82346 - Reabilitação em Linguagem Infantil: Transtornos Fonológico e Gagueira |
Período da turma: | 03/04/2018 a 26/12/2018
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Descrição: | Ementa:
Fonética e Fonologia do português: Atualização no estudo da Fonética e Fonologia do português falado no Brasil. Modelos de Fonológicos como base para o diagnóstico e reabilitação fonoaudiológica. Princípios da transcrição fonética e aplicação prática. A produção motora da fala: o planejamento e a execução. Avaliação e Diagnóstico: Reflexões sobre a relação entre as teorias sobre desenvolvimento da Fonologia e da Fluência, e os métodos de avaliação, diagnóstico e a elaboração de metas terapêuticas. Modelos análise fonológica e Análise de manifestações da Gagueira. Registro de dados. Transtorno Fonológico: Conceito de transtorno fonológico, suas manifestações, diagnóstico e cálculo do grau de severidade. Modelos de reabilitação e sua aplicação clínica. Distúrbios da Fluência: Estudo dos processos para produção de fala fluente e disfluentes. Conceito e etiologias da gagueira e taquifemia, processo de diagnóstico diferencial. Discussões sobre o tratamento da disfluência de acordo com o diagnóstico diferencial e o referencial teórico adotado. Memória e Consciência Fonológica: Estudo do modelo de memória humana a curto prazo, consciência fonológica e co ênfase na importância para o desenvolvimento fonológico, diagnóstico e reabilitação. Instrumentos de avaliação. Exames complementares: Estudo da aplicação relação clínica do resultado de exames complementares (Processamento Auditivo, Eletromiografia, Espectografia de fala) e o diagnóstico e reabilitação do Transtorno Fonológico e Gagueira. Planejamento Terapêutico: Reflexão sobre objetivos (geral e específico), estratégias, materiais para a reabilitação das alterações de fala e fluência individuais e grupais. Princípios para o acolhimento, práticas humanizadas e adesão ao tratamento. Elaboração de programa de terapia baseado em metas. Estudo de Casos Clínico e atendimento - 240 horas práticas Realização de avaliação e estudo de casos clínicos, acompanhado por especialista da área para a elaboração de Hipótese Diagnóstica e conduta (abordagens terapêuticas), análise crítica do processo terapêutico, enquanto um momento da vida do sujeito em tratamento, e a definição da alta. Aplicação do programa de reabilitação e discussão em supervisão. Memória e Consciência Fonológica: Estudo do modelo de memória humana a curto prazo, consciência fonológica e co ênfase na importância para o desenvolvimento fonológico, diagnóstico e reabilitação. Instrumentos de avaliação. Exames complementares: Estudo da aplicação relação clínica do resultado de exames complementares (Processamento Auditivo, Eletromiografia, Espectografia de fala) e o diagnóstico e reabilitação do Transtorno Fonológico e Gagueira. Planejamento Terapêutico- 4 horas teórico-prática Reflexão sobre objetivos (geral e específico), estratégias, materiais para a reabilitação das alterações de fala e fluência individuais e grupais. Princípios para o acolhimento, práticas humanizadas e adesão ao tratamento. Elaboração de programa de terapia baseado em metas. Estudo de Casos Clínico e atendimento: Realização de avaliação e estudo de casos clínicos, acompanhado por especialista da área para a elaboração de Hipótese Diagnóstica e conduta (abordagens terapêuticas), análise crítica do processo terapêutico, enquanto um momento da vida do sujeito em tratamento, e a definição da alta. Aplicação do programa de reabilitação e discussão em supervisão. REFERÊNCIAS BRASIL. Humaniza SUS: acolhimento com avaliação e classificação de risco: um paradigma ético-estético no fazer em saúde. Brasília: Ministério da Saúde-Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização, 2004. (disponível em meio digital). FELÍCIO, C.M. Produção da fala. In: FELÍCIO, C.M. Fonoaudiologia aplicada a casos odontológicos: motricidade oral e audiologia. São Paulo: Pancast, 1999. cap. 2, p.49-89. FERREIRA, L.P.; BEFI-LOPES, D.M.; LIMONGI, S.C.O. (Org.) Tratado de Fonoaudiologia. São Paulo: Roca, 2004. LAMPRECHT, R.R. Aquisição fonológica do português: perfil de desenvolvimento e subsídios de terapia. Porto Alegre: Artmed, 2004. LIMONGI, S. C. O. Fonoaudiologia informação para a formação: procedimentos terapêuticos em Linguagem. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2003. LIMONGI, S. C. O. Fonoaudiologia informação para a formação. Linguagem: desenvolvimento normal, alterações e distúrbios. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2003. MUSSALIM, F.; BENTES, A.C. (orgs). Introdução à lingüística: domínios e fronteiras. V. 1. Campinas: Cortez, 2001. Cap. 3 e 4. RUSSO, I; BEHLAU, M. Percepção da fala: análise acústica. São Paulo: Lovise, 1993. MOTA, HB. Terapia fonoaudiológica para os desvios fonológicos. Rio de Janeiro: Revinter; 2001. VAN RIPER, C. E EMERICK, L. Correção da Linguagem: uma introdução à patología da fala e à audiologia. 8ª ed. Artes Médicas: Porto Alegre, 1997. YAVAS, M. Avaliação fonológica da criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992. |
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Carga Horária: |
288 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 6 | ||||
Ministrantes: |
Carla Manfredi dos Santos Fernanda Rocha Bó Patricia Pupin Mandra Tatiane Cristina Gonçalves |
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