90593 - Ritmos Biológicos e Educação: uma visão integrada. |
Período da turma: | 22/07/2019 a 25/07/2019
|
||||
|
|||||
Descrição: | Abertura. Introdução à cronobiologia.
Ciclo vigília/sono Ontogênese dos Ritmos Circadianos. Temas de cronobiologia na educação infantil, ensino fundamental, médio e EJA. Oficina Tempo na Vida: apresentação e manejo do material. O papel da escola e do professor no ensino de cronobiologia. Apresentação das propostas elaboradas pelos grupos Encerramento (percepção pessoal sobre o curso). BIBLIOGRAFIA: ALTET, Marguerite. As pedagogias da aprendizagem. Lisboa: Instituto Piaget, 1999. ELKIND, David. Sem tempo de ser criança: a infância estressada. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. FONSECA, Vitor. da. Desenvolvimento psicomotor e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2008. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997. LOUZADA, Fernando; MENNA-BARRETO, Luiz. O sono na sala de aula: tempo escolar e tempo biológico. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, 2007. LOUZADA, Fernando; MENNA-BARRETO, Luiz Sleep-wake cycle expression in adolescence: influences of social contex. Biological Rhythm Research, v. 34, n. 2, p. 129-136, 2003. MARQUES, Nelson; MENNA-BARRETO, Luiz. Cronobiologia: princípios e aplicações. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003. MENNA-BARRETO, Luiz; WEY, Daniela. Ontogênese do sistema de temporização: a construção e as reformas dos ritmos biológicos ao longo da vida humana. Psicologia USP, v. 18, n. 2, p. 133-153, 2007. |
||||
Carga Horária: |
20 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 40 | ||||
Ministrantes: |
Luiz Silveira Menna Barreto Maria Cristina de Lucca Robson Ferreira da Silva Rubia Aparecida Pereira de Carvalho Mendes Vania Cristina Agostinho |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |