88182 - Empreendedorismo e Ambiente Empreendedor |
Período da turma: | 23/11/2019 a 04/04/2020
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Descrição: | ANÁLISE DO AMBIENTE MACROECONÔMICO NACIONAL
OBJETIVO: A disciplina objetiva introduzir conceitos básicos para a análise do ambiente macroeconômico em que as empresas estão inseridas. Aborda a análise e determinação das principais variáveis macroeconômicas: crescimento econômico, desemprego, inflação, taxa de juros, entre outras, a relação entre elas e como elas afetam o ambiente econômico empresarial. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: • Os Agregados Macroeconômicos: Mensurando a Economia • Crescimento Economico • Desemprego • Inflação e Cambio • Taxa de Juros BIBLIOGRAFIA BLANCHARD, Olivier. Macroeconomia. 4. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2008. BACHA, Carlos J. C. Macroeconomia Aplicada à Análise da Economia Brasileira. São Paulo: EDUSP, 2004. BRANSON, W. H. Macroeconomic: theory and policy. 3rd ed. New York: Harper & Row, Publishers, 1989. GESTÃO EMPRESARIAL E ESTRATÉGIA COMPETITIVA OBJETIVO: Apresentar as principais teorias da área de Estratégia Competitiva, enfatizando os aspectos relativos à formulação e à implementação da estratégia. Discutir o processo administrativo. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO : • A Administração das organizações - definindo a administração • Papéis e habilidades do executivo • O processo administrativo: planejamento, organização, direção, controle • As áreas funcionais da organização • Competitividade – Globalização e ambiente competitivo • O processo de tomada de decisão estratégica • Estratégia – a estratégia como processo de seleção entre alternativas de atuação da empresa visando ao aumento de sua competitividade • Análise Ambiental: análise do ambiente externo, modelo das forças competitivas • Análise dos objetivos e desenvolvimento ou manutenção dos valores e critérios de identificação da empresa no presente e no futuro • Análise de Competências Essenciais e Critérios Competitivos: discussão do conceito de competências e sua influência para as decisões estratégicas da empresa • Implementação de Estratégias BIBLIOGRAFIA BLAU, Peter M.; SCOTT, W. R. Organizações Formais: uma abordagem comparativa. São Paulo: Atlas, 1979. BATEMAN, T. S.; SNELL S. A. Administração: construindo vantagem competitiva. São Paulo: Atlas: 1998. DAFT, R.L. Administração. São Paulo: Cengage, 2009. OLIVEIRA, D.P.R. Estrategia Empresarial e Vantagem Competitiva: Como Estabelecer, Implementar E Avaliar. Atlas. 2010. MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safari De Estratégia. Editora Bookman, 2010. WERBACH, A. Estrategia Para Sustentabilidade. Editora Campus. 2010. LUECKE, R. Estratégia. HARVARD BUSINESS ESSENTIALS. Editora Record. 2008. JOHNSON, G. SCHOLES, K.; WHITTINGTON, R. Explorando a Estrategia Corporativa. Editora Bookman. 2007. PORTER, M. Estrategia Competitiva. Editora Campus. 2005. KIM, W. C.; MAUBORGNE, R. A Estrategia Do Oceano Azul. Editora Campus. 2005. CARVALHO, M.M., LAURINDO, F. J. B. Estratégia Competitiva: dos conceitos à implementação. São Paulo: Editora Atlas, p.227, 2007. KAPLAN, R.; NORTON, D.P.Organizaçao Orientada Para A Estratégia. Editora Campus. 2000. TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO E NOVOS MODELOS DE GESTÃO A disciplina visa proporcionar a compreensão a respeito do ambiente organizacional e da evolução histórica das teorias administrativas. Busca descrever as principais contribuições teóricas e práticas para a formação e evolução do pensamento administrativo e suas interligações, permitindo que o aluno consiga visualizar a adequação das diferentes abordagens às diferentes situações organizacionais. Discute os novos modelos de gestão e as tendências no conhecimento administrativo. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO : • Os precursores da Ciência da Administração • Escola Clássica • Escola de RH • Abordagem contingencial • Escola da qualidade • Novos paradigmas • Novos modelos gerenciais • Novas competências BIBLIOGRAFIA : 1 - MAXIMIANO, Antônio César A. Teoria geral da administração. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. 2 - DAFT, Richard. Administração. 6. ed. São Paulo: Thomson, 2007. AKTOUF, O. A Administração entre a tradição e a renovação. São Paulo: Atlas, 1996. CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Campus, 2000. HALL, R. Organizações: estrutura e processos. Prentice-Hall do Brasil, 1984. MAXIMIANO. A. C. A. Teoria Geral da administração: da escola científica à competitividade em economia globalizada. São Paulo: Atlas, 1997. MORGAN, G. Imagens da organização. São Paulo: Atlas, 1996. MINTZBERG, H. Criando Organizações eficazes. São Paulo: Atlas, 1995. MOTTA, F.; VASCONCELOS, I. F. F. Teoria Geral da Administração. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. SOBRAL, F.; PECI, A. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson, 2008. WREN, D. A.Idéias de administração - O pensamento clássico. São Paulo: Atica, 2007. WREN, D. A.Idéias de administração - O pensamento moderno. São Paulo: Atica, 2007. EMPREENDEDORISMO DE NEGÓCIO E GESTÃO EMPREENDEDORA OBJETIVO: A disciplina tem como objetivo analisar conceitos de empreendedorismo, características, tipos e habilidades do empreendedor, gestão empreendedora. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - Conceitos de Empreendedorismo e Empreendedor; - Características, tipos e habilidades do empreendedor; - Gestão Empreendedora; - Criação de empresas; - Viabilidade, risco e lucro; BIBLIOGRAFIA Baron e Shane: Empreendedorismo: uma visão do processo (EVP), Ed. Thomson, 2006 DOLABELA, F. Oficina do empreendedor. São Paulo: Cultura, 1999. DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2001. CULTURA E COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR OBJETIVO: A disciplina tem como objetivo analisar como a cultura e o comportamento organizacional pode levar ao empreendedorismo e como estas características do próprio empreendedor promovem o empreendedorismo na organização. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - Cultura e comportamento organizacional - Cultura do empreendedor e Cultura empreendedora - Comportamento do empreendedor e comportamento empreendedor BIBLIOGRAFIA Baron e Shane: Empreendedorismo: uma visão do processo (EVP), Ed. Thomson, 2006 DOLABELA, F. Oficina do empreendedor. São Paulo: Cultura, 1999. DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2001.. EMPREENDEDORES BRASILEIROS OBJETIVO: A disciplina tem como objetivo analisar a história dos principais empreendedores brasileiros, proporcionando ampla discussão sobre as características destes empreendedores, suas estratégias, seus fracassos e vitórias. Investigar, entender e internalizar a ação empreendedora, concentrando nos seguintes processos: auto-conhecimento, perfil do empreendedor. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Empreendedores brasileiros: Mauá, Chateubriand, Antonio Ermírio de Moraes, entre outros. BIBLIOGRAFIA BRITO, Francisco. Empreendedores brasileiros: vivendo e aprendendo com grandes nomes. Rio de Janeiro: Campus, 2003. MARCOVITCH, J. Empreendedores Brasileiros. São Paulo: Edusp, 2002. Baron e Shane: Empreendedorismo: uma visão do processo (EVP), Ed. Thomson, 2006 DOLABELA, F. Oficina do empreendedor. São Paulo: Cultura, 1999. DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2001. BRIDI, João Vitor; SOUZA, Ozinil Martins de. Empreendedorismo. Indaial: Editora ASSELVI, 2005. DOLABELA, Fernando. Oficina do empreendedor. São Paulo: Cultura, 1999. DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2001. SACHS, Ignacy. Desenvolvimento humano, trabalho decente e o futuro dos empreendedores de pequeno porte. Rio de Janeiro: SEBRAE, 2002 DESIGN THINKING E CRIATIVIDADE NOS NEGÓCIOS OBJETIVO: Discutir o conceito e a metodologia de Design Thinking e os principais conceitos e práticas da criatividade nos negócios. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Metodologia de Design (Design Thinking). Criatividade Geração de alternativas. Prototipagem de conceitos e validação de ideias por meio de feedback de usuários. Refinamento e Comunicação da Ideia BIBLIOGRAFIA BROWN, T. Design thinking: Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias; Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.OSTERWALDER, A; PIGNEUR, Y. Inovação Em Modelos de Negócios Business Model Generation; New Jersey: Alta Books, 2010.VIANNA ET AL. Design thinking. Disponível em: http://livrodesignthinking.com.br/; Rio de Janeiro: MJV Press, 2012. ENFOQUE SISTÊMICO E PROCESSO DECISÓRIO OBJETIVO: A disciplina tem como objetivo desenvolver o conceito de enfoque sistêmico nas organizações, permitindo a compreensão da inter-relação entre os sistemas, em ambiente competitivos internacionais. Introduz as principais teorias e modelos sistêmicos em administração, capacitando o aluno na solução de problemas gerenciais utilizando a visão sistêmica e as metodologias sistêmicas. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Abordagem clássica versus abordagem sistêmica Teoria Geral dos Sistemas na Administração Fundamentos da Organização como Sistemas Metodologias Sistêmicas e o processo decisório Apreciação crítica da Teoria dos Sistemas BIBLIOGRAFIA BEER, S. The Heart of the Enterprise, John Wiley & Sons, 1979. BEER, S. Diagnosing the systems for organizations, John Wiley & Sons, 1985. BERTALANFFY, L. v. Teoria Geral dos Sistemas, Editora Vozes, 1975. CHECKLAND, P., Systems Thinking Systems Practice, Wiley, Chichester,1981. CHECKLAND, P. SCHOLES, J., Soft Systems Methodology in Action, Wiley, Chichester, 1990. CHURCHMAN, W. Introdução à Teoria dos Sistemas, Editora Vozes, 1968. |
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Carga Horária: |
48 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 50 | ||||
Ministrantes: |
Alexandre Chibebe Nicolella André Lucirton Costa Gilberto Tadeu Shinyashiki João Henrique Paulino Pires Eustachio Luciana Oranges Cezarino Omar Sacilotto Donaires Simone Vasconcelos Ribeiro Galina |
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