Atividade

89075 - Leitura e interpretação do território: chaves conceituais

Data da turma: 10/05/2019

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Descrição: Aula 3 (10/05): Leitura e interpretação do território: chaves conceituais (Simone)

Bibliografia Básica

FONSECA, G.; PRADO, D. M. Discussão sobre o conceito de meio ambiente natural, antrópico e de mosaico e sua apropriação didática no ensino de ecologia e educação ambiental no Baixo Vale do Ribeira/SP. Revista Didática Sistêmica, v. 8 (2), p. 101-112, 2008.
FONSECA, Maria Cecília Londres. Referências Culturais: Base para Novas Políticas de Patrimônio. In: O Registro do Patrimônio Imaterial: dossiê final das atividades da Comissão e do Grupo de Trabalho do Patrimônio Imaterial. Brasília: IPHAN, 2003. p. 83- 95.
GUY DEBORD. Teoria da Deriva. In: JACQUES, P.(org). Apologia da Deriva. RJ: Casa da palavra, 2003.p.87-91.
IBGE. Base de informações do Censo Demográfico 2010: Resultados do Universo por setor censitário. Disponível em: https://censo2010.ibge.gov.br/resultados.html
INEP. Questionários e Dicionário de dados - Censo Escolar 2018. Disponivel em: http://portal.inep.gov.br/censo-da-educacao-superior
IPHAN. Educação Patrimonial: inventários participativos - manual de aplicação. Brasília-DF, 2016. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/inventariodopatrimonio_15x21web.pdf
LOPES, C. S.; PONTUSCHKA, N. N. Estudo do Meio: teoria e prática. Geografia, v. 18 (2), p. 173-191, 2009.
MAGNANI, José Guilherme C. De perto e de dentro: notas para uma etnografia urbana. Revista Brasileira de Ciências Sociais Vol. 17 no 49 junho/2002.p.11-29.
RIBEIRO, C. C.; CENEVIVA, R.; BRITO, M. M. A. Estratificação educacional entre jovens no Brasil: 1960 a 2010. In: ARRETCHE, M. (org.) Trajetórias das desigualdades: como o Brasil mudou nos últimos cinquenta anos. São Paulo: Editora Unesp. 2015, p. 79-108.
SANTOS, Carlos Nelson F.(coord) Quando a rua vira casa: a apropriação de espaços de uso coletivo em um centro de bairro. RJ:Finep/Ibam, 1985. p.21-28.
SEABRA, Odete C.L. Urbanização e Fragmentação. Cotidiano e vida de bairro na metamorfose da cidade em metrópole, a partir das transformações do Bairro do Limão. Livre Docência (Tese) – Geografia/FFLCH/USP, 2003. p. 22-41
SILVA, Maria Abádia da. Do projeto político do Banco Mundial ao projeto político-pedagógico da escola pública brasileira. Cad. CEDES, Campinas, v.23, n. 61, p. 283-301, Dec.2003. Disponível em: . Acesso em 27. 02.19. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622003006100003
VEIGA, Ilma Passos. Inovações e projeto político-pedagógico: Uma relação regulatória ou Emancipatória. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v23n61/a02v2361

Carga Horária:

3 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 120
 
Ministrantes: Simone Scifoni


 
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