88882 - Ensino de gramática: reflexões semânticas |
Período da turma: | 27/04/2019 a 29/06/2019
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Descrição: | 1. Ementa:
Concepções de gramática. Ensino de gramática. Documentos oficiais sobre o ensino de língua portuguesa. Análise e reflexão linguística. Descrição, análise e reflexão semântica no ensino de gramática. Elaboração de material didático. 2. Objetivo: Proporcionar um olhar crítico sobre as práticas de ensino de gramática e base teórica para compreender a importância da semântica para o ensino-aprendizagem de língua portuguesa. 3. Conteúdo programático: • Concepções de gramática; • Ensino de gramática; • Orientações oficiais sobre o ensino de língua portuguesa; • Análise e reflexão linguística; • Produção de material didático; • A semântica dos nominais nus e o ensino da marcação de número; • Numerais e a marcação de número; • A semântica dos nominais nus e o ensino de crase; • A semântica e o ensino dos tempos verbais; • A semântica da quantificação nominal e o ensino dos pronomes indefinidos nos anos finais do Ensino Fundamental; • Ferramenta de aprendizagem para ensino de semântica; • A semântica de Frege e o ensino de Coesão. 4. Metodologia: Aula expositiva, discussão de textos, resolução de exercícios e atividades supervisionadas.de leitura. 5. Sistema de Avaliação: Para ser aprovado o aluno tem que finalizar o curso com no mínimo 75 % de frequência. 6. Bibliografia: ANTUNES, Irandé. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola Editorial, 2007. ______________. Gramática contextualizada: limpando o ‘pó das ideias simples’. São Paulo: Parábola Editorial, 2014. _______________. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. AVERBUCK, L. Expressão verbal escrita de alunos do primeiro ciclo da UFRGS: A estrutura do parágrafo e processos de pensamento lógico. Cadernos de pesquisa 26. Fundação Carlos Chagas, 1975. Bechara, Evanildo. Ensino da gramática. Opressão? Liberdade?. 4 ed. São Paulo: Ática, 1989. (Princípios; 26). ________________. Gramática escolar da língua portuguesa.2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010. _________________. Moderna gramática portuguesa. 38. Ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015. BELINE, R. Língua e Variação. In.: FIORIN, J. Linguística? O que é isso?. São Paulo: Contexto, 2013. BEZERRA, Maria Auxiliadora.; REINALDO, Maria Augusta. Análise linguística: afinal a que se refere? São Paulo: Cortez, 2013. BIDERMAN, Maria Tereza. O conhecimento, a terminologia e o dicionário. Ciência e Cultura. São Paulo, v. 58, n. 2, p. 35-37. 2006. BORGES NETO, José. Gramática e Lógica. Revista da ABRALIN, v.15, n.1, p. 121-138, jan./jun. 2016. BRANDÃO, Carlos. Repensando a pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense. 1999. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação, 2018. Disponível em: < BRITTO, Luiz Percival Leme. A sombra do caos: ensino de língua X tradição gramatical. Campinas: ALB/Mercado de Letras, 1997. BUNZEN, Clecio; MENDONÇA, Márcia. Org. Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. CAMPOS, Elísia Paixão de. Por um novo ensino de gramática: orientações didáticas e sugestões de atividades. Goiânia: Cânone editorial, 2014. CASTILHO, A.T.de. Nova Gramática do Português brasileiro.1. ed., 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2012. CHIERCHIA, Gennaro. Semântica. Campinas: Editora da UNICAMP, 2003. DOETJES, Jenny. Count/mass distinctions across languages. 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Carga Horária: |
45 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 50 | ||||
Ministrantes: |
Ana Lucia de Paula Muller Juliana Vignado Nascimento Lucas Blaud Ciola Luiz Fernando Ferreira Marcela Martins de Freitas Nize da Rocha Santos Paraguassú Martins Rivanildo da Silva Borges |
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