90563 - Intervenção da Equipe Interdisciplinar na Reabilitação |
Período da turma: | 11/03/2020 a 28/10/2020
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Descrição: | Ementa:
Desenvolver a reflexão crítica e analítica sobre os conceitos de multiprofissionalidade, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade na perspectiva da saúde e reabilitação no âmbito de ensino e pesquisa. Refletir sobre a natureza da interdisciplinaridade nas bases do conhecimento para o exercício clínico em reabilitação, tanto na prática profissional, quanto na produção de novos conhecimentos. Desenvolver a reflexão sobre os paradigmas da saúde, considerando os conceitos e a necessidade do trabalho em equipes integradas e articuladas com foco em paradigmas universais sobre a concepção humana e sobre a concepção do binômio saúde e doença. Identificar as possibilidades de integração profissional e articulação dos saberes e fazeres para a constituição de novas formas de organização do trabalho em saúde, especialmente no âmbito da reabilitação. Serão focados nos processos de reabilitação conceitos teóricos e práticos sobre: medicina em reabilitação, serviço social, psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional, nutrição, fonoaudiologia, enfermagem e condicionamento físico. Conteúdo Programático: 1. Bases epistemológicas do conhecimento interdisciplinar 2. Relações do trabalho interdisciplinar e características das relações profissionais 3. Serviço Social na Reabilitação Atuação do assistente social na equipe interdisciplinar em regime ambulatorial e internação. Aspectos socioeconômicos e culturais que interferem no processo e na adesão do paciente/família frente ao programa de reabilitação. Conceitos quanto às mudanças sociais decorrentes à instalação da deficiência; Ações educativas de abordagens individuais e em grupos. 4. Medicina em Reabilitação 5. Psicologia na Reabilitação A apresenta as diversas possibilidades de atuação do psicólogo no contexto hospitalar na área de Reabilitação e sua interface com a equipe multidisciplinar. Tendo como foco o adoecer e a instalação da deficiência e o consequente sofrimento emocional gerado no paciente e família, frente as alterações físicas, psíquicas e sociais advindas deste processo 6. Fisioterapia na Reabilitação • A disciplina estuda aspectos da atuação Fisioterapêutica em diferentes cenários da Reabilitação. Pretende desenvolver uma visão abrangente e multidimensional em relação à atuação do Fisioterapeuta na reabilitação da pessoa com deficiência. • Apresentação dos Aspectos Relevantes da gestão do Serviço de Fisioterapia na Assistência de Reabilitacão em regime ambulatorial e de internação. • Atualização Metodológica e Tecnológica na área. Atuação do Fisioterapeuta na Equipe Multiprofissional. 7. Terapia Ocupacional na Reabilitação • Atuação do terapeuta ocupacional na equipe multiprofissional: ambulatorial e internação • Conceitos em Atividades de Vida Diária: atividades básicas e instrumentais • Fundamentos sobre análise de atividade: a atividade como instrumento do terapeuta ocupacional • Conceitos Básicos em Tecnologia Assistiva: Dispositivos Auxiliares, Órteses de MMSS e adaptações (indicação, elaboração e confecção) • Adequação Postural e Indicação de Cadeira de rodas • Papel da Terapia Ocupacional em Oficinas Terapêuticas • Recursos e avanços tecnológicos na reabilitação: Terapia Robótica e seus efeitos no controle motor de Membros Superiores e a utilização da Realidade Virtual como Instrumento de Intervenção da Terapia Ocupacional 8. Nutrição na Reabilitação Introdução – Componentes da avaliação nutricional; Composição corporal – Dobras cutâneas, antropométria e circunferências; Parâmetros bioquímicos; Consumo alimentar – Métodos e softwares; Atualidades em avaliação nutricional; Aplicabilidade em Reabilitação; Cálculo das necessidades nutricionais; Planejamento dietético individual – Bases teóricas e práticas 9. Fonoaudiologia na Reabilitação Compreender a inserção do fonoaudiólogo na Reabilitação; Conhecer o Serviço de Fonoaudiologia do IMREA – RLM; Compreender o papel do fonoaudiólogo na equipe interdisciplinar de Reabilitação da pessoa com deficiência nas áreas de comunicação e disfagia 10. Enfermagem na Reabilitação • Necessidades Humanas Básicas Afetadas no Autocuidado (Conceito) • Enfermeiro na Equipe Multiprofissional • Atuação do Enfermeiro na Amputados • Atuação do Enfermeiro na Lesão Medular • Atuação do Enfermeiro na Lesão Encefálica • Atuação do Enfermeiro no Ambulatório de Ulcera por Pressão • Atuação do Enfermeiro na Eletroestimulação e Bioffedback • Atuação do Enfermeiro na Equipe Geral. • Atuação do Enfermeiro no Grupo de Fibromialgia • Atuação do Enfermeiro no Grupo de Acolhimento • Atuação do Enfermeiro no Grupo de Orientação • Atuação do Enfermeiro no Ambulatório de Bloqueio Químico Neuromuscular • Atuação do Enfermeiro no Ambulatório de Síndrome de Down • Atuação do Enfermeiro na Escola de Postura 11. Condicionamento Físico na Reabilitação: Tem como objetivo esclarecer os conceitos básicos e fundamentais da Educação Física e sua aplicação no programa de reabilitação física visando o aperfeiçoamento, manutenção e ou reabilitação da saúde do corpo e mente do paciente. Metodologia de ensino: Exposição dialogada. Exercícios. Discussão e atividades em grupo. Leitura e análise crítica de material bibliográfico. Estudos de casos. Trabalho em grupos e individuais. Recursos Audiovisuais: Multimídia / Lousa Referências Bibliográficas: GREVE, J M D tratado de Medicina de Reabilitação. Roca, 2007. DELISA, J A. Tratado de Medicina de Reabilitação: Princípios e Praticas. Manole, São Paulo, 2002. SMELTER , S C. BRUNNER E SUDAARTH , Tratado de Enfermagem Médico Cirúrgica. 10 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. v. 1 e 2. YASBEK P J; SABBAG L M; et all Tratado de Reabilitação: Diretrizes nas Afecções cardiovasculares, São Paulo ED Phorte, 2010. SILVA, S M C; Tratado de Alimentação, Nutrição e dietoterapia: Rocca, SP, 2007. LIANZA S. Medicina de reabilitação. 3 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001. POTTER , P A. Fundamentos de enfermagem 6 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. SOARES, E. Fenomenologia do diálogo familiar como um caminho possível para a construção da cidadania. Franca: Unesp-FHDSS, 2006. MARTINELLI i, M L . O uno e o múltiplo nas relações entre áreas do saber. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2001. 172 p. BRAVO, M I et al. Saúde e Serviço Social . 3a ed. São Paulo: Cortez, 2007. Simões C. Curso de Direito do Serviço Social, SP, Cortez. 2007. BRAGHIROLLI, E.M. Psicologia Geral São Paulo: Vozes, 1998. |
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Carga Horária: |
352 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 11 | ||||
Ministrantes: |
Denise Matheus Gracinda Rodrigues Tsukimoto Linamara Rizzo Battistella Paulo Yazbek Junior Rosana Aparecida de Freitas Vera Lucia Rodrigues Alves Viviane Duarte de Oliveira |
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