Atividade

85769 - Capacitação no Uso e Manejo de Animais de Laboratório

Período da turma: 17/09/2018 a 14/03/2020

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Descrição: Capacitação no uso e manejo de animais de laboratório

1- Apresentação
A fim de acompanhar a tendência internacional, o Brasil se alinha na questão ética e na qualificação do profissional que trabalha com animais de laboratório. Neste sentido, este curso tem o objetivo de difundir e atualizar conceitos na área para capacitação de profissionais, tendo como público-alvo usuários que pretendam trabalhar ou continuar suas atividades em biotérios de produção, manutenção e experimentação. Em função da longa experiência na área, diferentes unidades da Universidade de São Paulo se uniram para elaborar a presente proposta, coordenada pelas Professoras Patrícia Gama (Instituto de Ciências Biomédicas USP) e Cláudia Madalena Cabrera Mori (Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia USP). Ambas já organizaram e ministraram cursos de treinamento em formato a distância e presencial, utilizando ambiente virtual, programas, e espaços construídos e localizados na Universidade de São Paulo. Neste aspecto, os cursos de Uso de Animais em Experimentação em formato EAD- ICB USP, de Especialização em Produção e Sanidade Animal em Biotério – FMVZ USP e Animais de Laboratório (disciplina da graduação da FMVZ USP) são ministrados em diferentes contextos, porém têm o objetivo de formar e atualizar alunos e profissionais na gestão da criação e manutenção de diferentes modelos animais em biotérios, bem como, no seu uso ético em protocolos de pesquisa. Em conjunto, esses cursos já formaram centenas de alunos, em sua maioria da própria Universidade de São Paulo.
Formato
Curso à distância com aulas teóricas e demonstrações gravadas em formato de módulos (3 horas) contendo aulas organizadas em blocos de 12 a 15 minutos, permitindo o download e visualização por streaming em ambiente virtual. As aulas serão ministradas por profissionais da área sob a supervisão das Dras Sílvia Maria Gomes Massironi, Renaide Rodrigues Ferreira Gacek e Silvânia Peres Neves, além de técnicos na área de imagem.
Os módulos serão disponibilizados em fluxo contínuo à medida que forem acessados, em ambiente virtual de plataforma digital, com acesso controlado por identificação pessoal e senha.
Haverá material em formato portable document file (pdf) disponível e teste de múltipla escolha para cada tema.
Serão ministrados 6 módulos principais, alguns dos quais serão subdivididos totalizando 10 módulos.
O curso ficará disponível em plataforma durante 18 meses, e ao concluir, o participante receberá inicialmente uma declaração de conclusão, e posteriormente, após checagem de dados e notas, será emitido um certificado pela Universidade de São Paulo.
Haverá plantão de dúvidas monitorado por email.
Público- alvo: profissionais já atuantes ou que pretendam atuar na área de produção e manejo de animais de laboratório e que tenham comprovadamente nível médio ou graduação em área pertinente.

Vagas: até 8.000 vagas, que serão abertas em 5 períodos ao longo de 18 meses.
Critérios de seleção:
Perfil adequado ao público- alvo descrito
Pré- inscrição completa (ficha eletrônica)
Distribuição proporcional às regiões do país
Vínculo a Instituições de ensino e pesquisa e tecnologia

Sede física do curso: Instituto de Ciências Biomédicas, USP, Av Prof Lineu Prestes 2415 05508-000. Contatos: cebiot_curso@icb.usp.br; apoio na plataforma: Marcos Matsukuma; apoio no gerenciamento: Ana Lúcia Mota

Plataforma- será construída e organizada em ambiente Moodle

Responsabilidade
Universidade de São Paulo
Profa Dra. Patrícia Gama (Departamento de Biologia Celular e do Desenvolvimento ICB USP; Coordenadora da Rede de Biotérios da USP) e Dra. Cláudia Madalena Cabrera Mori (Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia USP; responsável pela disciplina de Animais de Laboratório do curso de graduação em Medicina Veterinária).
De acordo com as instruções em direitos de imagem e divulgação utilizados pela Universidade de São Paulo, todos os ministrantes serão notificados e devem certificar por meio de documento escrito que estão de acordo com a divulgação de imagem na plataforma enquanto o curso estiver vigente.
Colaboração
Ana Lúcia Teixeira de Lima Mota- Depto Biologia Celular e do Desenvolvimento ICB USP
Marcos Matsukuma – Apoio didático digital ICB USP
Marilene Guimarães, Web Design, ICB USP
Carolina Massironi Berchez, design gráfico
Divulgação
Universidade de São Paulo
Realização
Universidade de São Paulo
Recursos
Aulas gravadas em vídeo- conteúdo organizado, discutido e supervisionado
Disponibilização de aulas, textos em pdf e atividades na plataforma
Plantão de dúvidas por envio de questões por email.

Serão envolvidos na preparação do curso:
17 Docentes (Unidades USP: ICB, FMVZ, FZEA, IB, FM, FCF, FMRP, EEFE)
21 Funcionários USP (Unidades ICB; FCF; FMVZ; PRUSP RP; FM; EEFE; IB; CTI STI; PRP)
Convidados externos (CRMV)
Total: 35 – 40 profissionais nas diferentes etapas

2- Carga horária e Cronograma e Programa detalhado e atividades a serem desenvolvidas
Carga horária
10 módulos compostos por aulas divididas em blocos gravados em 12- 15 min
Total: 60 horas
Vídeo- aulas: 30 horas (máximo)
Estudo/ módulo: 2 h
Total em estudo: 20 horas
Avaliação em testes múltipla escolha: 1 h módulo
Total em avaliação: 10 horas
Cronograma
Divulgação: a partir de 02/07/2018
Período de Pré-inscrições- 1º lote: 16/07/2018 a 30/07/2018
Envio de email para os selecionados: 13 a 17/08/2018
Inscrição na plataforma para criação de login e senha: 15 a 24/08/2018.
Período letivo: início setembro de 2018

Período de Pré-inscrições- 2º lote: 24/09/2018 a 05/10/2018
Envio de email para os selecionados: 22/10/2018 26/10/2018
Inscrição na plataforma para criação de login e senha: 29/10/2018 a 09/11/2018.

Período de Pré-inscrições- 3º lote: 21/01/2019 a 01/02/2019
Envio de email para os selecionados: 11/02/2019 a 15/02/2019
Inscrição na plataforma para criação de login e senha: 18/02/2019 a 01/03/2019

Período de Pré-inscrição- 4° lote: 03/06/2019 a 14/06/2019
Envio de email para os selecionados: 01/07/2019 a 06/07/2019
Inscrição na plataforma para criação de login e senha: 16/07/2019 a 30/07/2019

Período de Pré-inscrição- 5° lote: 04/11/2019 a 18/1/2019
Envio de email para os selecionados: 25/11/2019 a 29/11/2019
Inscrição na plataforma para criação de login e senha: 02/12/2019 a 16/12/2019

3. Conteúdo Programático
Módulos e Atividades

Pretende-se que os módulos sejam construídos e apresentados de forma clara, e gravados em ambiente de estúdio, com complementação de demonstrações práticas, preferencialmente em modelos artificiais.
O conteúdo descrito abaixo poderá ser revisado e reeditado após 24 meses para atualização de informações.
Apresentação geral- vídeo introdutório- Patrícia Gama (ICB).
Módulo 1a: Introdução ao uso de animais em experimentação e sua aplicabilidade
Apresentação Patrícia Gama (ICB), Estela M A F Bevilacqua (ICB), Pedro Augusto C M Fernandes (IB) e Roger Chammas (FM- ICESP).
Conteúdo:
Uso de animais em experimentação
Histórico
Uso em Pesquisa Básica
Uso em Pesquisa Aplicada- ensaios pré- clínicos

Módulo 1b: Legislação pertinente, normativas, diretrizes e instrumentos legais
Apresentação: Lucille Maria F Winter (IB), Daniele dos Santos Martins (FZEA), Cláudia Maria Padovan (PUSP RP), Eduardo Pompeu (FM), Luciane C Sita (ICB).
Conteúdo:
Visão geral das leis pertinentes, regulamentos e diretivas
Procedimentos legais para produção e uso de animais para fins científicos, didáticos e tecnológicos
Papel e responsabilidades da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA)
Acompanhamento de protocolos aprovados
Módulo 2a: Ciência de animais de laboratório.
Apresentação: Denise Fantoni (FMVZ), Rosemary Bosch (CRMV), Daniele dos Santos Martins (FZEA) e Jorge C Flório (FMVZ).
Conteúdo:
Aspectos éticos envolvendo uso de animais para fins científicos, didáticos e tecnológicos
Princípios dos 3R´s
Delineamento experimental
Módulo 2b: Uso de modelos alternativos
Apresentação: Niels O Câmara (ICB), Claudia Mori (FMVZ) e Silvya Stuchi- Maria Engler (FCF).
Conteúdo
Modelos animais alternativos
Modelos alternativos sem uso de animais
Modelos alternativos no ensino
Objetivos dos módulos 1 e 2: Fornecer informações aos alunos a respeito da utilização de animais na pesquisa biomédica. Incluindo, nesse aspecto, uma abordagem sobre questões éticas e legais, bem como a substituição de animais por outros modelos.

Módulo 3a: Aspectos fisiológicos, anatômicos e reprodutivos das espécies convencionais de laboratório e bem-estar animal
Apresentação: Cláudia Mori (FMVZ), Renaide R F Gacek (ICB), Júlio Siqueira (FMRP) e Eduardo Pompeu (FM).
Conteúdo:
Biologia, etologia e bem-estar
Características anatômicas, fisiológicas e comportamentais;
Manejo reprodutivo e dimensionamento de colônia (heterogênicos, isogênicos e transgênicos);
Aspectos sanitários: influência no bem-estar animal e na pesquisa.
Módulo 3b: Nutrição e enriquecimento ambiental
Apresentação: Silvânia Peres Neves (FCF) e Renata Spalutto Fontes (FCF).
Conteúdo:
Nutrição e formulação de dietas
Ambiente natural do animal e enriquecimento ambiental

Módulo 3c: Genética em animais de laboratório
Apresentação: Silvia Massironi (ICB e FMVZ), Mariz Vainzoff (IB), José Donato Junior (ICB) e Christian Albert Merkel (FM).
Conteúdo:
Princípios da genética
Genética aplicada a animais de laboratório
Cuidados de produção
Escolha do modelo animal e a importância do background genético
A importância do controle genético

Objetivos módulo 3: Oferecer ao corpo discente conhecimentos básicos a respeito da fisiologia, anatomia, comportamento, sanidade, genética, manejo nutricional e reprodução das espécies convencionais de laboratório utilizadas em pesquisa, e deste modo, fornecer os parâmetros que, necessariamente, devem nortear o trabalho com tais animais.

Módulo 4: Estresse, dor e sofrimento
Apresentação Denise Fantoni (FMVZ) e Alexandre Ceroni (ICB)
Conteúdo:
Reconhecimento de estresse, da dor e do sofrimento
Uso de anestésicos
Uso de analgésicos e tranquilizantes
Implementação de pontos finais humanitários
Eutanásia

Objetivos módulo 4: Fornecer conhecimentos a respeito de procedimentos anestésicos, analgesia, cuidados pré e pós-operatórios, visando à capacitação do aluno para a execução de um protocolo de pesquisa. Abordagem sobre aspectos éticos e legais da eutanásia em animais também será realizada.

Módulo 5: Planejamento, aspectos construtivos, gestão de biotérios e manejo de colônias

Apresentação Renaide R F Gacek (ICB), Flávia de Moura Prates Ong (FCF), Júlio Anselmo Siqueira (FMRP) e Rinaldo Bueno Ferreira (PUSPRP).
Conteúdo:
Manejo de produção
Manejo de manutenção
Alojamento e Ambiente
Técnicas de assepsia e desinfecção
Outros procedimentos básicos de higienização

Objetivos módulo 5: Fornecer aos alunos informações relativas a instalações, equipamentos e materiais adequados às atividades com animais em biotérios, a fim de que sejam atendidas as necessidades básicas das diferentes espécies, as quais asseguram seu bem-estar e pleno desenvolvimento.

