87144 - NETE-Ética, bioética e organização de serviços de Enfermagem |
Período da turma: | 02/03/2020 a 26/02/2021
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Descrição: | Detalhamento:
Ementa: A disciplina pretende oferecer introdução a alguns dos principais temas e problemas dos fundamentos éticos – filosóficos. O Conflito ético e as situações de vida e morte, estimulando atitude reflexiva perante. Explicitação dos fundamentos da Ética e Bioética, Código de Ética dos profissionais de Enfermagem, bem como estudo de situações éticas e o modo de ação. Planejamento geral acerca do funcionamento e Organização de Serviços de Enfermagem (área física, equipamentos e legislação) e tecnologia de saúde. Objetivos: 1- Analisar e refletir sobre os princípios ético-filosóficos relacionados com a Profissão de Enfermagem, bem como situações éticas emergidas do cotidiano profissional. 2- Discutir o código de Ética dos Profissionais da Enfermagem e Lei do Exercício profissional. 3- Discutir a organização hospitalar e do Serviço de Enfermagem. Conteúdo Programático: 1- A Ética e Bioética na Enfermagem. 2- A Ética, moral, valores, vontade, autonomia, liberdade. 3- Responsabilidades e verdade, respeito e reciprocidade. 4- Ética Profissional e Lei do Exercício dos Profissionais de Enfermagem. 5- Declaração Universal dos Direitos Humanos. 6- Planejamento e Organização Hospitalar e do Serviço de Enfermagem. 7- Modelos gerenciais e Gestão de Qualidade. Relações de trabalho e o gerenciamento de qualidade dos Serviços Metodologia de Ensino: Aulas expositivas – dialogadas, dinâmicas interativas com apoio de recursos de vídeos e textos impressos. Seminários e estudos de casos que visam a introdução e o desenvolvimento do programa. Procedimentos de Avaliação: Somatória das notas atribuídas para cada uma das atividades. - Elaboração e apresentação de seminário. - Participação nos debates. - Freqüência. ALMEIDA, F.A.; SABATÉS, A.L. (orgs) Enfermagem pediátrica: a criança, o adolescente e sua família no hospital. Barueri,/SP: Manole, 2008. 421 p. ANDRADE, M. M. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação: 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010. ANJOS, M. F.; SIQUEIRA, J. E (orgs) Bioética no Brasil: tendências e perspectivas. Aparecida, SP: Idéias & Letras, 2007. BRASIL. Ministério da Saúde. Humaniza SUS: política nacional de humanização - documento base para gestores e trabalhadores do SUS. - Brasília: Ministério da Saúde, 2004. BRUNNER, L S; SUDDARTH, D S. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica. 9º Ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009. CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM, Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, 1993. CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM, Principais Legislações para o Exercício da Enfermagem. São Paulo, 1996. DEMO, P. Pesquisa Participante: saber pensar e intervir juntos. Brasília: Líber Livro. 2004. 140p. (Série Pesquisa em Educação, v.8). DEMO,P. Saber pensar. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2001. GARRAFA, V. & MELLO, D. R. 7 PORTO, D. Bioética e Vigilância Sanitária. Brasília: Anvisa, 2007. GRACIANO, M. I. G.; TAVANO, L. D.; BACHEGA, M. I. Aspectos psicossociais da reabilitação. In: TRINDADE, I. E. K.; SILVA FILHO, O. G. (Org.). Fissuras labiopalatinas: uma abordagem interdisciplinar. São Paulo: Editora Santos, 2007. p.311-333. GRIGOLLI, A.A.G. Metodologia do Trabalho Científico e Recursos Informacionais na Área da Saúde. São Paulo: editora Santos, 2008. 208p. GUYTON, A . C.; HALL, J. E. Tratado de Fisiologia Médica. 10. ed. Guanabara Koogan, 2002 HARAD, M. de J.C.S. (orgs) Gestão em enfermagem: Ferramenta para a prática segura. COREN –SP/ São Caetano do Sul: Yendis – 2011. HORTA, W. Processo de Enfermagem. São Paulo: EPU, 1979. LOBIONDO-WOOD, G. & HABER, J. Pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação crítica e utilização. 4.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000. MALAGUTTI, W. Bioética e Enfermagem: controvérsias desafios e conquistas. Rio de Janeiro: Rubio, 2007. MINAYO, M. C. S. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: _______. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 7 ed. Petrópolis: Vozes. 1994. p. 9-29 (Temas sociais). MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento. 9. ed. São Paulo: ABRASCO-HUCITEC, 2006. MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 9ª ed. Ver. E melhorada. São Paulo: Hucitec, 2006. OGUISSO, T.; Zoboli, E. (orgs) Ética e bioética: desafios para a enfermagem e a saúde. Barueri – SP: Manole 2012. OGUISSO, T, SCHMIDT, M. J. O exercício da enfermagem: uma abordagem ético-legal. São Paulo: LTR, 1999. PADILHA, KG.; VATTIMO, M. F.F.; SILVA, SC.; KIMURA, M. Enfermagem em UTI: cuidando do paciente crítico. Barueri, SP: Manole, 2010. PEDREIRA, M da L G.; HARASA, M.de J C S. (org) Enfermagem dia a dia: Segurança do Paciente. São Caetano do Sul/SP: Yendis, 2009. 214p. PEREIRA, M G. Epidemiologia Teórica e Prática, 3ª Reimpressão, Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2000. POLIT, D., HUNGLER, B. Fundamentos de pesquisa em enfermagem. 3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002. SALES, P. R. Gestão de ambiente: responsabilidade de todos; benefícios e segurança para todos. Rev. Home Care Brasil 2008;16:2:12-3. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. HOSPITAL DE REABILITAÇÃO DE ANOMALIAS CRANIOFACIAIS. Guia de orientação para elaboração de monografia, dissertação e tese. Bauru: Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, Universidade de São Paulo, 2003. |
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Carga Horária: |
36 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 4 | ||||
Ministrantes: |
Maria Irene Bachega |
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