88649 - Vivências em Desenho |
Período da turma: | 13/03/2019 a 08/05/2019
|
||||
|
|||||
Descrição: | * Ementa: Estas vivências no MAC USP pretendem lidar com a linguagem do desenho de uma forma leve e descontraída, introduzindo um diálogo sobre a especificidade da linguagem do desenho através de sua relação com a história da arte e com o fazer artístico. Será oferecido ao participante a oportunidade de experimentar o ato de desenhar por meio de diferentes técnicas e recursos expressivos. Com isso esperarmos ampliar as possibilidades de uso da linguagem do desenho motivando o grupo a experimentar diversas formas de expressão pessoal com a linha, a forma e o espaço.
* Programa: Possibilitar ao idoso frequentador da vivência uma aproximação com a linguagem do desenho artístico, rememorando suas experiências vividas em relações à referências contemporânea aliadas à prática e experimentação com o desenho. 1. Apresentar a especificidade da linguagem do desenho através de sua relação com a história da arte, de reflexões sobre a linguagem em si e propostas práticas. 2. Trabalhar com os elementos do desenho: - Linha (luminosidade, densidade, direções e continuidade); - Possibilidades espaciais: significação do espaço com a utilização de diferentes materiais específicos do desenho; - Recursos técnicos e expressivos: carvão (fusain), lápis grafite (H, HB, 3B e 6B), giz pastel seco, tintas (nanquim - com penas de metal e pincel e guache, caneta esferográfica) e suportes (papéis - diversos). 3. Expor a reflexões sobre a linguagem do desenho e sua contextualização histórica a partir de trabalhos do acervo do MAC. 4. Desenho contemporâneo: diferentes formas de pensar o desenho; 5. Reflexão sobre a produção dos alunos, visando o encaminhamento de suas pesquisas pessoais. * Bibliografia: ARANHA, Carmen Sylvia Guimarães. Exercícios do olhar: conhecimento e visualidade. São Paulo: Editora Unesp, 2008. GOMBRICH, E. A imagem e o olho. São Paulo: Ed. Alianza Forma. ______. Arte e Ilusão. São Paulo: Martins Fontes, 1987. HOCKNEY, David. O conhecimento secreto: redescobrindo as técnicas perdidas dos grandes mestres. São Paulo: Cosac & Naify, 2001. 296p. KANDINSKY, Wassily. Curso da Bauhaus. Arte e Comunicação. Lisboa, 1987. ______. Ponto linha plano: contribuição para a analise dos elementos picturais. São Paulo: Martins Fontes, 1970. ______. Do espiritual na arte. Cabral, A. (Trad.). São Paulo: Martins Fontes, 1990. JAKOBSON, Roman. Lingüística e comunicação. Trad. I. Blinkstein e José P. Paes. São Paulo: Cultrix, 1971. MERLEAU-PONTY. O olho e o espírito. São Paulo: Editora abril,1980. (Coleção Os Pensadores, Textos escolhidos). MOLINA, Juan J.G. El concepto de dibujo. In: ______ (Coord.). Las lecciones Del dibujo. Madrid: Ediciones Cátedra, 1995. MOTTA, Flávio. Desenho e Emancipação. In: Desenho Industrial e Comunicação Visual, 1970. (Revista da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP) MUNARI, Bruno. Design e comunicação visual. São Paulo: Martins Fontes, 1979. 374 p. ______. Das coisas nascem coisas, Lisboa: Edições 70, 1981. NICOLAU, E. C. A Filosofia pelo Desenho ou um livro sem citações. São Paulo: COM-ARTE, 2011. ______. Desenhar: pensamento, expressão e linguagem. 2010. 111 f. Dissertação (Mestrado). Programa Interunidades em Estética e História da Arte, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B2JlJhcdo2xCRXZISUMzbzRaWXM/view>. Acesso em: 21 jan. 2016. MUNARI, Bruno. Design e comunicação visual. São Paulo: Martins Fontes, 1979. 374 p. ______. Das coisas nascem coisas, Lisboa: Edições 70, 1981. PHILADELFIA MUSEUM OF ART, NY. Thinking is Form: The Drawing of Joseph Beuys. PAZ, O. Marcel Duchamp ou o Castelo da Pureza. São Paulo: Perspectiva,1977. |
||||
Carga Horária: |
24 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 15 | ||||
Ministrantes: |
Evandro Carlos Nicolau |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |