90598 - Fundamentos da Administração |
Período da turma: | 25/11/2019 a 25/04/2020
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Descrição: | 1. Gestão estratégica de empresas
I. OBJETIVO: Este módulo tem por propósito apresentar ao pós-graduando os conceitos e ferramentas de gestão estratégica das empresas. Tem ainda como objetivo possibilitar ao participante ter uma visão de negócios, imprescindível para a gestão de vendas. II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Introdução aos conceitos de estratégia; o planejamento estratégico; diagnóstico estratégico e construção de cenários; análise ambiental e ferramentas de análise (Swot; BCG e GE/McKinsey); o Balance Score Card como ferramenta de gestão estratégica; perspectivas e implementação do BSC. III. BIBLIOGRAFIA: BARNEY, J.B. Administração Estratégica e Vantagem Competitiva. São Paulo: Pearson, 2011. MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safari de Estratégia. Porto Alegre: Bookman, 2010. OLIVEIRA, D. P. R. Estratégia empresarial e vantagem competitiva. São Paulo: Atlas, 2010. KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. Mapas Estratégicos. Balanced Scorecard. Rio de Janeiro: Campus, 2004. HERRERO, E. Balanced Scorecard e a Gestão Estratégica. Rio de Janeiro: Campus, 2005. 2. Administração e Planejamento I. OBJETIVO: Analisar a gênese do pensamento administrativo, e possibilitar ao pós-graduando sistematizar a sua ação gerencial nas atividades de vendas. Discutir com os participantes a estrutura e processos envolvidos com o planejamento empresarial. II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Conceito e evolução do pensamento administrativo; o processo administrativo; movimentos contemporâneos (qualidade total, reengenharia, gestão do conhecimento e outros); organizações; mudança organizacional; tendências administração. III. BIBLIOGRAFIA: BATEMAN, T.S.; SNELL, S.A. Administração. São Paulo: Mc Graw Hill, 2012. DAFT, Richard L. Administração. São Paulo: Cengage, 2015. GUERRINI, F. M. ; ESCRIVÃO FILHO, E. ; CAZARINI, E. W. ; PADUA, S. I. D. . Modelagem da organização: uma visão integrada. 01. ed. Porto Alegre: Editora Bookman, 2014. 128 p. MINTZBERG, H. Managing. Desvendando o Dia a Dia da Gestão. Porto Alegre: Bookman, 2010. 3. Análise de Cenários Econômicos I. OBJETIVO: Fornecer ao aluno uma compreensão do ambiente macroeconômico e suas implicações para a tomada de decisões em vendas. Ao final da disciplina o aluno estará apto a realizar análises considerando a empresa frente ao seu ambiente macroeconômico atual e suas decorrências. II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO; Fundamentos de macroeconomia (consumo, poupança,investimento,política monetária, renda, emprego). Análise do cenário atual e suas implicações para a área de vendas. III. BIBLIOGRAFIA: GREMAUD, A. P.; VASCONCELLOS, M. A. S. de; TONETO, R. Economia Brasileira Contemporânea. 8a ed. SP: Atlas, 2016. GIAMBIAGI, F.; CASTRO, L. B. De.; VILLELA, A. A.; HERMANN, J. Economia Brasileira Contemporânea, 3 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016. BARROS, J. R. M. Crescer não É Fácil. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2012. 4. Economia Empresarial I. OBJETIVO: Fornecer ao aluno uma compreensão do ambiente econômico das empresas e suas implicações para a tomada de decisões das mesmas. Ao final da disciplina o aluno estará apto a realizar análises considerando a empresa frente ao seu mercado e suas decorrências. II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: As diferentes abordagens teóricas da empresa. Mercados e Preços. Produtores, Consumidores e Mercados Competitivos. Estrutura de Mercado e Estratégia Competitiva. Teoria dos Jogos. Mercados com Informação Assimétrica. Economia Gerencial e Arquitetura das Organizações. Política industrial e política ambiental. III. BIBLIOGRAFIA: VARIAN, H.R. Microeconomia. 9 ed. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2015. KRUGMAN P.; Wells, R. Microeconomia, 3 ed. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2014. PINDYCK, R. S.; RUBINFELD, D. L. Microeconomia. São Paulo: Pearson, 2014. 5. Estatística aplicada a vendas I. OBJETIVO: O módulo de estatística aplicada tem por propósito familiarizar o pós-graduando a quantificação e análise dos dados em vendas. Pretende-se que o participante possa aperfeiçoar a sua análise das informações da realidade de vendas da organização. II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: O que é Estatística; Desenvolvimento da Estatística; Estatística Descritiva; Distribuição Normal; Estimação; Introdução ao Teste de Hipóteses. III. BIBLIOGRAFIA: ANDERSON, D. R. ET AL. Estatística aplicada à Administração e Economia. São Paulo: Cengage, 2013. DOANE, D.P.; SEWARD, L.E. Estatística Aplicada à Administração e Economia, 4 ed. São Paulo: Mc Graw Hill, 2014. WHEELAN, C. Estatística. O que É, Para que Serve, Como Funciona. Rio de Janeiro: Zahar, 2016. LAPPONI, J.C. Estatística usando Excel. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. LARSON, R.; FARBER, B. Estatística Aplicada. São Paulo: Prentice Hall, 2004. LEVINE, D. M. et al. Estatística: Teoria e Aplicações com Excel. Rio de Janeiro: LTC, 2008. SMAILES, J.; McGRANE. A. Estatística Aplicada á Administração com Excel. São Paulo: Atlas, 2006. 6. Marketing e Vendas I. OBJETIVO: O módulo possibilitará ao pós-graduando aperfeiçoar a sua compreensão sobre o comportamento consumidor, ambiente de negócios da organização e relacionamento com o mercado. II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Conceito Marketing, Sistema Informações de Marketing; Segmentação de Mercado; Estratégia Produtos, Precificação; Comunicação; Distribuição de Produtos e Serviços. III. BIBLIOGRAFIA: KOTLER, P. KELLER, P. Administração de Marketing. 14 ed. Pearson: São Paulo, 2012. CHURCHILL, G.; PETER J. Marketing Criando valor para os clientes. SP: Saraiva, 2013. ROCHA, A da; Ferreira, J.B. Administração de Marketing. Conceitos, Estratégias e Aplicações. São Paulo: Atlas, 2012. 7. Finanças aplicadas a vendas I. OBJETIVO: O módulo possibilitará ao pós-graduando aperfeiçoar a sua compreensão sobre a gestão do capital de curto e longo prazo da organização. II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Fundamentos da Gestão do Capital de Giro Ponto; Gestão de Recebíveis, Crédito e Cobrança; Gestão Financeira de Estoques e Logística; Fontes de Financiamento para Capital de Giro; A Gestão Tributária do Capital de Giro; análise investimentos; Riscos Financeiros - Análise de Investimentos de Capital - Gestão Financeira do Capital Próprio - Captação de Recursos de Terceiros de Longo Prazo - Custo Total de Capital de Longo Prazo - Estrutura de Capital - Avaliação de Negócios - Criação de Valor a Longo Prazo - Controle do Valor no Longo Prazo. III. BIBLIOGRAFIA: ROSS, S. Et al. Administração Financeira. 10 ed. Porto Alegre: Mc Graw Hill, 2015. LAPPONI, J.C. Matemática Financeira. Rio de Janeiro: Campus, 2013. BREALEY, R. A.; MYERS, S. C. Princípios de finanças empresariais. 10 ed. São Paulo: McGraw Hill, 2013. GITMAN, Lawrence J. Princípios de administração financeira: essencial. 12 ed. São Paulo: Pearson, 2010. IUDICÍBUS, S. De.; MARION, J.C. Contabilidade para não contadores. 7 ed. São Paulo: Atlas. 2011. 8. Gestão Operações e Vendas I. OBJETIVO: Apresentar aos pós-graduandos os conceitos básicos de gestão de operações, e analisar as estratégias de operações para empresas de serviços e manufatura. II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Conteúdo: A Natureza dos Serviços; Estratégia em Serviços; Localização e lay-out; Gestão da Capacidade. III. BIBLIOGRAFIA: FITZSIMMONS, J.A.; FITZSIMMONS, M.J. Administração de serviços: operações, estratégia e tecnologia da informação. 7 ed. Porto Alegre: Bookman, 2014. MOREIRA, D. A. Administração da Produção e Operações. São Paulo: Saraiva, 2014. SLACK, N. E. Administração da Produção. São Paulo: Editora Atlas, 2014. CORRÊA, H. L.; CAON, M. Gestão de serviços: lucratividade por meio de operações e satisfação dos clientes. São Paulo: Atlas, 2002. |
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Carga Horária: |
96 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 280 | ||||
Ministrantes: |
Alexandre Pereira Salgado Junior André Lucirton Costa Eduardo Ribeiro Rodrigues Lúcia Aparecida da Silva Borges Paulo Sergio Miranda Mendonça Rogerio Ceravolo Calia Sonia Valle Walter Borges de Oliveira |
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