Atividade

89945 - Aplicação, monitoramento e avaliação do Modelo Lógico (Módulo E)

Período da turma: 19/03/2020 a 29/04/2020

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Descrição: O modelo lógico (ML) é um padrão visual que tem como finalidade expor o mecanismo de funcionamento geral e/ou detalhado de um determinado programa (no caso presente, da saúde), fornecendo bases de relação entre causas e seus componentes internos e externos. O ML é parte de uma das etapas do processo de avaliação em saúde. Ele buscar mostrar a base racional interna de funcionamento da intervenção proposta e/ou implementada, onde é possível visualizar a interação entre os meios e recursos que são essenciais, bem como as ações programadas e os resultados esperados e/ou desejáveis, possibilitando o mapeamento e acompanhamento de operabilidade do programa, conforme o planejamento, identificando os pontos vulneráveis e seus possíveis efeitos, possibilitando avaliações e correções.

Pontos abordados:
F.1 Bases para elaboração de Matrizes de Avaliação
OBJ. 1 Conceituar meta e indicadores de avaliação
OBJ. 2 Contextualizar io processo de monitoramento e avaliação em saúde
F.2 Elaboração do plano de monitoramento e avaliação: recursos tecnológicos e responsabilidades para M&A do alcance das metas (uso de tecnologias da informação e comunicação efetiva)
OBJ. 1 Apresentar conceitos, estratégias e tendências da Gestão por Resultados
OBJ. 2 abordar a comunicação para gestão por resultados
OBJ. 3 Apresentar ferramentas para o processo de monitoramento e avaliação

Referências
1. FUNDAÇÃO W.K. KELLOGG. Utilizando Modelos Lógicos para Integrar Planejamento, Avaliação e Ação: Guia de Desenvolvimento de Modelos Lógicos. Michigan, 2004.
2. RUSH B. & OGBORNE A. Program Logic Models. Expanding their role and structure for program planning and evaluation. Addiction Research Foundation. Canadian Evaluation Society. London, Ontario. The Canadian Journal of Program Evaluation, 1991, vol. 6, nº 2. p. 95-106. ISSN 0834-1516. 1991. Disponível em: 3. VIERIA-DA-SILVA LM. Conceitos, abordagens e estratégias para a avaliação em saúde. In: HARTZ ZMA & VIEIRA-DA-SILVA LM (org.). Avaliação em Saúde: dos modelos teóricos à Prática na avaliação de Programas e Sistemas de Saúde. Salvador: EDUFBA; Reio de Janeiro: Fiocruz, 2005. 275p.:Il. Segunda reimpressão julho 2008. P.15-39.
4. Carmen Fontes Teixeira Ana Luiza Queiroz Vilas bôas Washington Luiz Abreu de Jesus. Proposta metodológica para o planejamento no sistema único de saúde. PLANEJAMENTO EM SAÚDE - CONCEITOS, MÉTODOS E EXPERIÊNCIAS. Ed UFBA, 2010. Salvador, Bahia.
5. Elias, Lidiane. Dalmau, Marcos Baptista Lopez. Bernardini, Isadora de Souza. A Importância da Gestão de Conflitos nas Relações de Trabalho: um estudo de caso na Secretaria de Saúde de Biguaçu/SC. Coleção Gestão da Saúde Pública – Volume 8. Disponível em: http://gsp.cursoscad.ufsc.br/wp/wp-content/uploads/2013/03/Artigo_07.pdf

Carga Horária:

32 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 2000
 
Ministrantes: Ricardo de Carvalho Cavalli


 
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