Atividade

88912 - Módulo As Pessoas em Projetos

Período da turma: 28/10/2019 a 30/03/2020

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Descrição: GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS
Inclui os processos que organiza, gerencia e lidera o time do projeto. A equipe do projeto se caracteriza pelas pessoas que têm papéis e responsabilidades relacionadas com o projeto a ser gerenciado. Para isso, a disciplina aborda o plano de necessidade de recursos humanos para o projeto, como negociar a disponibilidade das pessoas para o projeto ou fazer recrutamento, como desenvolver as habilidade e competências da equipe e como executar o gerenciamento dessa equipe no dia a dia para atingir os resultados propostos. Inclui temas relacionados à postura dos gerentes de projetos para conseguir lidar com a diversidade do time, bem como às habilidades necessárias ao desenvolvimento das pessoas, tal como o autoconhecimento e o coaching.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BERGAMINI, C. W. Motivação nas organizações. 4.ed. São Paulo: Atlas, [2000?].
DUTRA, J.S. Gestão de Pessoas: Modelo, Processos, Tendências e Perspectivas. São Paulo: Atlas, 2002.
HARVARD BUSINESS REVIEW; Rodriguez, Martius Vicente Rodriguez y, Org. Liderança e motivação Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
LACOMBE, F. J. M. Recursos humanos: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2006.
MAXIMIANO, A. C. A. Administração de Projetos: como transformar ideias em resultados. Ed. 5a. 2014.
MAXIMIANO, A. C. A. Recursos Humanos: estratégia e gestão de pessoas na sociedade global. Rio de Janeiro: LTC, 2014.
PMI. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK). Project Management Institute: 6a edição, 2017.

GERENCIAMENTO DE STAKEHOLDERS
Abrange a identificação dos principais envolvidos ou grupos de interesse para o projeto, o entendimento das expectativas de cada um deles, a avaliação de como eles querem ser envolvidos no projeto e as atividades necessárias para mantê-los como facilitadores para a execução do projeto. Aborda estratégias de gestão das partes interessadas e técnicas para manter o poder das pessoas como influências positivas e agregadoras ao projeto ou no mínimo neutras. Discutem-se boas práticas de mercado e os aprendizados nessa prática.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
MAXIMIANO, A. C. A. Administração de Projetos: como transformar ideias em resultados. Ed. 5a. 2014.
PMI. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK). Project Management Institute: 6a edição, 2017.
TRENTIM, M. H. Managing Stakeholders as clients: sponsorship, partnership, and citizenship. PMI, 2013.


GESTÃO DO CONHECIMENTO EM PROJETOS
Aborda o conceito de Gestão do Conhecimento, discutindo o que é conhecimento e diferenciando de Aprendizagem Organizacional. Discute o fato de a Gestão do Conhecimento ainda ser um desafio para muitas organizações e, em especial naquelas que são projetizadas. Nessa disciplina serão discutidos casos de organizações brasileiras para estimular as reflexões sobre os conhecimentos relevantes, fatores influenciadores e práticas de gestão do conhecimento presentes nas organizações dos próprios participantes.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
HANISCH, B. et al. Knowledge Management in project environments. Journal of Knowledge Management, vol. 13, no. 4, p. 148-160, 2009.
KOSKINEN, K. U.; PIHLANTO, P. Knowledge Management in Project-Based Companies: an Organic Perspective. Hampshire: Palgrave Macmillan, 2008.
LOVE, P. E. et al. Management of Knowledge in Project Environments. Oxford: Elsevier, 2005.
NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. 2.ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
SHINODA, A. C. M. Gestão do Conhecimento em Projetos: um estudo sobre os conhecimentos relevantes, práticas e fatores influenciadores em organizações projetizadas. São Paulo, 2012. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, 2012.
TAKEUCHI, H.; NONAKA, I. Gestão do Conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008.

GERENCIAMENTO DA COMUNICAÇÃO
Essa disciplina aborda um dos temas mais importantes para o gestor de projetos: como fazer a comunicação do projeto. Explica como mapear os principais grupos que estão envolvidos no projeto e a refletir sobre a melhor forma de abordá-los. Inclui também processos que garantem a geração, coleta e distribuição da informação sobre o projeto e que providenciam a identificação acurada dos principais grupos de interesses, o planejamento do conteúdo de informação a ser transmitido, o gerenciamento das expectativas e a geração de relatórios de performance. Por último, serão discutidas quais são as habilidades e recursos necessários para uma boa apresentação do projeto.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CHAVES, L. E., et al. Gerenciamento da comunicação em projetos. Rio de Janeiro, FGV, 2007.
MAXIMIANO, A. C. A. Administração de Projetos: como transformar ideias em resultados. Ed. 5a. 2014.
PMI. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK). Project Management Institute: 6a edição, 2017.
VARGAS, R. V. Gerenciamento de Projetos: Estabelecendo Diferenciais Competitivos. Rio de Janeiro: Brasport, 2000.

