89596 - Dos limites da obrigatoriedade: quando secretarias e escolas se encontram com a BNCC |
Período da turma: | 19/08/2019 a 25/11/2019
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Descrição: | PROGRAMA:
O curso se desenvolverá em quatro aulas, cada uma com duração de duas horas. As aulas serão divididas em duas partes: um primeiro momento de discussão de textos de fundamentação sobre o tema currículo e um segundo momento de análise de iniciativas e/ou materiais disponibilizados às secretarias, escolas e aos(às) professores(as) com a finalidade de conduzir o processo de implementação da BNCC. Nesse sentido, os(as) participantes serão incentivados(as) a compartilharem as experiências que têm vivido em seus locais de atuação para que se dê a implementação da BNCC; esses elementos serão, então, tomados como objeto de análise à luz das discussões teóricas conduzidas no curso. As aulas incidirão sobre os seguintes temas e subtemas: 1 – A dimensão processual do currículo o O currículo como um processo complexo o As dimensões e os agentes que transformam o currículo 2 – O currículo como expressão de um projeto cultural o A seleção cultural que compõe o currículo o A tensão entre o estabelecimento de uma base comum e a diversidade que caracteriza as escolas e seus públicos 3 – As promessas da BNCC e os limites do currículo prescrito o As premissas da BNCC o O currículo prescrito como uma dimensão do currículo 4 – Escolas, professores(as) e alunos(as) e o currículo real o O necessário espaço de autonomia para os agentes que transformam o currículo Serão mobilizados textos tomados como referências importantes para o curso. A ideia é organizar as aulas em torno de trechos curtos desses textos, utilizados como disparadores dos debates. Além disso, serão indicados outros materiais para aprofundamento teórico (artigos, teses e dissertações, reportagens, etc.). REFERÊNCIAS: GIMENO SACRISTÁN, J. O currículo. Uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre, RS: Artmed, 2000 – Capítulos 4 (O currículo como confluência de práticas) e 5 (A política curricular e o currículo prescrito), p. 101-121. MOREIRA, A. F. B. Currículo: novas trajetórias para a escola pública básica. In: GERALDI, C. M. G., RIOLFI, C. R., GARCIA, M. F. (Orgs.). Escola viva. Elementos para a construção de uma educação de qualidade social. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004, p. 287-305. SAMPAIO, Maria das M. F., GALIAN, Cláudia V. A. Currículo na escola: uma questão complexa. In: MARIN, Alda J. (Org.). Escolas, Organizações e Ensino. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2013, p. 169-196. YOUNG, Michel. 2007. Para que servem as escolas? Educação & Sociedade, vol. 28, n˚ 101, p. 1287-1302. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/es/v28n101/a0228101.pdf |
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Carga Horária: |
8 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 30 | ||||
Ministrantes: |
Claudia Valentina Assumpção Galian Elisangela Lisboa Micheletti Gerson da Silva Rodrigues Mauricio Braz de Carvalho Patrícia Helena da Silva Diaz Thaís Monteiro Ciardella |
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