Atividade

89596 - Dos limites da obrigatoriedade: quando secretarias e escolas se encontram com a BNCC

Período da turma: 19/08/2019 a 25/11/2019

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Descrição: PROGRAMA:
O curso se desenvolverá em quatro aulas, cada uma com duração de duas horas. As aulas serão divididas em duas partes: um primeiro momento de discussão de textos de fundamentação sobre o tema currículo e um segundo momento de análise de iniciativas e/ou materiais disponibilizados às secretarias, escolas e aos(às) professores(as) com a finalidade de conduzir o processo de implementação da BNCC. Nesse sentido, os(as) participantes serão incentivados(as) a compartilharem as experiências que têm vivido em seus locais de atuação para que se dê a implementação da BNCC; esses elementos serão, então, tomados como objeto de análise à luz das discussões teóricas conduzidas no curso.
As aulas incidirão sobre os seguintes temas e subtemas:

1 – A dimensão processual do currículo
o O currículo como um processo complexo
o As dimensões e os agentes que transformam o currículo
2 – O currículo como expressão de um projeto cultural
o A seleção cultural que compõe o currículo
o A tensão entre o estabelecimento de uma base comum e a diversidade que caracteriza as escolas e seus públicos
3 – As promessas da BNCC e os limites do currículo prescrito
o As premissas da BNCC
o O currículo prescrito como uma dimensão do currículo
4 – Escolas, professores(as) e alunos(as) e o currículo real
o O necessário espaço de autonomia para os agentes que transformam o currículo

Serão mobilizados textos tomados como referências importantes para o curso. A ideia é organizar as aulas em torno de trechos curtos desses textos, utilizados como disparadores dos debates. Além disso, serão indicados outros materiais para aprofundamento teórico (artigos, teses e dissertações, reportagens, etc.).


REFERÊNCIAS:
GIMENO SACRISTÁN, J. O currículo. Uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre, RS: Artmed, 2000 – Capítulos 4 (O currículo como confluência de práticas) e 5 (A política curricular e o currículo prescrito), p. 101-121.

MOREIRA, A. F. B. Currículo: novas trajetórias para a escola pública básica. In: GERALDI, C. M. G., RIOLFI, C. R., GARCIA, M. F. (Orgs.). Escola viva. Elementos para a construção de uma educação de qualidade social. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004, p. 287-305.

SAMPAIO, Maria das M. F., GALIAN, Cláudia V. A. Currículo na escola: uma questão complexa. In: MARIN, Alda J. (Org.). Escolas, Organizações e Ensino. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2013, p. 169-196.

YOUNG, Michel. 2007. Para que servem as escolas? Educação & Sociedade, vol. 28, n˚ 101, p. 1287-1302. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/es/v28n101/a0228101.pdf

Carga Horária:

8 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 30
 
Ministrantes: Claudia Valentina Assumpção Galian
Elisangela Lisboa Micheletti
Gerson da Silva Rodrigues
Mauricio Braz de Carvalho
Patrícia Helena da Silva Diaz
Thaís Monteiro Ciardella


 
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