GESTÃO DE CONFLITOS
A disciplina aborda temas de conflitos dentro de um projeto e de como fazer a gestão no dia a dia deles. Isso porque qualquer projeto, por sua própria natureza, traz consigo uma lista de conflitos por diversas razões: diferenças em interesses, objetivos e resultados almejados. Muitas vezes, o gestor de projetos é mais conhecido como gestor de conflitos. Ensina habilidades de como lidar com os conflitos, entendendo o porquê eles ocorrem, assim como métodos para analisar os diversos conflitos: suas origens, o ambiente organizacional, e modelos de resolução.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
COHEN, H. Você pode negociar qualquer coisa. 16.ed.. Rio de Janeiro: Record, 2004
David M.; MINTON, John W. Fundamentos da Negociação. Porto Alegre: Bookman, 2002.
MAXIMIANO, A. C. A. Administração de Projetos: como transformar ideias em resultados. Ed. 5a. 2014.
RODRIGUES, J.N.; VIEIRA,L.; COSTA, S.G. Gestão da Mudança. SP: Atlas, 2010.
URY, W. Supere o não: negociando com pessoas difíceis. 3.ed.. Rio de Janeiro: Best Seller, 2005.
WACHWICZ, M. C. Conflito e negociação. IBPEX, 2012
WILLIAMS, M.; PENMAN, D. Atenção Plena: Mindfulness. Rio de Janeiro: Sextante: 2015.
WISINSKI, J. Como resolver conflitos nos trabalho. RJ: Campus, 1993.
WOOD Jr. THOMAZ. Mudança organizacional. 5ªed. SP: Atlas, 2009.

O GERENTE DE PROJETOS
Discute as diferentes competências necessárias ao Gerente de Projetos, com base no IPMA – International Project Management Association. Além disso, aborda os temas de liderança para a gestão de times de projetos, motivação e comprometimento, poder e influência e feedback. A disciplina propõe diferentes ferramentas para promover uma maior conscientização dos interesses e competências dos participantes, de forma a ampliar seu autoconhecimento.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
IPMA – International Project Management Association. IPMA Competence Baseline. Disponível para download em: https://www.ipma.world/individuals/standard/.
MAXIMIANO, A. C. A. Administração de Projetos: como transformar ideias em resultados. Ed. 5a. 2014.
PINTO, Jeffrey K., KHARBANDA, O. P. Successful project managers. New York: Van Nostrand Reinhold, 1995.
PMI. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK). Project Management Institute: 6a edição, 2017.
RABECHINI Jr., Roque, MONTEIRO DE CARVALHO, Marly. Perfil das competências em equipes de projetos. RAE Eletrônica, 2003.

INOVAÇÃO EM GESTÃO DE PROJETO
Define o que é inovação, desmistificando o conceito e mostrando a sua importância para a gestão de projetos. Discute aspectos facilitadores da inovação, exemplificando por meio de casos reais em empresas. Apresenta diferentes modelos relacionados ao tema, tais como: business model generation (BMG), lean startup e design thinking. Traz modelos inovadores em gestão de projetos para serem debatidos e analisados (exemplo: Dragon Dreaming).
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
Brown, T. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.
OSTERWALDER, Alexander. Business Model Generation - Inovação em Modelos de Negócios: um manual para visionários, inovadores e revolucionários. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011.
RIES, E. A startup enxuta: como os empreendedores atuais utilizam a inovação contínua para criar empresas extremamente bem-sucedidas. São Paulo: Lua de Papel, 2012.
VIANA, M., VIANNA, Y., ADLER, I. K., LUCENA, B. F., RUSSO, B. Design Thinking: Inovação em negócios. 2011. Disponível em: www.livrodesignthinking.com.br

TÓPICOS ESPECIAIS: AVALIAÇÕES E ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Elaboração e Acompanhamento das Provas EaD (as provas são realizadas um dia após a finalização de cada aula); Acompanhamento dos alunos: indicação de materiais complementares (slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia, eventos, reportagens, entre outros); esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo (caso os alunos ainda tenham dúvidas acadêmicas, estas serão encaminhadas para o professor e depois repassadas ao aluno); TalkShow: ferramenta utilizada durante as aulas (ao vivo) para pergunta ao Professor via Skype. Os questionamentos são respondidos em tempo real pelo professor; Chat: ferramenta utilizada durante as aulas (ao vivo) para pergunta ao Professor via Sistema Acadêmico. As perguntas são selecionadas e respondidas após o intervalo da aula ou no último bloco; Câmera Pecege: programa exibido nos intervalos das aulas (2 intervalos de 10minutos), com temas relacionados ao curso.

Carga Horária:

100 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 2000
 
Ministrantes: Ana Carolina Messias Shinoda
Antonio Cesar Amaru Maximiano
Evaristo Marzabal Neves
Fernando Curi Peres
Gabriela Telles Tamborindeguy Fernandes
Gilberto Tadeu Shinyashiki
João Carlos Boyadjian
Jose Eurico Possebon Cyrino
Marly Teresinha Pereira
Mateus Cecilio Gerolamo
Pedro Carvalho de Mello
Rogerio Ceravolo Calia
Sérgio Pinto Zacarias
Sirley Pereira de Almeida
Victor De La Paz Richarte Martinez


 
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