85680 - Exercícios de Desenho de Observação |
Período da turma: | 20/08/2019 a 26/11/2019
|
||||
|
|||||
Descrição: | - OBJETIVOS:
Na primeira metade do curso pretende-se introduzir ao aluno o contato diversas técnicas, bem como de exemplos destes na História da Arte. A partir dessa etapa pretende-se estimular o desenvolvimento de projeto poéticos individuais, observando o interesse dos alunos, tais técnicas serão aprofundadas, levando-os a utilizar a linguagem do desenho como forma de expressão pessoal. - EMENTA: As aulas serão desenvolvidas em torno das seguintes atividades: • Desenhos de observação de objetos, da paisagem e da figura humana; • Análise dos trabalhos feitos em aula . Análise das obras de artistas consagrados, por meio de exemplos significativos de desenhos através da História da Arte; • Visitas a museus ou exposições. Serão abordadas questões como: • Linear e pictórico; • Plano e profundidade; • Forma fechada e forma aberta; • Luz e sombra; • Concisão; • Movimento; • Gestualidade; - AVALIAÇÃO Análise dos trabalhos desenvolvidos e frequência mínima de 85%. - BIBLIOGRAFIA ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. BRASSAï. Conversas com Picasso. São Paulo: Cosac & Naify Edições, 2000. CÉZANNE, Paul. Correspondência. São Paulo: Martins Fontes, 1992. Gespräche mit Cézanne. Zürich, 1982. DOSSI, Barbara. Albertina Sammlungsgeschichte und Meisterwerke. München, New York: Prestel Verlag, 1998. GOMBRICH, E.H.. A História da Arte. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1978. _______. Arte e Ilusão, um estudo da psicologia da representação pictórica. São Paulo: Martins Fontes, 1986. GREENBERG, Clement. Arte e Cultura. São Paulo, Editora Ática, 1996. HASKELL, Barbara. Agnes Martin. New York: Whitney Museum of American Art, Harry N. Abrams, 1992. JANSSEN, Hans. Richard Serra Drawings 1969-1990, Catalogue Raisonné. Bern: Benteli Verlag. JONES, Jasper. Ziele auf maximale Schwierigkeit bei Bestimmen dessen, was passiert ist. Basel: Verlag der Kunst Dresden, 1995. KLEE, Paul. Diários. São Paulo: Martins Fontes, 1990. MATISSE, Henri. Escritos e reflexões sobre arte. Povoa do Varzim: Editora Ulissea, 1972. MUBARAC, Luiz Claudio. Anotações sobre o desenho do corpo e a anatomia. São Paulo: Narval, 2013. SALSTEIN, Sonia. No vazio do mundo – Mira Schendel. São Paulo: Marca D’Água, 1996. WÖLFFLIN, Heinrich. Conceitos fundamentais da História da Arte. 4a edição. São Paulo, Martins Fontes, 2000. |
||||
Carga Horária: |
60 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 23 | ||||
Ministrantes: |
Marcia Cymbalista Marco Francesco Buti |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |