90223 - NETF-Estudo de temas específicos da área |
Período da turma: | 01/03/2021 a 28/02/2022
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Descrição: | Detalhamento:
Objetivos: Favorecer o aprofundamento de conhecimentos teórico-praticos na área de deficiência auditiva no contexto individual, familiar e social de forma a promover a saúde global da pessoa com deficiência auditiva, favorecendo a socialização, inclusão, escolarização e profissionalização Conteúdo Programático: Triagem auditiva, Avaliação audiológica e eletrofisiológica. Avaliação e reabilitação vestibular. Pré-molde auricular. Dispositivos eletrônicos (AASI, implante coclear e dispositivos semi-implantáveis). Avaliação do benefício e satisfação com os dispositivos eletrônicos. Habilitação e reabilitação auditiva em crianças, em adultos e em idosos. Orientação e aconselhamento do paciente, família e do fonoaudiólogo. Metodologia de Ensino: Apresentação e discussão de temas de interesse. Leituras e elaboração de resenhas. Sistema de Avaliação: Assiduidade, participação nas aulas e colaboração nas discussões, entrega das resenhas. Bibliografia: Alvarenga, K.F.; Corteletti, L.C.B.J. O Mascaramento na Avaliação Audiológica: Um Guia Prático. Ed. Pulso, 2006. Balen, S.A. et al. Saúde Auditiva: da Teoria à Prática. Ed. Santos. 2010. Balieiro, C.R., Ficker L.B. Reabilitação Aural: a clínica fonoaudiológica e o deficiente auditivo. In: Lopes Filho, O.C. Tratado de Fonoaudiologia. São Paulo: Roca, 1997. Bevilacqua, M.C. et al. Tratado de Audiologia. Ed. Santos, 2011. Bevilacqua, M.C., Moret, A.L.M. Deficiência Auditiva: Conversando com Familiares e Profissionais de Saúde. Ed Pulso, 2005. Bevilacqua, M.C.; Formigoni, G.M.P. Audiologia Educacional: uma opção terapêutica para a criança deficiente auditiva. Carapicuíba: Pró-fono Departamento Editorial, 1997. Campos, C.A.H., Costa, H.O.O. Tratado de Otorrinolaringologia. 1ª Edição. Ed. Roca, 2003, v. 2, p. 268-277 Caovilla, H.H. et al. Equilibriometria clínica. Ed. Atheneu, 2000. Costa, S.S et.al. Otorrinolaringologia: Princípios e Prática. 2ª Edição. Ed. Artmed, 2006. Fernandes, F.D.M., Mendes, B.C.A., Navas, A.L.P.G. Tratado de Fonoaudiologia. 2ª Edição. Ed. Roca, 2010. Figueiredo, M.S. Emissões Otoacústicas e BERA. Ed. Pulso; 2003. Frota, S. Fundamentos em Fonoaudiologia: Audiologia. 2ª Edição. Ed. Guanabara Koogan, 2003. Ganança, M.M. et al. Estratégias Terapêuticas em Otoneurologia. Ed. Atheneu, 2000. Ganança, M.M, Vieira, R.M., Caovilla, H.H. Princípios de Otoneurologia. Ed. Atheneu, 1998. GM 2.073/04 de 28 de setembro de 2004. Disponível em: http://dtr2001.saude.gov.br/sas/PORTARIAS/Port2004/GM/GM-2073.htm Herdman, S.J. Reabilitação Vestibular. Ed. Manole, 2012. Jerger, S., Jerger, J. Alterações Auditivas- Um manual para avaliação Clínica. Ed. Atheneu; 1989. Katz, J. Tratado de Audiologia Clinica. 4ª Edição. Ed. Manole, 1999. Luterman, D.M. Counseling parents of hearing-impaired children. USA, Little&Brown, 1979. Northern, J.L.; Downs, M.P. Audição na Infância. 5ª ed. Ed. Guanabara Koogan S.A., 2005. Portarias de saúde auditiva (Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/sas/mac/area.cfm?id_area=848): Russo, I.C.P.; Santos, T.M.M. Audiologia Infantil. 4ª Edição. Ed. Cortez, 2001. SAS 587 de 07 de outubro de 2004. Disponível em: http://dtr2001.saude.gov.br/sas/PORTARIAS/Port2004/PT-587.htm Sousa, L.C.A. et al. Eletrofisiologia da audição e emissões otoacústicas. 1ª ed. Ed. São Paulo: Novo conceito Saúde, 2008. Tye-Murray, N. Foundations of aural rehabilitation: children, adults, and their family members.San Diego: Singular Publishing Group, 1998. Boéchat, E. M. et al Tratado de Audiologia Clínica 2ª Edição Ed Guanabara Koogan, 2015 |
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Carga Horária: |
120 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 13 | ||||
Ministrantes: |
Andréa Cintra Lopes Andréa Tortosa Marangoni Castan Eduardo Boaventura Oliveira Gláucia Gonçalves Raineri José Carlos Jorge Lilian Cássia Bornia Jacob Corteletti Luciane Domingues Figueiredo Mariotto Luiz Fernando Manzoni Lourençone Nancy Mizue Kokitsu Nakata |
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