88647 - Imprimir a Própria História - Atelier de Gravura |
Período da turma: | 01/10/2019 a 19/11/2019
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Descrição: | * Ementa: O curso explora o acervo de gravuras do MAC presente nas exposições em curso no Museu. Propõe a fruição das obras e a prática artística focada na xilogravura. Os participantes conhecem a história da xilogravura, os materiais específicos e exploram a técnica. Os artistas gravadores e as suas poéticas são apresentados em diálogo por meio de documentários, imagens em livros, power point etc.. As histórias da vida cotidiana, recordações significativas, além do repertório pessoal em artes visuais e o acervo do museu são norteadores para a experimentação do desenho, a intervenção na matriz de madeira, além do processo de entintar, de imprimir etc.. Os participantes são estimulados a desenvolver um percurso de criação pessoal. Está prevista uma visita do grupo ao ateliê de gravura – Piratininga, na Vila Madalena.
* Programa: 1ª. Aula – Apresentação do curso, visita às gravuras presentes nas exposições em curso no MAC USP; destaque para os expressionistas expostos na mostra Visões da Arte no acervo do MAC 1900- 2000 (Kathe Kolwittz, Karl Shimidth-Rotluff, Lasar Segall, Paul Klee, etc.); e para os artistas mestres da gravura no Brasil tais como Oswaldo Goeldi, Evandro Carlos Jardim, J. Borges e outros possivelmente expostos; breve apresentação da técnica e dos materiais concernentes; 2ª. aula –Apresentar as técnicas e os materiais a partir da experimentação. Definir a aquisição compartilhada dos materiais – goivas, papel arroz, lixas e madeiras. Apresentar matrizes para gravura em relevo; preparar a madeira, observar, perceber e sentir seus sulcos, cavar, aprofundá-los; entintar; imprimir; experimentar as goivas em U e V; fazer as provas (introduzir as nomenclaturas usuais da xilogravura – P.A., P.E., P. I.). 3ª. aula – Visitar artistas contemporâneos participantes de outras mostras. Continuar a experimentação da técnica; apresentar a história da Xilogravura. Explorar a técnica da monotipia, como contraponto à gravura em relevo. 4º. Aula – Explorar a construção de carimbos por meio de diversos materiais (legumes, eva, etc.). Apresentar a série Carimbos, 1977-78, da artista Carmela Gross. Organizar a visita ao Ateliê de Gravuras – Piratininga. 5ª. Aula - Visita ao Ateliê de gravuras – Piratininga, no bairro Vila Madalena. 6ª. Aula – Apresentar e explorar as facas e formões; orientar o uso das ferramentas, a conservação, a afiação das goivas, facas e formões, etc.. Observar e comentar as produções dos participantes em diálogo. Observar os trabalhos de artistas que trabalham de forma coletiva (Flávia Ribeiro e Cristina Rogozinski, entre outros). 7ª. Aula – Propor um trabalho de criação a partir do resgate de memórias, recordações dos participantes de forma expressiva por meio de desenhos, poemas, narrativas, afim de criar um jogo da memória por meio da impressão das matrizes, em duplicata. 8ª Aula – Finalizar o conjunto de impressões de um detalhe da história de cada um, observar e comentar as produções, sortear entre todos um jogo da memória produzido pelo grupo. Avaliação final. * Bibliografia: ARAÚJO, Olívio Tavares de. A gravura de Lívio Abramo. São Paulo: Instituto Tomie Ohtake, 2006. BUTI, Marco. Meios tradicionais na gravura Contemporânea Brasileira in Caixa de Cultura Gravura: história e técnica/ Concepção Itaú Cultural. Núcleo de Projetos educativos. Apresentação Ricardo Ribenboim, Flávia Aidar. São Paulo: Itaú Cultural, 2002. (Programa Multiplicador Caixa Cultural) CARDOSO, Cleiri . Xilo Tipo impressões: Estampas brasileiras contemporâneas, São Paulo: SESC Pompéia, 2007-2008. FREITAS, Douglas. Carimbos, 1977-1978 in Carmela Gross. São Paulo: Chácara Lane e Capela do Morumbi, São Paulo: Secretaria da Cultura e Museu da Cidade, setembro – abril, 2017. GOELDI, Lani. O ateliê de Oswaldo Goeldi – Experiências gravadas. São Paulo: MAM, junho – agosto, 2012. KATZ, Renina. Entrevista. in Caixa de Cultura Gravura: história e técnica/ Concepção Itaú Cultural. Núcleo de Projetos educativos. Apresentação Ricardo Ribenboim, Flávia Aidar. São Paulo: Itaú Cultural, 2002. (Programa Multiplicador Caixa Cultural) MESQUITA, Tiago. Flávia Ribeiro e Cristina Rogozinski - Paisagens. São Paulo: Estação Pinacoteca - Pinacoteca do Estado de SP, abril – junho, 2008. NAVES, Rodrigo. Goeldi, São Paulo: Cosac&Naif, 1999. PEDREIRA, Renina Katz e equipe. Arnaldo Pedroso D’Horta – desenhos, incisões, xilogravuras. São Paulo: Centro Cultural São Paulo, 1983. PEDREIRA, Renina Katz e equipe. Lívio Abramo - Xilogravuras. São Paulo: Centro Cultural São Paulo, 1983. RAMOS, Nuno. Ensaio Geral. São Paulo: Globo, 2007. RIBEIRO, Noemi. Oswaldo Goeldi: mestre visionário. São Paulo: SESI, 1996. PENTEADO, José Otávio - A arte de J. Borges – do Cordel à xilogravura. Curitiba: Museu Oscar Niemeyer, fevereiro – maio, 2008. VENANCIO FILHO, Paulo. Oswaldo Goeldi – sombria luz, São Paulo: MAM, jun - agosto, 2012. Documentários e entrevistas: Gravuras e gravadores – Aspectos da cultura brasileira https://www.youtube.com/watch?v=N5zX7JqilSI O elogio da Xilo, Haroldo de Campos https://www.youtube.com/watch?v=THeVQdId-kI Entrevista com J. Borges http://g1.globo.com/jornal-hoje/videos/t/edicoes/v/veja- no-jh- planta-africana- e-nova- aposta-de- cientistas-no- combate-as- drogas/3731009/ |
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Carga Horária: |
24 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 15 | ||||
Ministrantes: |
Maria Angela Serri Francoio |
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