87942 - Inglês para Leitura – Nível II |
Período da turma: | 12/03/2019 a 25/06/2019
|
||||
|
|||||
Descrição: | Apresentação do curso
Este curso dá continuidade ao nível I, com o aprofundamento da compreensão de elementos argumentativos, descritivos e narrativos de textos acadêmicos e não acadêmicos. Também são abordados o estudo e interpretação das subdivisões de textos acadêmicos, como abstracts e artigos de pesquisa. Docente Responsável Profa. Dra. Luciana Carvalho Fonseca Nº USP 3637340 Ministrante(s) Profa. Ms Ana Sílvia CiamponeFerreira Público- alvo Alunos que já cursaram o nível Inglês para Leitura de Textos em Inglês, nível 1, até dois anos antes do primeiro semestre de 2019. Carga horária 30horas / semestre Modalidade ( x ) Presencial ( ) Semi-presencial ( ) A distância Período de oferecimento 1º / 2019 Objetivos Gerais Compreender textos de sua área acadêmica e/ou profissional, selecionando e interpretando informações de acordo com o objetivo proposto (compreensão geral, específica ou detalhada). Objetivos Específicos Revisar os conteúdos abordados no nível anterior (nível I), tais como estratégias de leitura, aspectos linguísticos, percepção crítica do texto, ensino de vocabulário, enfocando, em especial, os textos acadêmicos em nível de complexidade maior. Selecionar e interpretar conteúdo detalhado em textos acadêmicos, jornalísticos e de divulgação científica. Justificativa Assim como o nível 1, o programa do curso de leitura nível 2 busca atender à demanda que alunos da graduação e pós-graduação têm na vida acadêmica: leitura , resumo e reflexão sobre textos acadêmicos, revistas internacionais e artigos de divulgação científica. Conteúdo Programático - Revisão das principais estratégias de leitura, estudadas no Nível I: antecipação de conteúdo, inferência de termos desconhecidos, identificação de palavras repetidas e palavras-chave, uso do contexto, dicas tipográficas e seleção de elementos importantes na leitura. - Aprofundamento do estudo de palavras de ligação e suas funções retóricas em textos de natureza descritiva, argumentativa e narrativa. - Estudo de estratégias argumentativas para interpretação de teses e argumentos em textos de gêneros acadêmico e jornalístico. - Noções de estrutura organizacional de textos, enfocando, em especial, abstracts e relatos de pesquisa. - Aprofundamento de tempos verbais para interpretação de narrativas em gêneros acadêmicos. Metodologia O curso apoia-se na metodologia do ensino de inglês para fins específicos, com foco em necessidades específicas dos alunos e com ênfase no uso comunicativo da língua, em estratégias de leitura e aspectos léxico-gramaticais e discursivos pertinentes para a habilidade de leitura. Avaliação O aluno será avaliado de forma contínua por meio de: - Trabalhos desenvolvidos em sala e em casa. - Provas individuais. Critérios para aprovação A média final será a somatória das notas obtidas. A nota mínima para aprovação no curso é 7,0. Frequência mínima 75% frequência Oferecimento 3ª feira das 12 às 14 horas Número de vagas por turma 30 vagas por grupo Pré-Requisitos Ter cursado o Curso Leitura de Textos em Inglês Nível 1 e obtido média mínima para aprovação (7,0), até dois anos antes do oferecimento do nível 2. Teste de Nível Não há Bibliografia AMORIM, J. O. & SZABÓ, A. LONGMAN gramática escolar da língua inglesa: com exercícios e resposta/ consultor pedagógico. São Paulo: Longman, 2004. AZAR, B. S.Understanding and Using English Grammar. Third Edition. New York: Longman, 1999. CAMBRIDGE Dictionary of American English for speakers of Portuguese. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2005. MURPHY, Raymond. English Grammar in Use. Cambridge University Press, 1994. PASSWORD English Dictionary for Speakers of Portuguese.São Paulo, Martins Fontes. SWAN, Michael. Practical English Usage.Oxford University Press, 1995. |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 30 | ||||
Ministrantes: |
Ana Sílvia Ciampone Ferreira |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |