Atividade

88708 - Psicologia Analítica de Carl Jung, Religiosidade e Fenômenos Anômalos: revisitando a história e explorando relações

Período da turma: 08/05/2019 a 09/10/2019

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Descrição: Os campos da Psicologia da Religião e da Psicologia Anomalística têm em suas raízes históricas fortes influências da vida e obra de Carl Gustav Jung. Envolvido com a problemática religiosa desde o começo de sua vida, Jung esteve profundamente interessado no estudo das religiões, fenômenos psíquicos, eventos de sincronicidade, alquimia, gnosticismo, tradições e filosofias espirituais do oriente, mitologia e crenças de povos em contextos culturais distintos. Também, autores clássicos da psicologia que se envolveram com as pesquisas psíquicas e estudos da religiosidade, como William James, Theodore Flournoy, Pierre Janet e Frederic Myers aparecem como influências na construção da Psicologia Analítica. Assim, é de se notar que temas como religiosidade e fenômenos anômalos são muitos caros à própria constituição da teoria e prática junguiana. No entanto, profissionais com referencial junguiano e interessados nos temas de psicologia da religião e psicologia anomalística muitas vezes carecem de um espaço focado na exploração e discussão desses temas. Portanto, esse curso visa promover o estudo e reflexão da compreensão junguiana sobre os temas supracitados e das possíveis relações entre religiosidade, experiências anômalas e a Psicologia Analítica, bem como suas implicações na atualidade.

Aula um – Introdução à compreensão da religião na vida e obra de C.G. Jung a partir de uma perspectiva histórica;
MAIN, R. (2006). Religion. In: Papadopoulos, R. K. (Ed.). The handbook of junguian psychology: theory, practice and applications. England: Routledge, pp. 296-323.
Complementar: JUNG, C. G. (2012). A autonomia do Inconsciente. In: JUNG, C. G. Psicologia e religião, vol. 11/1, 10ª ed. Petropolis: Vozes, 160 p.

Aula dois – Definições fundamentais e desenvolvimentos da Psicologia junguiana da religião;
XAVIER, M. (2006). O conceito de religiosidade em C. G. Jung. Psico, 37(2), pp. 183-189.
MAIN, R. (2006). Religion. In: Papadopoulos, R. K. (Ed.). The handbook of junguian psychology: theory, practice and applications. England: Routledge, pp. 296-323.
Complementar: MENDES, A.; FREITAS, L. V. (2004) Religião e Participação Neste Mundo. Junguiana. 22, pp. 25-32.

Aula três – Psicoterapia e religião;
FRANZ, M. L. (2011). A dimensão religiosa da análise. In: FRANZ, M. L. Psicoterapia, 3ª ed. São Paulo: Paulus.
Complementar: JUNG, C. G. (2011). Relações entre a psicoterapia e a direção espiritual. In: JUNG, C. G. Escritos diversos: (dos volumes 10 e 11), vol. 11/6, 2ª ed. Petrópolis: Vozes.
JUNG, C. G. (2013). Símbolos e interpretação dos sonhos (A função dos símbolos religiosos). In: JUNG, C. G. A vida simbólica, vol. 18/1, 7ª ed. Petrópolis: Vozes.

Aula quatro – Psicologia, alquimia e religião: uma compreensão simbólica;
EDINGER, E. Anatomia da Psique. SP: Cultrix, 1990.
Complementar: VON FRANZ, M. Alquimia: Introduçao ao Simbolismo e a Psicologia. SP: Cultrix, 1985.
VON FRANZ, M. A Alquimia e a Imaginação Ativa. SP: Cultrix, 1998.
HILLMAN, J. Psicologia Alquímica. Petrópolis: Vozes, 2011.

Aula cinco –Jung e os pioneiros da psicologia subliminal;
MIRANDA, P. (2015). Taking possession of a heritage: psychologies of the subliminal and their pioneers. International Journal of Junguian Studies, 8(1).
Complementar: RESENDE, P. H. C. (2016). Os efeitos de The varieties of religious experience sobre a obra de C. G. Jung (cap. 5). In: Os efeitos da teoria de William James sobre a obra de Carl Gustav Jung: a psicologia da experiência religiosa, Dissertação (mestrado), São João Del Rei: Universidade Federal de São João Del Rei.

Aula seis – Jung e a pesquisa dos fenômenos mediúnicos;
SHAMDASANI, S. (2015). ‘S.W.’ and C.G. Jung: mediumship, psychiatry and serial exemplarity. History of Psychiatry, 26(3), pp. 288-302.
Complementar: MARALDI, E. O. (2011). Jung e as experiências mediúnicas. Junguiana, 29(1), pp. 29-39.

Aula sete – Sincronicidade e experiências anômalas (parte 1);
STORM, L. (2008). Synchronicity, causality, and acausality. In L. Storm (Ed.), Synchronicity: Multiple perspectives on meaningful coincidence. Pari, Italy: Pari Publishing, pp. 153-174.
Complementar: MAIN, R. (2014). The cultural significance of synchronicity for Jung and Pauli. Journal of Analytical Psychology, 59, pp. 174-180.

Aula oito – Sincronicidade e experiências anômalas (parte 2);
STORM, L. (2008). Synchronicity, causality, and acausality. In L. Storm (Ed.), Synchronicity: Multiple perspectives on meaningful coincidence. Pari, Italy: Pari Publishing, pp. 153-174.
Complementar: MAIN, R. (2014). The cultural significance of synchronicity for Jung and Pauli. Journal of Analytical Psychology, 59, pp. 174-180.

Carga Horária:

60 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Fatima Regina Machado
Mateus Donia Martinez
Ricardo Assarice dos Santos
Wellington Zangari


 
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