87160 - NETP-Estudos de Temas Específicos da Área: Desenvolvimento Humano e Neuropsicologia |
Período da turma: | 02/03/2020 a 26/02/2021
|
||||
|
|||||
Descrição: | Justificativa:
Formar profissionais de saúde, especialistas em Síndromes e Anomalias Craniofaciais, com visão humanista, reflexiva e crítica, qualificados para o exercício da profissão em Psicologia na modalidade de Clínica Psicológica. Ementa: 1. Revisão dos conceitos do desenvolvimento embrionário, da infância, adolescência e maturidade, necessários para a compreensão da ação clínica do profissional de psicologia. 2. Descrição do Modelo Neuropsicológico envolvendo os sistemas de modularidade, a organização cerebral e as funções motora, perceptual, da linguagem, memória, atencional e executivas. Objetivos: 1. Aprofundar e atualizar conhecimentos técnico-científicos nas áreas do desenvolvimento humano de natureza cognitiva, emocional e social; Possibilitar a transposição de conceitos de desenvolvimento para a prática profissional na área de psicologia clínica. 2. Aprofundar e atualizar conhecimentos técnico-científicos em neuropsicologia, à prática profissional clínica direcionada à capacitação de profissionais da área;Refletir sobre o papel do neuropsicólogo na equipe interdisciplinar. Conteúdo Programático: 1. Introdução: Conceito e Modelos Teóricos de Neurodesenvolvimento; Maturação e Aprendizagem. Desenvolvimento Cognitivo e Neuropsicomotor: Pré-natal; Peri-natal (RN); 1ª Infância (Pré-escolar); 2ª Infância (Fase Escolar); Adolescência, Adulto e Idoso. 2. Neuropsicólogo e o paciente; Função Atencional e de Memória; Funções Executivas e Linguagem; Praxias e Visuoconstrução; Cognição Social. Metodologia: Os alunos participarão ativamente no desenvolvimento da disciplina, devendo selecionar artigos científicos e casos que estejam relacionados ao Programa e sejam de interesse do grupo, os quais serão apresentados em forma de seminário, para discussão. Os artigos científicos relacionados aos casos em discussão serão previamente selecionados com orientações dos professores/preceptores. A apresentação terá finalidade de aperfeiçoar a capacidade de análise e de didática dos alunos. Procedimentos de Avaliação: Os alunos serão estimulados a participar dos debates e os apresentadores receberão feedback, pelos próprios pares, finalizando-se com sugestões que levem ao aperfeiçoamento do seu desempenho. Serão atribuídas pelos professores notas quanto à apresentação de trabalho. Bibliografia: ABRISQUETA-GOMEZ, J. E SANTOS, F.H. Reabilitação Neuropsicológica: da teoria à prática. P.Alegre: Artes Médicas, 2006. ANDRADE, V.M.; SANTOS, F.H. E BUENO, O.F.A. Neuropsicologia Hoje. P.Alegre: Artes Médicas, 2004. BEE, H. A Criança em Desenvolvimento, no Brasil, pela ARTMED, 2003, 9ª ed CIASCA, S.M. (org) Distúrbio de Aprendizagem: proposta de avaliação interdisciplinary. SP:Casa do psicólogo, 2003. DESSEN, M.A. e COSTA JUNIOR, A.L. A Ciência do Desenvolvimento Humano: tendências atuais e perspectivas futuras. P.Alegre:Artmed, 2005. FONSECA, V. da Cognição, Neuropsicologia e Aprendizagem. SP:Vozes, 2007. GIL, R. Neuropsicologia. SP:Santos, 2002. LEFRANÇOIS, G.R. Teorias da Aprendizagem. Cengage Learning. 2008. LURIA, A.R., LEONTIEV, L. e VYGOTSKY, L.S.. Bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. Ed. Moraes, 1991. MALLOY-DINIZ, L.F et al. Avaliação Neuropsicológica. P.Alegre:Artmed, 2010. STENBERG, R.J. Psicologia Cognitiva. P.Alegre:Artmed, 2000. VYGOTSKY, L.S. Pensamento e linguagem. SP: Martins Fontes, 1987. |
||||
Carga Horária: |
240 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 1 | ||||
Ministrantes: |
Maria Cecilia Muniz Pimentel Maria de Lourdes Merighi Tabaquim Mariani da Costa Ribas |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |