87021 - Metodologia Científica |
Período da turma: | 11/03/2019 a 17/06/2019
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Descrição: | A) Objetivos O aluno tem o objetivo de reciclar e atualizar os conhecimentos na área de pesquisa. Os alunos regulares terão que assistir às aulas e das demais atividades da disciplina com a elaboração de um projeto de pesquisa próprio. B) Programa Resumido A disciplina de Metodologia científica preocupa-se em iniciar o aluno de graduação na lógica do método científico. Para tanto se utiliza dinâmicas pedagógicas que possibilitam aos alunos vivenciarem as diferentes fases de uma pesquisa, desde a pesquisa bibliográfica, passando por um experimento clínico, interpretado por meio do método estatístico, chegando-se a redação e apresentação de um trabalho. Quatro diferentes módulos teóricos são desenvolvidos: um conceitual (História da Ciência e das Universidades, etc.), outro sobre técnicas de pesquisa bibliográfica, um terceiro sobre bioestatística e um quarto sobre informática e seu uso em Odontologia. C) Conteúdo 1. Introdução 2. A pesquisa como produção de conhecimento ou de respostas, através de procedimentos sistematizados. 3. Noções e importância do método. 4. Considerações sobre a elaboração e comunicação do conhecimento científico. Relação da produção do conhecimento científico e o contexto histórico. 5. A pesquisa. Noções gerais. Conceito. Etapas do processo de pesquisa. 6. Tipos de pesquisa. 7. Importância da delimitação e formulação do problema de pesquisa. 8. Importância do planejamento. 9. A definição de hipóteses. 10. Estudo das variáveis. 11. A coleta de dados. 12. Apresentação dos dados. 13. Análise dos dados. 14. Tratamento estatístico dos dados coletados. 15. Interpretação dos dados. 16. A divulgação da pesquisa. 17. Organização, funcionamento e uso da biblioteca. 18. Levantamento bibliográfico - fichamento bibliográfico. 19. O relatório de pesquisa - seções do relatório de pesquisa. 20. A pesquisa teórica X pesquisa empírica. 21. A determinação histórica na produção do conhecimento. 22. A neutralidade científica. 23. O papel da ciência na sociedade atual. 24 Universidade e a pesquisa 25 A pesquisa na Odontologia 26 Instituições de fomento à pesquisa 27 Elaboração de pôster D) Atividades Assistir as aulas e participar das demais atividades da disciplina com a elaboração de um projeto de pesquisa próprio. E) Critérios de Avaliação A mesma avaliação a ser aplicada para aos alunos regulares da graduação e elaboração de um projeto de pesquisa própria. Freqüência mínima de 85% (oitenta e cinco por cento). F) Bibliografias Ash VA. Metodologia da investigação científica. Globo, 1973. Associação brasileira de normas técnicas: normalização da documentação no Brasil. Edição. atualizada pela Comissão de Estudos de Documentação CB-14. Rio de Janeiro; 1978. Selltiz C, et al. Métodos de pesquisa nas relações sociais. São Paulo: Herder; 1972. Cajal SRY. Regras e conselhos sobre investigação científica. Rio de Janeiro: Zelio Valverde e Edit. Científica. Carrara SR. Regras e conceptos sobre la investigacion científica. Cervo AL, Bervian PA. Metodologia científica. Rio de Janeiro: McGraw-Hill do Brasil Ltda, 1976. Ferraz TA. Pesquisa bibliográfica em ciências biológicas. São Paulo: Nacional;1972, 90p. Goode WS, Hatt PK. Métodos em pesquisa social. São Paulo: Nacional; 1972. Huisman D, Vergez A. Curso moderno de filosofia freitas bastos, 1974. Lavand LJ. Linguagem e ética. ensaios. Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Paraná: Editora Universitária. Nogueira O. Pesquisa social. São Paulo: nacional; 1973. Novah Moraes J, Correa Neto A. Metodização da pesquisa científica. São Paulo: Edigraf; 1970. Pierson, D. Teoria e pesquisa em sociologia. 12ª. ed. São Paulo: Melhoramentos, , 1970. Pourchet Campos MA. A docência e a investigação científica. São Paulo; 1963. Rey, L. Como redigir trabalhos científicos para publicação em revistas médicas e biológicas. Editora da USP, São Paulo: EDUSP; 1972. Rey L. Como redigir trabalhos científicos. São Paulo: EDUSP; 1972. Russel B. A perspectiva científica. 8ª edição. São Paulo: Nacional; 1969. Silva MR. A Evolução do pensamento científico Hacitec, São Paulo: São Paulo; 1972. |
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Carga Horária: |
60 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 3 | ||||
Ministrantes: |
Maria Gabriela Haye Biazevic |
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