90412 - Ferramentas de motivação no processo de ensino-aprendizagem |
Período da turma: | 26/08/2019 a 25/11/2019
|
||||
|
|||||
Descrição: | O curso é focado para professores que desejam utilizar ferramentas de tecnologia simples e gratuita com intuito de motivar os estudantes no seu processo de aprendizagem. Em cada aula, os professores devem utilizar e implementar a ferramenta em sua disciplina de forma individual ou em grupo.
É necessário um celular, computador com acesso à internet para realizar as atividades. Algumas atividades requerem apenas a utilização do celular do professor. Outras atividades requerem o uso do celular dos estudantes. Aula 1 – Introdução ao uso da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem • Desafios e Problemas • Uso da tecnologia • Estudante digital • Aprendizado na era digital • Métodos de aprendizagem • Ferramentas de motivação para o processo de aprendizagem • Exemplo: Ferramenta sli.do (Síncrono) usando o celular dos estudantes Recursos • Atividade de absorção – Apresentação presencial + Vídeo gravado • Atividade prática com passo a passo Aula 2 – Ferramentas - entender a sua contribuição/aplicação e aplicar na sua disciplina no formato individual ou em grupo • Mentimeter (avaliação do aprendizado em sala de aula) - Síncrono • Plickers (avaliação do aprendizado em sala de aula) - Síncrono Recursos • Atividade de absorção – Apresentação presencial + Vídeo • Atividade prática com passo a passo Aula 3 – Ferramentas - entender a sua contribuição/aplicação e aplicar na sua disciplina no formato individual ou em grupo • Kahoot (avaliação do aprendizado em sala de aula) - síncrono • Edpuzzle - Assíncrono Recursos • Atividade de absorção – Apresentação presencial + Vídeo gravado • Atividade prática com passo a passo Aula 4 – Ferramentas - entender a sua contribuição/aplicação e aplicar na sua disciplina no formato individual ou em grupo • FlipQuizz - (avaliação do aprendizado em sala de aula) - Síncrono • Socrative - Síncrono Recursos • Atividade de absorção – Apresentação presencial + Vídeo gravado • Atividade prática com passo a passo Aula 5 - Ferramentas - entender a sua contribuição/aplicação e aplicar na sua disciplina no formato individual ou em grupo • Playposit - Assíncrono • NearPod - Síncrono • Stoodle - Síncrono • Quizz (avaliação do aprendizado em sala de aula) - Síncrono Recursos • Atividade de absorção – Apresentação presencial + Vídeo gravado • Atividade prática com passo a passo Avaliação final: Cada aprendiz deve fazer um vídeo ou material passo a passo como utilizar uma das tecnologias do curso para ficar disponível na internet de modo público. |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 20 | ||||
Ministrantes: |
Jose Dutra de Oliveira Neto |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |