88634 - Módulo - Gestão de Marketing |
Período da turma: | 14/04/2020 a 27/10/2020
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Descrição: | Canais de Marketing
Canais de marketing: conceitos básicos e complementares; Canais de marketing e redes de valor; O papel dos canais de marketing; Projeto e planejamento de canais; Decisões de gerenciamento de canais; Integração de canais e sistemas; Conflitos, cooperação e concorrência. Gestão Estratégica da Comunicação Ambiente de negócio; Níveis e processo de comunicação; Comunicação administrativa; Comunicação institucional; Comunicação mercadológica; Comunicação digital; Comunicação em espaços públicos; Gestão da comunicação integrada; Momentos da medição e métricas. Conceitos do sistema do marketing e comunicação; Planejamento da comunicação estabelecendo os objetivos da comunicação; Orçamento da comunicação; Avaliação da eficácia da comunicação; Planejamento da força de vendas; Promoção de vendas; Gerenciamento da comunicação. Fundamentos teóricos da comunicação humana; Comunicação interpessoal no ambiente da organização; A comunicação para o processo de planejamento estratégico; Tipos de comunicação; Comunicação organizacional; Comunicação enquanto processo; Comunicação interpessoal e barreiras na comunicação; Comunicação social e comunicação mediada pela tecnologia; Comunicação e consumo na sociedade contemporânea; Gestão da comunicação. Endomarketing e Gestão de Pessoas Evolução dos conceitos de recursos humanos e endomarketing; Dinâmica do mercado de trabalho no mundo globalizado; O novo cenário competitivo e o novo trabalhador; O RH e os desafios da atualidade; Gestão integrada de recursos humanos; Abordagens na gestão de pessoas; Passos para implementação de um processo de endomarketing; Estratégias de Endomarketing; Processo de remuneração por competências; Sistema de gestão por competências como meio para inserção do endomarketing; Avaliação de desempenho como ferramenta de gestão; Retenção de talentos; Comunicação integrada e treinamento no endomarketing; Desenvolvimento de pessoas: necessidade no endomarketing. Estratégia de Branding Construção da identidade; Posicionamento e reposicionamento de marcas; Missão, visão e valores da marca; Cultura organizacional e o planejamento estratégico da marca; Branding aplicado; Brand equity e avaliação de marcas. Estratégia de Preços Planejamento da estratégia de preços; Objetivos e estratégias de precificação; Táticas de precificação; Psicologia dos preços; Tendências na gestão de preços. Estratégia e Marketing de Produtos Conceitos-chave sobre estratégia de produto; Produto e o ambiente de negócios; Consumidores e outras peças fundamentais para elaborar estratégia de produto; Mix de marketing e a estratégia de produto; Branding; Desenvolvimento e lançamento de novos produtos. Dimensionamento da demanda e do potencial de mercado para produtos; Identificação e análise da concorrência em produtos; Gestão do mix de produtos Gestão de Vendas Conceitos básicos em vendas; Equipe de vendas; Motivação e treinamento de vendas; Promoção de vendas; Venda pessoal e venda de massas; Planejamento de estratégia de vendas. Gestão do Esforço de Marketing Análise, planejamento e implementação da gestão de marketing; Controle de marketing; Marketing de Varejo e Serviços Varejo e serviços no Brasil; Decisões estratégicas de varejo e serviços; Decisões táticas de varejo e serviços; Gestão de varejo e serviços. Marketing Estratégico de Redes Network e redes de valor; Cadeia de valor; Gestão de marketing em redes de valor. Neuromarketing Processos cerebrais do comportamento humano e do consumo; Neurociências aplicada ao marketing; Métodos e técnicas de pesquisa em neurociências; Comportamento do consumidor e a contribuição das neurociências. Relações Públicas Relações públicas e seu papel na gestão da comunicação integrada; Relações com os públicos internos, externos e mistos; Legislação e ética em relações públicas; Estratégias de relações públicas. SEO O que é SEO? Por que usar SEO? Metodologia de SEO. SEO Estratégico. Diferença entre SEO e Links Patrocinados (SEM). Fatores on-page e off-page. Critérios on-page. Otimização de sites. Tráfego gratuito e qualificado. Conversões. Posições nos motores de busca. Experiência do Usuário (UX) O que é UX? Por que a preocupação com UX é importante? Design de Interação. Análise - Concepção do projeto (Qual o “briefing”?, Inception); Análise – Pesquisa; Análise - Resultados de Pesquisa (Mapas de empatia, Personas, Jornadas do usuário, Canvas de proposta de valor). Ideação & Prototipação - Design de Interação. Implementação - UX e demais processos. Tópicos Especiais: Avaliações, Atividades Complementares Elaboração e Acompanhamento das Provas EaD (as provas são realizadas um dia após a finalização de cada aula); Acompanhamento dos alunos: indicação de materiais complementares (slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia, eventos, reportagens, entre outros); esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo (caso os alunos ainda tenham dúvidas acadêmicas, estas serão encaminhadas para o professor e depois repassadas ao aluno); TalkShow: ferramenta utilizada durante as aulas (ao vivo) para pergunta ao Professor via Skype. Os questionamentos são respondidos em tempo real pelo professor; Chat: ferramenta utilizada durante as aulas (ao vivo) para pergunta ao Professor via Sistema Acadêmico. As perguntas são selecionadas e respondidas após o intervalo da aula ou no último bloco; Câmera Pecege: programa exibido nos intervalos das aulas (2 intervalos de 10minutos), com temas relacionados ao curso. BIBLIOGRAFIA ROCHA, A.; FERREIRA, J. B. da ; SILVA, J. F. da. Administração de Marketing. Editora Atlas. São Paulo. Cap 12. 2012. OGDEN, J. R.. Communicão integrada de marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2002 ANDERSON, C.. A Cauda Longa: do mercado de massa para o de nicho. Campus, Rio de Janeiro, 2006. BENKLER, Y.. The wealth of networks: how social production transforms markets and freedom. Yale University Press, Estados Unidos, 2006. KOTLER, P.; KELLER, K. L.. Administração de marketing. Prentice Hall. 14ª ed. 2012. Cap 17 - 19 JENKINS, H.. Cultura da convergência. São Paulo, Aleph, 2006. JOHNSON, S.. Cultura da Interface. Rio de Janeiro, Zahar, 2001. TAPSCOTT, D.; WILLIAMS, A. D.. Wikinomics: Como a Colaboração em Massa Pode Mudar o Seu Negócio. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 2007. CHIAVENATTO, I.. Gestão de Pessoas - o novo papel de Recursos Humanos. São Paulo, Ed. Campos, 1999. FISCHER, A. L.. A constituição do Modelo Competitivo de Gestão de Pessoas no Brasil - Um estudo sobre as empresas consideradas exemplares - Tese defendida junto à FEA/USP. FLEURY, M. T. L. e FISCHER, R. M.. Relações de trabalho e políticas de gestão: uma história das questões atuais, RAUSP, vol. 27, nº 4 - out/dez FLEURY, A.; FLEURY, M. T. L.. Estratégias Empresariais e Formação de Competências. São Paulo, Atlas, 2000. BEKIN, S. F.. Endomarketing: como praticá-lo com sucesso. Prentice Hall. São Paulo. 2003. HOOLEY, G.; PIERCY, N. F.; NICOULAUD, B.. Estratégias de Marketing e Posicionamento Competitivo. Pearson. 4ª ed. São Paulo. 2011. Cap 17 OGDEN, James R. Communicão integrada de marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2002 KOTLER, P.; KELLER, K. L.. Administração de marketing. Prentice Hall. 14ª ed. 2012. Cap 22 KOTLER, P.; KELLER, K. L.. Administração de marketing. Prentice Hall. 14ª ed. 2012. Cap 15 COUGHLAN, A. T.; ANDERSON, E.; STERN, L. W.; EL-ANSARY, A. I.. Canais de marketing. Editora Pearson. 7ª ed. São Paulo. 2011. ROSENBLOOM, Bert. Canais de marketing: uma visão gerencial. Atlas, 2002. ANGELO, C. F.; GIANDRANDE, V.. Marketing de Relacionamento no Varejo. Programa de Administração de Varejo. Editora Saint Paul Institute of Finance. São Paulo. 2007. BERNARDINO, E. C.; PACANOWSKI, M.; KHOURY, N.; REIS, U.. Marketing de Varejo. FGV Editora. 4ª ed. São Paulo. 2011. GIULIANI, A. C.; SPERS, V. R. E.. Varejo e Serviços Responsabilidade Social Sustentabilidade. Ottoni Editora. Piracicaba. 2010. KOTLER, P.; KELLER, K. L.. Administração de marketing. Prentice Hall. 14ª ed. 2012. Cap 13 e 16. MATTAR, F. N.. Administração de Varejo. Editora Campus Elsevier. Rio de Janeiro. 2011. PREDEBON, J.; ZOGBI, E.. Inovação no varejo: o que faz o lojista criativo. Editora Atlas. São Paulo. 2005. TORELLA, J.. Branding no Varejo: estratégia e gestão. Edições Inteligentes. São Paulo. 2004. KOTLER, P.. Administração do Marketing. Prentice Hall. 12ª ed. 2012. Cap 13. KOTLER, P.; KELLER, K. L.. Administração de marketing. Prentice Hall. 14ª ed. 2012. Cap 14. ROCHA, A.; FERREIRA, J. B. da ; SILVA, J. F. da. Administração de Marketing. Editora Atlas. São Paulo. 2012. Cap 10. URDAN, F. T.; URDAN, A. T.. Gestão do composto de marketing. Editora Atlas. 2ª ed. São Paulo. 2013. Cap 8 - 9. KOTLER, P.. Administração do Marketing. Prentice Hall. 12ª ed. 2012. Cap 15. KOTLER, P.; KELLER, K. L.. Administração de marketing. Prentice Hall. 12ª ed. Cap 22 KOTLER, P.; ASMSTRONG, G.. Princípios de Marketing. Prentice Hall. 12ª ed. São Paulo. 2007. Cap 2. FARRIS, Paul W. et al. Métricas de Marketing. Bookman, 2013. KELLER, K.; MACHADO, M. Gestão Estratégica de Marcas. São Paulo: Pearson, 2006. KOTLER, P.. Administração do Marketing. Prentice Hall. 12ª ed. 2012. Cap 8-11. AAKER, David A. Marcas: brand equity: gerenciando o valor da marca. Gulf Professional Publishing, 1998. ANDRADE, C.T.S. Psicosociologia das Relações Públicas. São Paulo: Loyola, 1989. BOTAN, Carl; HAZLETON, Vicent. Public Relations Theory. New Jersey, Lawrence E. Associates, 1989. CORRADO, F. A Força da Comunicação: quem não se comunica. São Paulo: Makron, 1994. KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. Summus editorial, 2003. CHURCHILL, Gilbert A.; PETER, Paul J. Marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, 2000; KOTLER, P.; KELLER, K. Administração de Marketing: a bíblia do marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2007. KOTLER, Philip. Marketing para o Século XXI. Futura, 2000. ROSS, Stephen A.; WESTERFIELD, Randolph W.; JAFFE, Jeffrey F. (Colab.). Administração financeira. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2007. KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. SAUAIA, Antonio Carlos Aidar. Laboratório de gestão: simulador organizacional, jogo de empresas e pesquisa aplicada. Editora Manole, 2015. KOTLER, P.; KELLER, K. L.. Administração de marketing. Prentice Hall. 14ª ed. 2012. Cap 17 - 19 ZURAWICKI, Leon. Neuromarketing: Exploring the brain of the consumer. Springer Science & Business Media, 2010. DOOLEY, Roger. Brainfluence: 100 ways to persuade and convince consumers with neuromarketing. John Wiley & Sons, 2011. AS CASAS; A. L.. Administração de Vendas. Atlas. São Paulo. 2005. KOTLER, P.; KELLER, K. L.. Administração de marketing. Prentice Hall. 14ª ed. 2012. Cap 18 FUTRELL, C. M. Vendas: Fundamentos e Novas Práticas de Gestão. Editora Saraiva. 7ª ed. 2003 NEVES, M. F.; CASTRO, L. T. e. Administração de Vendas: planejamento, estratégia e gestão. Atlas. São Paulo. 2005 ROMEO, R. Vendas B2B: como negociar e vender em mercados complexos e competitivos. São Paulo. 2007. STANTON, W. J.; SPIRO, R. Administração de Vendas. 10ª ed. Rio de Janeiro. 2000. SZULCSEWSKI, C. J.; TEJON, J. L.. Administração Estratégica de Vendas e Canais de Distribuição. Atlas. São Paulo. 2002 |
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Carga Horária: |
130 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 600 | ||||
Ministrantes: |
Alexandre Assaf Neto Carlos Alberto Zem Carlos Eduardo Lourenço Daiane Aparecida Fausto Evaristo Marzabal Neves Fátima Cador Jinnyat Fernando Curi Peres Francisco Javier Sebastian Mendizabal Alvarez José Glimovaldo Lupoli Junior Luis Felipe Magalhães de Morais Marcos Roberto Luppe Marly Teresinha Pereira Mitsuru Higuchi Yanaze Otávio Bandeira de Lamônica Freire Pedro Carvalho de Mello Thiago Lima Salgado Valéria de Siqueira Castro Lopes Vanessa Clarizia Marchesin Vânia Bueno Cury |
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