86518 - Orientação Profissional e de Carreira IX |
Período da turma: | 08/03/2019 a 06/12/2019
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Descrição: | Programa completo com ementa e referência bibliográfica:
I - objetivo e público alvo Objetivos: • Formar orientadores profissionais, com conhecimento teórico e técnico consistentes; • Dar bases teóricas e experiências práticas que possibilitem ao aluno desenvolver projetos próprios em Orientação Profissional e de Carreira. Público Alvo: Psicólogos II - número de vagas e critério de seleção Número de vagas: 16 vagas Critérios de seleção: A seleção será realizada por uma prova de conhecimentos básicos da área de Orientação Profissional e Psicologia Social eliminatória, a bibliografia a ser exigida será divulgada aos interessados pela internet. A prova valerá de 0 a 10 pontos e será composta por questões dissertativas. Serão convocados para entrevista aqueles que na prova de conhecimentos tenham obtido nota maior ou igual a 7,0. A nota da prova de conhecimentos básicos será somada a obtida na entrevista. Será divulgada lista classificatória e convocados para início do curso as 16 maiores notas. III - requisitos e procedimento de inscrição Requisitos de seleção: O aluno deve ter concluído o curso graduação em Psicologia. Procedimentos de inscrição: A inscrição será realizada em período a ser determinado no Serviço de Orientação Profissional do IPUSP. A bibliografia básica da seleção, o período de inscrição, a divulgação da classificação e informações sobre procedimento de matrícula será divulgada pela internet no endereço do IPUSP. IV - programa CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E DE CARREIRA Objetivos: • Formar orientadores profissionais, com conhecimento teórico e técnico consistentes; • Dar bases teóricas e experiências práticas que possibilitem ao aluno desenvolver projetos próprios em Orientação Profissional e de Carreira. Módulo 1 – Introdução a Orientação Profissional clinica individual e de grupo Docente : Prof. Marcelo Afonso Ribeiro Objetivos: 1- Dar ao aluno subsídios teóricos que embasem o atendimento clínico; 2- Desenvolver a capacidade diagnóstica dos alunos. Horário: Sextas-feiras das 8 às 12 horas ( março a junho) Programa: a- O que é trabalho? b- Introdução à Psicossociologia do trabalho c- Mudanças de paradigmas no mundo do trabalho d- As transformações do mercado de trabalho no Brasil e- Histórico e bases conceituais da Orientação Profissional f- Contribuições da Psicanálise à Orientação g- A estratégia clínica de Rodolfo Bohoslavsky h- O diagnóstico e a entrevista em Orientação Profissional i- As contribuições da teoria Winnicottiana j- Introdução geral às teorias de grupo k- O grupo operativo de Pichón-Riviere l- As concepções psicanalíticas de Kaes Método: Atividades Didáticas : aulas expositivas, seminários e palestras com profissionais convidados. Avaliação: Critérios : trabalho dissertativo individual e avaliação continuada a partir de atividades propostas em classe. Norma de recuperação : Realização de trabalho dissertativo sobre tema a ser definido pelo docente responsável Bibliografia ANTUNES, R. Os Sentidos do Trabalho. São Paulo: Boitempo, 1999a. ANTUNES, R. O mundo precarizado do trabalho e seus significados. Cadernos de Psicologia e do Trabalho, v. 2, n.1, p.55-59, 1999b. BOHOSLAVSKY, R. Orientação Vocacional – a estratégia clínica. Trad. José Maria Valeye Bojart. São Paulo: Martins Fontes, 1982. BOHOSLAVSKY, R. Vocacional - teoria, técnica e ideologia. São Paulo: Cortez, 1983. BUJOLD, C.; GINGRAS, M. Choix professionnel et développement de carrière-théories et recherches. Quebec: Gaëtan Morin, 2000. CARVALHO, M. M. M. J. Orientação Profissional em grupo – teoria e técnica. Campinas: Editorial Psy, 1995. CASTEL, R. As metamorfoses da questão social – uma crônica do salário. Petrópolis: Vozes, 1998. CASTELLS, M. A Sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999 DUBAR, C. A socialização – construção das identidades sociais e profissionais. Porto: Editora Porto, 1997. FERRETTI, C. J. Nova Proposta de Orientação Profissional. São Paulo: Cortez, 1988. FONSECA, A. M. Personalidade, projetos vocacionais e formação pessoal e social. Porto: Porto Editora, 1994. GIDDENS, A.; BAUMAN, Z.; LUHMANN, N.; BECK, U. Las consequencias perversas de la modernidad. Barcelona: Anthropos, 1996. GORZ, A. Adeus ao proletariado – para além do socialismo. Rio de Janeiro: Forense-universitária, 1987. GUICHARD, J.; HUTEAU, M. Psychologie de l örientation . Paris: Dunod, 2001. HARVEY, D. Condição pós-moderna. Trad. Adail Sobral e Maria Stela Gonçalves. São Paulo: Loyola, 1996. LEHMAN, Y. P. Aquisição da identidade vocacional em uma sociedade em crise: dois momentos na escolha da profissão liberal. São Paulo, 1988, 285p. Tese (doutoramento) Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo. LEHMAN, Y. P. O papel do orientador profissional. In: Bock, A . M. B.et. all. A escolha profissional em questão. São Paulo, Casa do Psicólogo, 1995. LEHMAN, Y. P. O processo de Orientação Profissional como um holding na adolescência. In CATAFESTA, I. F. M. (org.) D. W. Winnicott na Universidade de São Paulo. São Paulo, Instituto de Psicologia da USP, 1996. MÜLLER, M. Orientação Vocacional – contribuições clínicas e educacionais. Trad. Margot Fetzner. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986. PICHON-RIVIÉRE, E. O processo grupal. São Paulo: Martins Fontes, 1983. RIBEIRO, M. A. (Org.); MELO-SILVA, L.L. (Org.). Compêndio de Orientação Profissional e de Carreira (Vol. 1): Perspectivas históricas e enfoques teóricos clássicos e modernos. 1. ed. São Paulo-SP: Vetor, 2011. v. 1. 228 p. RIBEIRO, M. A. (Org.); MELO-SILVA, L.L. (Org.). Compêndio de Orientação Profissional e de Carreira (Vol. 2): Enfoques teóricos contemporâneos e modelos de intervenção. 1. ed. São Paulo-SP: Vetor, 2011. v. 1. 220 p. SENNETT, R. A corrosão do caráter – conseqüências pessoais do trabalho no novo capitalismo. São Paulo: Record, 1999. Módulo 2- Prática Supervisionada I Docentes: Débora Amaral Audi Guilherme de Oliveira Silva Fonçatti Marcelo Lábaki Agostinho Maria da Conceição Coropos Uvaldo Objetivos: 1- Proporcionar ao aluno possibilidade de realizar entrevistas diagnósticas com as mais diversas faixas etárias; 2- Proporcionar experiências de atendimento individual e de grupo em Orientação Profissional; 3- Oferecer supervisão dos atendimentos possibilitando a relação teoria-prática, desenvolvendo as competências do aluno para atender adolescentes em processo de escolha. Horário: 14 às 17 horas ( 2 grupos de supervisão). Cada grupo será coordenado por um dos docentes. Estão previstas duas horas semanais para atendimentos em horário a ser combinado. Programa: a- Vivencia didática – proporcionar ao aluno uma reflexão sobre a sua própria carreira; b- Realizar triagens (entrevistas diagnósticas); c- Atendimentos individuais e de grupo supervisionados; d- Discussões e leituras pertinentes ao(s) atendimento(s) realizados. Método: Atividades didáticas : Os alunos serão divididos em 2 grupos de 08 para aulas teóricas e supervisão de casos Atividades do aluno: atendimento(s) individual(is) e de grupo(s) no Serviço de Orientação Profissional do Instituto de Psicologia da USP ( SOP-USP), participação no grupo de supervisão. Avaliação: Critérios: participação no grupo de supervisão, elaboração dos relatórios de atendimento. Critérios de recuperação: trabalho cujo tema será escolhido pelo docente responsável. Bibliografia BOHOSLAVSKY, R. Orientação Vocacional – a estratégia clínica. Trad. José Maria Valeye Bojart. São Paulo: Martins Fontes, 1982. CARVALHO, M. M. M. J. Orientação Profissional em grupo – teoria e técnica. Campinas: Editorial Psy, 1995. LEHMAN, Y. P. O processo de Orientação Profissional como um holding na adolescência. In CATAFESTA, I. F. M. org. D. W. Winnicott na Universidade de São Paulo. São Paulo, Instituto de Psicologia da USP, 1996. LEVENFUS, R. S.; Soares, D. H. P.. (Org.). Orientação Vocacional Ocupacional. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. MÜLLER, M. Orientação Vocacional – contribuições clínicas e educacionais. Trad. Margot Fetzner. Porto Alegre, Artes Médicas, 1986. Módulo 3- Outras abordagens em Orientação Profissional e de Carreira Docente: Prof. Dr. Marcelo Afonso Ribeiro Objetivos: 1- Oferecer ao aluno uma visão ampla do que é realizado em Orientação Profissional; 2- Proporcionar bases teóricas e práticas para o desenvolvimento; de projetos de intervenção em Orientação Profissional nos mais diversos contextos; 3- Introduzir o aluno nas questões relacionadas à inclusão; 4- Apresentar trabalhos realizados com diversas populações com intuito de favorecer a inclusão social. Horário: Sextas-feiras das 8 às 12 horas (agosto à novembro) Programa: a- Bases Históricas da Orientação Profissional e de carreira de adultos b- Definição de Carreira c- Administração de Carreiras d- Competências e saberes – certificação e balanço de competências e- Donald Super: carreira no curso da vida f- As Ancôras de Carreira de Schein g- Teorias Sócio-cognitivas h- O trabalho em grupo em Carreira i- Novos avanços teóricos e técnicos em Orientação de Carreira j- Preparação para aposentadoria k- A inserção pelo trabalho: bases teóricas e legais l- A educação e o processo de inserção m- Experiências com diversas populações: -Orientação Profissional para portadores de necessidades especiais -Orientação Profissional com psicóticos -Orientação Profissional e dependência química -Orientação Profissional de grupos marginalizados -Orientação Profissional transcultural -Orientação profissional e a questão de gênero Método- Atividades didáticas : aulas expositivas, seminários e palestras com profissionais convidados. Avaliação: Critérios: trabalho dissertativo individual Norma de Recuperação: realização de trabalho dissertativo com tema definido pelo docente. Bibliografia: AMARAL, C. M. M. Orientação Profissional: adultos também a procuram. In: BOCK, A.M.B. A Escolha Profissional em Questão. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1995, p. 153-160. BONADIO, A. N. Reabilitação profissional de dependentes químicos: estudo descritivo. Dissertação (mestrado em Psicologia) Universidade Federal de São Paulo, São Paulo. 2006. CATÃO, M. F. F. M. Excluídos sociais em espaços de reclusão: as representações sociais na construção do projeto de vida. 173p. Tese (doutoramento em Psicologia). Universidade de São Paulo, Instituto de Psicologia, São Paulo. 2001. CRUZ, R. M. A formação de orientadores para o (des)emprego ou tudo o que é sólido se desmancha no ar. In: Anais do IV Simpósio Brasileiro de Orientação Vocacional/Ocupacional. São Paulo: Vetor, p. 162, 2001. DEFILLIPI, R. J.; ARTHUR, M.B. Boundaryless contexts and carreers: a competency-basead perpective. In ARTHUR, M.B.; ROUSSEAU, D.M. The Boundaryless Career – A new employment principle for a new organizational era. New York: Oxford University Press, 1996. DUTRA, J. S. Administração de carreiras. São Paulo, Atlas, 1996. LEVINSON, D. J. A conception of adult development. American Psycologist, v. 41, p.3-13, 1996. MCAULIFFE, G. A. constructive developmental perspective on career counseling. Vocational and Career counselling, v. 9,n. 9, p.1-16, 1997. OSIPOW, S. H. Convergence in theories of career choice and development: review and prospects. Journal of Vocational Behavior, v. 36, p. 122-131, 1990. PELLETIER, D.; BUJOLD, C.; NOISEAUX, G. Desenvolvimento vocacional e crescimento pessoal. Petrópolis: Vozes, 1982. SAVIKAS, M. L. Current theoretical issues in vocacional psychology: convergence, divergence and schism. In Handbook of Vocational psychology - theory, research and pratice - 2a edição. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 1995. SCHEIN, E. Career Dynamics: matching individual and organization needs. Massachussets: Addison-Wesley Publishing Company, 1978. SCHEIN, E. Identidade Profissional. Trad. Margarida D. Black. São Paulo: Nobel, 1996. SUPER, D. New Dimensions in adult vocational and career conseling. Columbus, The National Center for Research in Vocational Education, 1985. Módulo 4- Prática Supervisionada II Docentes: Débora Amaral Audi Guilherme de Oliveira Silva Fonçatti Marcelo Lábaki Agostinho Maria da Conceição Coropos Uvaldo Objetivos: 1- Proporcionar ao aluno atender em Orientação de Carreira; 2- Desenvolver as bases teórico-práticas que possibilitem ao aluno planejar e atender adultos e outras populações. Horário: sextas-feiras 14 às 16 horas - 2 grupos de supervisão. ( agosto à novembro). Cada grupo será coordenado por um dos docentes. Estão previstas duas horas semanais para atendimentos em horário a ser combinado. Programa: a- Atendimentos individuais e grupais de adultos em processo de transição de carreira ou aposentadoria b- Conhecer as práticas realizadas com diversas populações (palestras e visitas) c- Planejar e desenvolver projeto de orientação profissional em escola e ONGs Método: Atividades didáticas: aulas teóricas e supervisão de casos em atendimento Atividades do aluno: atendimento individual ou de grupo em orientação de carreira, visitas às instituições para conhecer outras propostas de trabalho. Avaliação: Critérios: relatórios de visita às instituições, relatório de atendimento, participação no grupo de supervisão. Norma de Recuperação: trabalho dissertativo sobre tema escolhido pelos docentes. Bibliografia Demazière, D. & Dubar, C. Trajetórias profissionais e formas identitárias: uma teorização. In N. A. Guimarães & H. Hirata (Orgs.), Desemprego: trajetórias, identidades, mobilizações. São Paulo: SENAC, p. 165-187. 2006. DIAS, M. D. O grupo de planejamento de carreira como um holding no resgate da identidade profissional. São Paulo, 2000, 112 p. Dissertação (mestrado) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo. Uvaldo, M. C. C. Impacto das mudanças no mundo do trabalho sobre a subjetividade: em busca de um modelo de orientação profissional para adultos. São Paulo, 2002, 175p. Dissertação (Mestrado). Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo. Tabela – Carga Horária Professor Carga Horária Marcelo Afonso Ribeiro 144 Débora Amaral Audi 35 Guilherme de Oliveira Silva Fonçatti 35 Maria da Conceição Coropos Uvaldo 35 Marcelo Lábaki Agostinho 35 V - carga horária e duração do curso O curso terá carga horária total de 284 horas VI - freqüência mínima exigida. A freqüência mínima exigida em cada módulo será de 85%. VII - critérios de aprovação. Módulo 1: Avaliação: Critérios: trabalho dissertativo individual e avaliação continuada a partir de atividades propostas em classe. Norma de recuperação: Realização de trabalho dissertativo sobre tema a ser definido pelo docente responsável Módulo 2: Avaliação: Critérios: participação no grupo de supervisão, elaboração dos relatórios de atendimento. Critérios de recuperação: trabalho cujo tema será escolhido pelo docente responsável. Módulo 3: Avaliação: Critérios: trabalho dissertativo individual Norma de Recuperação: realização de trabalho dissertativo com tema definido pelo docente. Módulo 4: Avaliação: Critérios: relatórios de visita às instituições, relatório de atendimento, participação no grupo de supervisão. Norma de Recuperação: trabalho dissertativo sobre tema escolhido pelos docentes. VIII - nomes e atribuições de cada docente da Universidade de São Paulo; Prof. Dr. Marcelo Afonso Ribeiro Coordenador do curso Prof. Dr. Fabio de Oliveira Vice-coordenador IX - currículos dos docentes externos à Universidade e especialistas convidados; Débora Amaral Audi Guilherme de Oliveira Silva Fonçatti Marcelo Lábaki Agostinho Maria da Conceição Coropos Uvaldo X - nomes dos monitores participantes; Não há XI - nomes dos servidores não-docentes participantes, quando sua qualificação assim o recomendar, devidamente autorizados pelo superior hierárquico; Não há XII - proposta financeira; Não há |
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Carga Horária: |
284 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 16 | ||||
Ministrantes: |
Débora Amaral Audi Guilherme de Oliveira Silva Fonçatti Marcelo Afonso Ribeiro Marcelo Lábaki Agostinho Maria da Conceição Coropos Uvaldo |
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