90244 - Liderança - Módulo I |
Data da turma: | 20/07/2019
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Descrição: | - Capacitar os alunos à liderança efetiva;
- Desenvolver a habilidade de motivação de equipes; - Permitir que executivos e todos os funcionários de uma empresa possam estar capacitados e alinhados com o que há de mais moderno sobre esta temática buscando habilitar e reciclar profissionais para o melhor desenvolvimento da capacidade de engajamento de suas equipes. Ementa: - Liderança e Motivação; - Trabalho em equipe: oportunidades e desafios a serem vencidos; - Delegar ou não poder? Quando? - A liderança e a negociação; - Liderança efetiva: inspiração nos melhores líderes e melhores técnicas. Bibliografia: ALBUQUERQUE, Lindolfo , Gestão Estratégica de pessoas In: FLEURY, M.T. (org) As pessoas na organização, São Paulo: Editora Gente, 2002. ANTONELLO, C. O auto-desenvolvimento e a perspectiva da aprendizagem organizacional in: BITTENCOURT, C (org) Gestão Contemporânea de pessoas: novas práticas, conceitos tradicionais, Porto Alegre: Bookman, 2004. DUTRA, Joel, DUTRA, Tatiana, DUTRA, Gabriela. Gestão de Pessoas: Realidade Atual e Desafios Futuros, São Paulo: Atlas, 2017. (livro- texto da disciplina) DUTRA, Joel,Gestão de Pessoas: Modelo, Processos, Tendências e Perspectivas, São Paulo: São Paulo, 2002. DUTRA, Joel. Administração de Carreiras: uma proposta para repensar a gestão de pessoas, São Paulo: Atlas, 1996. DUTRA, Joel e COMINI, Graziella. Competência como base para Gestão Estratégica in: EBOLI, M, FISCHER, A, MORAES, F. e AMORIM, W. Educação Corporativa: fundamentos, evolução e implantação de projetos, São Paulo:Atlas, 2010. EBOLI, M O desenvolvimento das pessoas e a educação corporativa in: FLEURY, M.T. (org) As pessoas na organização, São Paulo: Editora Gente, 2002. EBOLI, M. Educação Corporativa no Brasil: mitos e verdades, São Paulo: Editora Gente, 2004 FISCHER, André. Um Resgate conceitual e histórico dos modelos de gestão de pessoas in: FLEURY, M.T. (org) As pessoas na organização, São Paulo: Editora Gente, 2002. FERNANDES, Bruno e HIPOLITO, José. Dimensões de Avaliação de Pessoas e conceito de competências in: DUTRA, J, RUAS, R e FLEURY, M.T. (org) Competências: Conceitos, Métodos e Experiências, São Paulo: Editora Atlas, 2010. FLEURY, M. T. L. A gestão de Competência e a estratégia organizacional. IN: As pessoas na organização FLEURY, M. T. L. et al (org.). Editora Gente. P. 51-61, 2002.FREITAS, Maria Ester de. Contexto social e imaginário organizacional moderno. Revista de Administração de Empresas RAE, v.40, n.2, p.6-15, Abr./Jun. 2000. FURTADO, R.A.; CARVALHO NETO, A.M.; LOPES, D.P.T. O que as listas de melhores empresas para trabalhar dizem sobre organizações, seus empregos e os consultores e pesquisadores de RH. In FERRAZ, D.L.S.; OLTRAMARI, A.P.; PONCHIROLLI, O. (orgs). Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho. São Paulo: Editora Atlas, 2011. HANASHIRO, D. M. Limpando os Conceitos. In: Gestão do Fator Humano uma visão baseada em Stakeholders. HANASHIRO, D. M; et al (orgs). Editora Saraiva. P.344-358, 2008.HIPOLITO, J e REIS, G. A avaliação como instrumento de gestão in: FLEURY, M.T. (org) As pessoas na organização, São Paulo: Editora Gente, 2002. HIPOLITO, J, Sistemas de recompensas: uma abordagem atual in: FLEURY, M.T. (org) As pessoas na organização, São Paulo: Editora Gente, 2002. HORNEAUX, Flávio. Avaliação de Resultados in: EBOLI, M, FISCHER, A, MORAES, F. e AMORIM, W. Educação Corporativa: fundamentos, evolução e implantação de projetos, São Paulo: Atlas, 2010. IVANCEVICH, J. M. Gestão de Recursos Humanos. In: Gestão de Recursos Humanos. MCGRAW, 2008, p. 2-17. LACOMBE, Beatriz. Avaliação de Resultados em RH, Relatório de Pesquisa, 2004. LIMONGI-FRANÇA, A.C Práticas de Recursos Humanos: Conceitos, Ferramentas e Procedimentos, São Paulo: Editora Atlas, 2007. |
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Carga Horária: |
8 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 50 | ||||
Ministrantes: |
Alex Souza Bertoldi Jorge Henrique Caldeira de Oliveira |
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