Módulo 6: Biossegurança em biotérios
Apresentação Sandra Regina Alexandre-Ribeiro (ICB), Maria Lúcia Zaidan Dagli (FMVZ) e Aline Parissoto (FMVZ)
Conteúdo:
NR32
Saúde ocupacional
Boas práticas
Biossegurança

Objetivos módulo 6: Fornecer conhecimentos básicos sobre boas práticas em biotérios, biossegurança, saúde ocupacional e a legislação pertinente.

4. Sobre os testes de múltipla escolha e avaliação presencial
Os testes de múltipla escolha serão realizados na plataforma e só podem ser realizados uma única vez após todos os blocos do módulo terem sido assistidos. Dessa forma, o módulo pode ser assistido quantas vezes forem necessárias, porém, os testes serão completados em uma única rodada. A correção será feita por um cyber tutor, e o resultado será considerado ao final do curso.
Para ser aprovado no curso, o participante terá que ter 75% de freqüência (controlada pelo acesso aos módulos completos em todas as aulas no sistema), ter realizado os testes. Nota mínima igual a sete.
5. Competência adquirida
Espera-se que o concluinte seja capacitado e atualizado nas atividades de criação, manutenção e experimentação com as espécies convencionais de laboratório (camundongo, rato, cobaia, coelho e hamster), assim como, no planejamento da estrutura física e de procedimentos operacionais em biotérios.
6. Sobre o plantão de dúvidas
O plantão de dúvidas será realizado por email. As dúvidas podem ser enviadas para este email e as respostas serão devolvidas até o final da aula seguinte.
7. Manual do aluno e bibliografia sugerida
O manual do aluno irá conter a introdução ao curso, informações sobre cronograma, acesso, avaliação e critérios, e a cada módulo, será disponibilizado o conjunto de slides utilizados e atividades.
Livros (recomendamos as últimas edições de cada livro, porém as edições listadas abaixo também podem ser consultados):
ANDRADE, A; PINTO, SC; OLIVEIRA, RS. (Org.) Animais de Laboratório – Criação e Experimentação. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ. (2002). 387 p.
AMERICAN VETERINARY MEDICAL ASSOCIATION (2013). AVMA guidelines for the euthanasia of animal: 2013 edition. Disponível em: https://www.avma.org/KB/Policies/Documents/euthanasia.pdf
BENAVIDES, FJ; GUÉNET, JL (2003) Manual de genética de roedores de laboratório – Principios básicos y aplicaciones. Madrid: Universidad de Alcalá de Henares, Laboratory Animals Ltda y Sociedad Espanola para las Ciencias del Animal de Laboratorio (SECAL), 312 p.
CANADIAN COUNCIL ON ANIMAL CARE. Guide to the care and use of experimental animals. Otawa: CCAC. 1998. 322 p. > Disponível em http://www.ccac.ca/en_/standards/guidelines/additional/spanish-guide-vol1
FLECKNELL, PA (2009) Laboratory animal anaesthesia. London: Academic Press, 304 p.
HUBRECHT, R; KIRKWOOD, J (ed.) The UFAW handbook on the care and management of laboratory and other research animals. 8 ed. Ames: Wiley-Blackwell, 2010. 848p.
LAPCHIK, VBV; MATTARAIA, VGM; KO, GM (Org.) Cuidados e manejo de animais de laboratório. 2ª. Edição. São Paulo: Atheneu. 2017. 760p.
MATTARAIA, V.G.M.; OLIVEIRA, G.M. (Org.) Comportamento de camundongos em biotério. São Paulo: Polo Gráfica. 2012. 271 p.
Molinaro E.M.; Majerowicz J. Biossegurança em Biotérios. 1ª Edição, Rio de Janeiro, Interciência, 2008, 222p.
NATIONAL RESEARCH COUNCIL Guide for the care and use of laboratory animals. 8 ed. Washington: National Academies Press. 2011. 22 p. > Disponível em http://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK54050/
Neves SMP, Filho MJ, Menezes EW. E-book - manual de cuidados e procedimentos com animais de laboratório do Biotério de Produção e Experimentação da FCF-IQ/USP. São Paulo; 2013. Disponível em: http://interactivepdf.uniflip.com/2/81637/296210/pub/index.html
RIVERA, EAB; AMARAL, MH; NASCIMENTO, VP Ética e bioética aplicadas à Medicina Veterinária. Goiânia: Gráfica UFG. 2006. 298 p.
RUSSELL, WMS; BURCH, RL The Principles of Humane Experimental Technique. London: Methuen, 1959. 239p. > Disponível em http://altweb.jhsph.edu/pubs/books/humane_exp/het-toc


Artigos:
BALLS M. Replacement of animal procedures: alternatives in research, education and testing. Laboratory Animals, v. 28, n. 3, p. 193-211, Jul., 1994.
BACHINSKI R., TRÉZ T., ALVES G. G., DE C M GARCIA R., OLIVEIRA S. T., DA S ALONSO L., HECK J. X., DIAS C. M., COSTA NETO J. M., ROCHA A. A., RUIZ V. R., PAIXÃO R. L.. Humane Education in Brazil: Organization, Challenges and Opportunities. Alternatives to Laboratory Animals, v, 43, n. 5, p. 337-344, Nov., 2015.
Voipio, HM; Baneux, P; Gomez de Segura, IA; Hau, J; Wolfensohn, S. Guidelines for the veterinary care of laboratory animals: report of the FELASA/ECLAM/ESLAVJoint Working Group on Veterinary Care. Laboratory Animals (2008) 42: 1–11.

(outros estão citados nas aulas específicas)
Sites:
Canadian Council on Animal Care. Disponível em: < http://www.ccac.ca >. Acesso em 02 de maio 2017.
Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA). Disponível em: < http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/310553.html >. Acesso em 02 de maio 2017.
Conselho Regional de Medicina Veterinária – SP. Disponível em: < http://www.crmvsp.gov.br/site/ >. Acesso em 02 de maio 2017.
Conselho Federal de Medicina Veterinária. Disponível em: > http://portal.cfmv.gov.br/portal/ >. Acesso em 02 de maio 2017.
Federation of European Laboratory Animal Science. Disponível em: > http://www.felasa.eu/ >. Acesso em 02 de maio 2017.
Institutional Animal Care and Use Committee. Disponível em: > http://www.iacuc.org >. Acesso em 02 de maio 2017.
Sociedade Brasileira de Ciências em Animais de Laboratório. Disponível em: > http://www.cobea.org.br >. Acesso em 02 de maio 2017.
InterNICHE - International Network for Humane Education. Disponível em < www.interniche.org// >. Acesso em 02 de maio 2017.
Procedures With Care. Disponível em < www.procedureswithcare.org.uk/ >. Acesso em 02 de maio 2017.
Training Resources OACU – Office of Animal Care and Use – NIH. Disponível em < https://oacu.oir.nih.gov/training-resources

Carga Horária:

60 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 8000
 
Ministrantes: Alexandre Ceroni
Christian Albert Merkel
Claudia Madalena Cabrera Mori
Claudia Maria Padovan
Daniele dos Santos Martins
Denise Tabacchi Fantoni
Eduardo Pompeu
Estela Maris Andrade Forell Bevilacqua
Flavia de Moura Prates Ong
José Donato Júnior
Julio Anselmo Siqueira
Luciane Valéria Sita
Lucile Maria Floeter Winter
Maria Lucia Zaidan Dagli
Mariz Vainzof
Niels Olsen Saraiva Câmara
Patricia Gama
Pedro Augusto Carlos Magno Fernandes
Renaide Rodrigues Ferreira Gacek
Renata Spalutto Fontes
Rinaldo Bueno Ferreira
Roger Chammas
Rosemary Viola Bösch
Sandra Regina Alexandre Ribeiro
Silvania Meiry Peris Neves
Silvia Maria Gomes Massironi
Silvya Stuchi Maria Engler


 
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