O curso vai sensibilizando o aluno com a prática da leitura “com os olhos” a partir de panfletos, passando por textos jornalísticos e até um acadêmico. Público- alvo 1.comunidade USP: alunos de graduação e pós-graduação, funcionários e docentes: conhecimento equivalente ou superior ao conteúdo lexical, gramatical e de logogramas de nível N3 do Exame de Proficiência em Língua Japonesa (JLPT) ou; 2.público em geral: universitários ou acima de 17 anos que tenham conhecimento equivalente ou superior ao conteúdo lexical, gramatical e de logogramas de nível N3 do Exame de Proficiência em Língua Japonesa (JLPT). Modalidade presencial Objetivos Gerais - Adquirir o hábito de leitura específica; - Reconhecer e interpretar a organização do texto, tomando como base a estrutura pertinente a ele; - Selecionar informações de textos jornalísticos e científicos de acordo com o objetivo de leitura estabelecido; - Inferir no significado de palavras desconhecidas, sem o uso de dicionário. Objetivos Específicos - Desenvolver a habilidade de leitura em língua japonesa, levando o aluno à compreensão de textos dos mais variados gêneros, até mesmo de área acadêmica e/ou profissional; - Aumentar o conhecimento de vocabulário e de logogramas equivalentes ao N3-N2 do Exame de Proficiência em Língua Japonesa (JLPT); - Adquirir noções gramaticais e lexicais próprias da escrita japonesa; - Aprender a não depender de dicionário; - Conhecer estruturas gramaticais e vocabulário utilizados em textos escritos (artigos de revistas, jornais, manuais, livros, periódicos, etc.); - Aprender a inferir no significado dos logogramas; - Aprender a ler o dicionário Japonês-Japonês. Justificativa O curso de leitura em Japonês foi pensado para oferecer aos estudantes, principalmente da Letras-Habilitação/Japonês, e pós-graduandos, com conhecimento igual ou superior a N3-JLPT, oportunidades para: 1. Adquirir confiança na leitura de textos autênticos sobre os mais variados temas em japonês; 2. Prestar o exame de proficiência em Japonês para o ingresso no programa de pós-graduação da Letras; 3. Adquirir conhecimento de pesquisa em japonês na internet; 4. Ter algum contato da língua japonesa escrita. Conteúdo Programático Neste curso, o aluno aprenderá: • A conscientizar-se com o processo de leitura e da predição/inferência no significado dos logogramas; • Estratégias de leitura: predição, inferência, antecipação, campos semânticos, palavras-chave, contextos imediato e global, conhecimento prévio, seletividade; • A conscientizar-se com as estruturas gramaticais próprias a textos em japonês: pronomes, construções afirmativas, negativas e interrogativas para textos escritos, voz passiva; • Formação de palavras por logogramas, inferência lexical, uso do dicionário e as diferentes funções e usos do léxico. Metodologia Pensado no ensino de japonês para fins específicos, com foco em necessidades específicas dos alunos, utiliza-se a sensibilização e a conscientização das estratégias de leitura em outros idiomas, conhecidos ou não do aluno, para a real habilitação de leitura em japonês. Assim, os textos estão em japonês, mas a resolução dos problemas de leitura e as aulas são dadas em português, justamente para avaliar sua compreensão com as próprias palavras (e não somente em forma de tradução). Avaliação Provas e/ou trabalhos escritos. Critérios para aprovação Média 7,0 (sete) Frequência mínima 75% Pré-Requisitos - Ser aprovado no Preparatório para N3 do JLPT-Parte 2 (em 2017 ou 2018); ou - Ter certificado de aprovado em N3, N2 ou N1 do JLPT (emitido em 2018 ou 2019); ou - Ser aprovado no teste de nível para comprovar o conhecimento pré-intermediário da língua japonesa. Teste de Nível - Obrigatório para Alunos Novos ou - Quem não comprovar o certificado de aprovado em N3 ou N2 ou N1 do JLPT, emitido em 2018 ou 2019, no ato da matrícula. Bibliografia O principal material utilizado é preparado pelo docente, com base em textos variados em japonês. Bibliografia Complementar - Dicionário eletrônico Sharp ou Casio, japonês, inglês, português; - Dicionário impresso Japonês-Inglês ou Japonês-Português; - Dicionário impresso e/ou eletrônico Japonês-Japonês; - Dicionário impresso de logograma; - FIORI-SOUZA, A.G.; ABSY, C.A.; COSTA, G.C.; MELO, L.F. Leitura em Língua Inglesa: uma abordagem instrumental. São Paulo: Disal, 2005. - LEFFA, V.J. Aspectos da leitura. Porto Alegre: Sagra: DC Luzzatto, 1996. - ISHIGURO, Kei (Org.). Ryûgakusei no tameno dokkai sutoratejii. Tóquio: Bonjinsha, 2011. - KONDOH, A.; MARUYAMA, C. (Org.). Chû-Jôkyû Nihongo Kyôkasho Nihon eno Shôtai. Tóquio: University of Tokyo Press, 2001. - Nihon ryûgaku shiken taisaku mondaishû – Haireberu dokkai 100. Tóquio: ASK Publishing, 2011. - Ryûgakusei no tame no Sutoratejii wo tsukatte manabu bunshô no yomikata. Tóquio: 3 Network, 2016. - KUDOH, Kanako. “Nihongo dokkai ni okeru gakushû kadai to sutoratejii no kankei ni kansuru chôsa”. Dai 2kai Koide Kinen Nihongo Kyôiku Kenkyûkai Ronbunshû. 1994. http://www.koidekinen.com/pdf/1993_kudo_kanako.pdf (acessado em 19/06/2015) Informação Relevante Os textos estarão em japonês, mas as atividades (resolução de problemas), assim como as aulas, serão em português. |
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Carga Horária: |
42 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 15 | ||||
Ministrantes: |
Liliana Yurie Masuda Oda |
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