88655 - Módulo – Tópicos de Marketing |
Período da turma: | 15/10/2019 a 14/04/2020
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Descrição: | Gestão Financeira em Marketing
O valor do dinheiro; Juros: simples, compostos e aplicações; Correção Monetária e Inflação; VPL, Payback e TIR; Avaliação de Investimentos; Substituição e Reposição de Equipamentos; Fluxos de Caixa; Análise de sensibilidade; ROI: Retorno do Investimento em Marketing. Avaliação do desempenho e retorno de uma Campanha de Marketing. Marketing de Baixa Renda O consumidor de baixa renda; Percepção de valor de consumidores de baixa renda; Estratégias de marketing aplicadas à baixa renda. Marketing de Luxo O universo do luxo; O objeto do luxo e as características do produto de luxo; Fatores que influenciam o consumo de luxo; Tipos de mercados de luxo; As estratégias das marcas de luxo. Marketing de Relacionamento Conceitos fundamentais do marketing de relacionamento; Modelos de relacionamento; Tecnologias aplicadas ao marketing de relacionamento; Contexto B2B; Contexto B2C; Tendências e estudos futuros. Marketing Social e Ambiental O Marketing e a responsabilidade social; marketing verde; Marketing e inclusão social. Métodos Quantitativos em Marketing Introdução à análise quantitativa em marketing; Dificuldades de análise e como contorná-las; Abordagens, métodos e técnicas de análise quantitativa; Amostragem e inferência estatística; Aplicações de técnicas estatísticas para a tomada de decisão em marketing. Negociação em Marketing Gestão de conflitos; Estilos de resolução conflitos; Estratégias de negociação; Harvard – negociação por princípios; Conceitos fundamentais – ZOPA Poder, BATNA; Concessões; Principais erros em negociação; Como planejar uma negociação, Comunicação em negociação; Emoções nas negociações; O modelo dos sete elementos; Táticas em negociação; Negociação em Marketing: alianças estratégicas, compras, vendas e as características de um bom negociador. Marketing Digital Introdução ao marketing digital (a economia e o marketing digital); A revolução digital e a ruptura do comportamento de compra; Os ambientes do marketing digital; Marketing de conteúdo; Marketing nas mídias sociais; Marketing viral; Marketing móvel; Pesquisa e publicidade online; Principais canais e estratégias de marketing digital; Novas tecnologias; Monitoramento e medição; Aspectos de segurança, éticos e legais. Planejamento e público alvo de uma campanha de Marketing Digital Canais de conversão de mídia social (ferramentas web) que o público alvo costuma utilizar, definição dos objetivos e recursos financeiros, Desenvolvimento de um Plano de Marketing Digital, Definição de Ações e Estratégias, analise os pontos fracos, fortes, oportunidades, ameaças (SWOT) e a concorrência, Cronograma de Execução da Campanha de Marketing Digital, Identifique como serão medidos os resultados para análise e otimização. Visual Merchandising e Experiência de Compra A história do varejo e do visual merchandising; O que é visual merchandising; Técnicas de visual merchandising; Tipos de varejo com loja, sem loja, adequação dos serviços; Psicologia do espaço; Produção de vitrine, produção do produto, produção do ambiente PDV, teoria das cores; Técnicas de exposição, tipos de mobiliário, tipos de manequins e displays. Conteúdo Atrativo para o Digital Como produzir conteúdo que convertem?; Planejamento estratégico para produção de conteúdo; Engajamento e visibilidade; Marketing de conteúdo; Como identificar conteúdos atrativos para seu cliente; Como tornar seu conteúdo mais atrativo?; O que é visual content?; Por que conteúdos visuais são importantes?; Ferramentas e aplicativos (cases e apresentação prática do conteúdo). Marketing de Mídias Sociais Evolução das mídias sociais; O planejamento de marketing em mídias sociais; Controle da eficácia de marketing nas mídias sociais. Indicadores de desempenho, KPI e Analytics no Marketing Digital Como entender os indicadores de desempenho de marketing digital?; O que são métricas? O que são KPIs?; Outros indicadores de desempenho importantes (indicadores de vendas, Indicadores para empresas SaaS, Indicadores de suporte e etc); Objetivos e metas / Definição de metas; Análise de dados (web analytics); Análise e interpretação dos dados e resultados; Como usar as métricas para promover mudanças; Aplicação no Google Analytics; Como definir os KPIs do Google Analytics?; Ferramentas e aplicativos (cases e apresentação prática do conteúdo). Tópicos Especiais: Avaliações, Atividades Complementares Elaboração e Acompanhamento das Provas EaD (as provas são realizadas um dia após a finalização de cada aula); Acompanhamento dos alunos: indicação de materiais complementares (slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia, eventos, reportagens, entre outros); esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo (caso os alunos ainda tenham dúvidas acadêmicas, estas serão encaminhadas para o professor e depois repassadas ao aluno); TalkShow: ferramenta utilizada durante as aulas (ao vivo) para pergunta ao Professor via Skype. Os questionamentos são respondidos em tempo real pelo professor; Chat: ferramenta utilizada durante as aulas (ao vivo) para pergunta ao Professor via Sistema Acadêmico. As perguntas são selecionadas e respondidas após o intervalo da aula ou no último bloco; Câmera Pecege: programa exibido nos intervalos das aulas (2 intervalos de 10minutos), com temas relacionados ao curso. BIBLIOGRAFIA BUSSAB, W. O. & MORETTIN, P. Estatística Aplicada. São Paulo, Atual, 5a. Edição, 2002. HOFFMANN, R. Estatística para Economistas. 2ª edição. São Paulo, Pioneira, 1991. ACKOFF, R. L. & SASIENI, M. W. Pesquisa Operacional. Livros Técnicos e Científicos e EDUSP. Rio de Janeiro, 1979 EHRLICH, P. J. Pesquisa Operacional - curso introdutório. Editora Atlas. São Paulo, 1988 ASSAF NETO, A. Finanças corporativas e valor. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2006. ASSAF NETO, A.; LIMA, F.G. Curso de administração financeira. São Paulo : Atlas, 2009. ASSAF, N. M. Mercado Financeiro. São Paulo, Editora Atlas. 2001. BRIGHAM, E.F.; HOUSTON, J.F. Fundamentos da moderna administração financeira. Rio de Janeiro : Elsevier, 1999 – 10ª Reimpressão. FORTUNA, E. Mercado financeiro: produtos e serviços. 13. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark Ed., 1999. ABDERRAHMANE, D. B.. Le droit allemand des conditions généra-les des contrats dans les ventes comerciales franco-allemandes, Paris, Li-brairie Générale, 1985. ALMEIDA, C. F. de. Os direitos do consumidores, Coimbra, Alme-dina, 1982, 360p. ALPA, G. e BESSONE, M. Tecnica e controllo dei contratti standard, Milão, Maggiore, 1984. ARRUDA, Alvim. Código de Defesa do Consumidor, Revista dos Tribunais, 2ª edição, 1994. Comentários ao Código de Proteção do Consumidor, Coordenador Juare de Oli-veira, Saraiva, 1991. Código Brasileiro do Consumidor, Comentário pelos autores do Anteprojeto, Forense Universitária, 3ª edição, 1994. ADOLPHO, C. Os 8 Ps do Marketing Digital. São Paulo: Novatec, 2011. GABRIEL, M. Marketing na Era Digital. São Paulo: Novatec, 2010. TORRES, C. A Bíblia do Marketing Digital. São Paulo: Novatec, 2009. GABRIEL, M. Marketing na Era Digital. São Paulo: Novatec, 2010. WEINBERG, T. As Novas Regras Da Comunidade: Marketing Na Midia Social. São Paulo: Alta Books, 2012 TORRES, C. A Bíblia do Marketing Digital. São Paulo: Novatec, 2009. SCOTT, David Meerman; MENDONÇA, José Eduardo. Marketing e Comunicação na Era Digital. 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GRÖNROOS, C.. Marketing: gerenciamento e serviços. 2 ed. São Paulo: Campus, 2000. GUMMESSON, E.. Marketing de Relacionamento: gerenciamento de marketing, estratégia de relacionamento e abordagens de CRM para a economia de rede. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2005. KOTLER, Phillip. Marketing para o século XXI: como criar, conquistar e manter mercados. São Paulo: Ediouro, 2009 D'ANDREA, Rafael; CÔNSOLI, Matheus Alberto. Trade Marketing. Estratégias de Distribuição e Execução de Vendas. São Paulo: Atlas, 2010. SALOMON, Michael. O Comportamento do Consumidor: Comprando, Possuindo e Sendo. 11ed. São Paulo: Bookman, 2016. PRAHALAD, C.K. A riqueza na base da pirâmide: como erradicar a pobreza com o lucro. Porto Alegre: Bookman, 2005. KOTLER, Phillip. Marketing para o século XXI: como criar, conquistar e manter mercados. São Paulo: Ediouro, 2009 SALOMON, Michael. O Comportamento do Consumidor: Comprando, Possuindo e Sendo. 11ed. São Paulo: Bookman, 2016. LIPOVETSKY, G.; ROUX, E., MACHADO, M. L. O luxo eterno. S„o Paulo: Cia das Letras, 2003 HOOLEY, G. J.; SAUNDERS, J. A.; PIERCY, N. F. EstratÈgia de marketing e posicionamento competitivo. S„o Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. SALOMON, Michael. O Comportamento do Consumidor: Comprando, Possuindo e Sendo. 11ed. São Paulo: Bookman, 2016. KOTLER, Phillip. Marketing para o século XXI: como criar, conquistar e manter mercados. São Paulo: Ediouro, 2009 MCLARAN, P.; SAREN, M.; STERN, B.; TADAJEWSKI, M. The SAGE Handbook of Marketing Theory. SAGE Publications: Thousand Oaks, 2013 |
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Carga Horária: |
110 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 700 | ||||
Ministrantes: |
Alexandre Assaf Neto Ana Paula Sena Talavera Daiane Aparecida Fausto Daniel Godoy Zanco Eleonora Mota Diniz Evaristo Marzabal Neves Fernando Curi Peres Francisco Javier Sebastian Mendizabal Alvarez Gustavo Tadeu Testa Reis Jose Eurico Possebon Cyrino Kavita Miadaira Hamza Marly Teresinha Pereira Mateus Canniatti Ponchio Mitsuru Higuchi Yanaze Murillo Feitosa Boccia Pedro Carvalho de Mello Renata Fernandes Galhanone |
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