84059 - Análise multinível em estudos espidemiológicos. |
Período da turma: | 18/02/2019 a 22/02/2019
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Descrição: | Programa:
1) Introdução à análise multinível: conceitos básicos e exemplos de aplicação. 2) Níveis de agregação das informações de saúde e organização hierárquica dos modelos explicativos. 3) Análise multinível de regressão linear. 4) Análise multinível de regressão logística. 5) Análise multinível de regressão de Poisson. 6) Outros modelos de análise multinível. 7) Interpretação de modelos e resultados da análise multinível. Ementa: Estudos epidemiológicos envolvendo amostras organizadas espacialmente podem reunir informações relativas a diferentes níveis de agregação, como dados individuais, das áreas ou instituições de origem dos participantes do estudo, dos distritos, cidades ou países. Estudos epidemiológicos têm progressivamente incorporado a perspectiva de coligir bancos de dados hierarquicamente estruturados. Métodos estatísticos para a análise multinível têm sido desenvolvidos, e adquiriram popularidade nos últimos anos. Vários programas de computador oferecem rotinas para o delineamento de modelos multinível. Nesse contexto, a perspectiva de aplicação desta técnica de análise pode representar importante implemento para a produção de conhecimento relevante para o planejamento das ações de saúde. Estudos de observação, voltados à descrição dos níveis de incidência ou prevalência de diferentes condições de saúde, podem se beneficiar da análise multinível e avaliar diferentes hipóteses sobre fatores associados aos desfechos de interesse. Nesse sentido, a capacitação dos docentes e pesquisadores em Saude Pública para a aplicação da análise multinível pode ser considerada uma importante meta para o desenvolvimento profissional da área. Serão desenvolvidos exercícios práticos utilizando o programa Stata. Bibliografia Recomendada: 1.GOLDSTEIN H. Multilevel statistical models. London: Institute of Education, Multilevel Models Project, April 1999. 2nd ed. http://www.soziologie.uni-halle.de/langer/multilevel/books/goldstein.pdf 2.SNIJDERS TAB, BOSKER RJ. Multilevel analysis: an introduction to basic and advanced multilevel modeling. London: Sage Publications 2003. 3.RABE-HESKETH S, SKRONDAL A. Multilevel and longitudinal modeling using Stata. College Station, Texas: Stata Press, 2008. 2nd ed. 4.BARROS AJD, HIRAKATA VN. Alternatives for logistic regression in cross-sectional studies: an empirical comparison of models that directly estimate the prevalence ratio. BMC Med Res Methodol 2003;3:21. 5.VICTORA CG, HUTTLY SR, FUCHS SC, OLINTO MTA: The role of conceptual frameworks in epidemiological analysis: a hierarchical approach. Int J Epidemiol 1997;26:224?7. 6.ANTUNES JLF, PERES MA, FRIAS AC, CROSATO EM, BIAZEVIC MGH. Saúde gengival de adolescentes e a utilização de serviços odontológicos, Estado de São Paulo. Rev Saude Publica 2008;42:191-9. 7.ANTUNES JLF, PERES MA, MELLO TRC, WALDMAN EA. Multilevel assessment of determinants of dental caries experience in Brazil. Community Dentistry and Oral Epidemiology 2006;34:146-52. 8.CARLE AC. Fitting multilevel models in complex survey data with design weights: recommendations. BMC Med Res Methodol 2009:9:49. 9.GALEA S, AHERN J. Invited Commentary: Considerations about specificity of associations, causal pathways, and heterogeneity in multilevel thinking. Am J Epidemiol 2006;163:1079-82. 10. PORTA M. A dictionary of epidemiology. New York: Oxford University Press, 2008. |
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Carga Horária: |
20 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 53 | ||||
Ministrantes: |
Jose Leopoldo Ferreira Antunes |
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