81255 - Abordagem multiprofissional: procedimentos e técnicas aplicadas aos Cuidados Paliativos. |
Período da turma: | 01/05/2018 a 17/07/2018
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Descrição: | ENFERMAGEM
PROCEDIMENTOS E TÉCNICAS EM CUIDADOS PALIATIVOS Ementa: Capacitar o aluno da residência sobre os procedimentos e técnicas utilizados em Cuidados Paliativos considerando a indicação e risco-benefício durante a evolução da doença de base. Objetivos: Instrumentalizar o Enfermeiro Residente sobre os procedimentos e técnicas comumente utilizados de forma a entender a indicação e como orientar o paciente / família e equipe. Metodologia de ensino: * Aulas expositivas dialogadas com a utilização de recursos didáticos; * Discussão de casos clínicos relacionados aos temas abordados na disciplina. Metodologia de avaliação: Participação nas aulas expositivas, apresentação de seminários e entrega de tarefas escritas relacionados aos temas abordados na disciplina. Bibliografia: ACADEMIA NACIONAL DE CUIDADOS PALIATIVOS. Manual de Cuidados Paliativos. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Ed Sulina, 2012, 604p. CREMESP. Cuidado Paliativo. São Paulo: Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, 2008. 689p. BRUNNER, L.S, SUDDARTH, D.S – Tratado de Enfermagem Médica-Cirúrgica. 11ª. Edição. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. DEPARTMENT OF HEALTH AND AGEING - FUNDED BY THE AUSTRALIAN GOVERNMENT-. Guidelines for subcutaneous infusion device management in palliative care - second edition. The State of Queensland: Queensland Health. [citado em 2013 set. 10] Disponível em http://www.health.qld.gov.au/cpcre/subcutaneous/documents/guidelines.pdf. 2010. NATIONAL HEALTH SERVICE. Lanarkshire: guidelines for the use of subcutaneous medications in palliative care. [citado em 2013 set. 10] Disponível em http://www.nhslanarkshire.org.uk/Services/PalliativeCare/Documents/Guidelines%20for%20the%20use%20of % 20Subcutaneous%20Medications%20in%20Palliative%20Care.pdf. 2009. FISIOTERAPIA ORIENTAÇÃO PARA CAPACITAÇÃO DE AUTOCUIDADO EM AMBIENTE SOCIAL E DOMICILIAR Ementa: Capacitar o fisioterapeuta residente a fazer orientação e adequação terapêutica, treinamento e desenvolvimento dos cuidadores envolvidos na assistência domiciliar e em áreas sociais. Objetivos: Instrumentalizar o fisioterapeuta residente a trabalhar um planejamento de orientação precoce com objetivo de gerar independência para os cuidados em ambientes não hospitalares. Metodologia de ensino: * Aulas expositivas dialogadas com a utilização de recursos didáticos; * Discussão de resenhas de textos e livros relacionados aos temas abordados na disciplina. Metodologia de avaliação: Participação nas aulas e apresentação de seminários. Bibliografia: Oboli, E. Ética do cuidado: uma reflexão sobre o cuidado da pessoa idosa na perspectiva do encontro interpessoal. Rev. Saúde Coletiva, 2007; 4(17), p. 158-163. Lowe, S. S. et. al. Physical activity interests and preferences in palliative cancer patients. Support Care Cancer 2010; 18: 1469-1475. Midtgaard, J. et. al. The impact of supervised exercise intervention on short-term postprogram leisure time physical activity level in cancer patients undergoing chemotherapy: 1- and 3- month follow-up on the body & cancer project. Palliative and Supportive Care 2006; 4: 25-35 Lourido, B. P.; Gelabert, S. V. Perspectiva comunitária en la fisioterapia domiciliaria: una revisión. Fisioterapia 2008; 30(5): 231-237 Oldervoll, L. M. et. al. Are palliative cancer patients willing and able to participate in a physical exercise program? Palliative and Supportive Care 2005; 3: 281-287. Gama, Z. A. S.; Conesa, A. G. Morbilidad, factores de riesgo y consecuencias de las caídas en ancianos. Fisioterapia 2008; 30(3): 142-151. Eng, D. Management guidelines for motor neurone disease patients on non- invasive ventilation at home. Palliative Medicine 2006; 20:69-79. ODODNTOLOGIA PATOLOGIAS BUCAIS Ementa: Capacitar o cirurgião-dentista residente no atendimento de pacientes sistemicamente comprometidos no atendimento em ambulatórios, enfermarias e UTI´s. Objetivos: Instrumentalizar o aluno da residência na especialidade odontológica a compreender a fisiopatologia das doenças sistêmicas, avaliar, diagnosticar lesões bucais relacionadas ou não a estas doenças, suas manifestações na região orofacial e suas implicações no tratamento odontológico. Metodologia de ensino: * Aulas expositivas; * Discussão de casos em equipe multidisciplinar e de artigos científicos. Metodologia de avaliação: Provas, apresentação de seminários, estudo e discussão de casos clínicos. Bibliografia: Rubbins e Cotran. Patologia, bases patológicas das doenças. ED. Elservier, 1998. Neville, D et al. Patologia Oral e Maxilofacial. Rio de janeiro: Guanabara Koogan, 1998. PSICOLOGIA ABORDAGEM PSICOLÓGICA À FAMÍLIA E/OU CUIDADORES INFORMAIS EM CUIDADOS PALIATIVOS Ementa: Capacitar o aluno da residência sobre os papéis do psicólogo na avaliação e assistência a pacientes e familiares/cuidadores acompanhados pela equipe de Cuidados Paliativos, bem como, nas relações estabelecidas com a equipe interdisciplinar das diversas especialidades médicas. Objetivos: Capacitar o aluno da residência no auxílio a condução de reuniões de família junto à equipe interdisciplinar e realização de intervenções que se fizerem necessárias. Proporcionar o desenvolvimento de técnicas de comunicação de más notícias e condução de grupos para enlutados, bem como, acompanhamento a cuidadores (formais/informais) de pacientes atendidos pelo serviço. Metodologia de ensino: * Aulas expositivas dialogadas com a utilização de recursos didáticos; * Discussão de artigos científicos, livros e filmes relacionados aos temas abordados na disciplina. Metodologia de avaliação: Participação nas aulas expositivas e apresentação de seminários. Bibliografia: BROMBERG, M.H.P.F. A psicoterapia em situações de perdas e luto. Campinas: Editora Psy, 1998. BROMBERG, M.H.P.F.; KOVÁCS, M.J.; CARVALHO, M.M.M.J.; CARVALHO, V.A. Vida e morte: laços da existência. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1996. DI LORETO O.D. Em defesa do meu direito de ser triste, Infanto – Rev. Neuropsiq. Da Inf. E Adol. 5(1):31-51, 1997; ESCUDEIRO, A. (Org.) Sobre perdas. Fortaleza: LC Gráfica e Editora, 2010. ESSLINGER, I. De quem é a vida, afinal? São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004. FONSECA, J.P. Luto antecipatório. Campinas: Livro Pleno, 2004. FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979. FRANCO, M.H.P. (Org) Nada sobre mim sem mim - estudos sobre vida e morte. Campinas: Livro Pleno, 2005. FRANCO, M.H.P. (Org.) Estudos avançados sobre o luto. Campinas: Livro Pleno, 2002. FRANCO, M.H.P. (Org.) Formação e rompimento de vínculos: o dilema das perdas na atualidade. São Paulo: Summus, 2010. HENNEZEL, M. Diálogo com a morte. Lisboa: Notícias Editorial, 2000. HENNEZEL, M. Nós não nos despedimos: uma reflexão sobre o fim da vida. Lisboa: Notícias Editorial, 2000. HENNEZEL, M.; LELOUP, J.Y. A arte de morrer: tradições religiosas e espiritualidade humanista diante da morte na atualidade. Petrópolis: Rio de Janeiro, 1999. INCONTRI, D. SANTOS, F.S. (Orgs.) A arte de morrer: Visões plurais. São Paulo: Editora Comenius, 2007. KOVÁCS, M.J. Morte e desenvolvimento humano. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1992. KOVÁCS, M.J. (Org.) Morte e existência humana: caminhos de cuidados e possibilidades de intervenção. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. KUBLER, R. Sobre a morte e o morrer: o que os doentes terminais têm para ensinar a médicos, enfermeiras, religiosos e aos seus próprios parentes. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2008. PARKES, C.M. Luto: estudos sobre a perda na vida adulta. São Paulo: Summus, 1998. PARKES, C.M. Amor e perda: as raízes do luto e suas complicações. São Paulo: Sumus, 2009. PARKES, C.M.; LAUNGANI, P.; YOUNG, B. Death and Bereavement across cultures. London, New York: Routledge, 1997. PARKES, C.M.; MARKUS, A. Coping with loss. London: BMJ Books, 1998. PESSINI, L. Bertachini, L. (Orgs.) Humanização e Cuidados Paliativos. São Paulo: Edições Loyola, 2011. SAUNDERS, C. Hospice and Palliative Care: an interdisciplinary approach. London, 1990. SERVIÇO SOCIAL TRABALHO COM FAMÍLIAS EM CUIDADOS PALIATIVOS: ESPECIFICIDADES PRÁTICAS. Ementa: Reconhecimento dos diferentes modelos de família e suas especificidades. Abordagem sobre a família nos diferentes contextos do cuidado: interconsulta, ambulatório, hospice, enfermaria, domicílio, tendo como eixo condutor avaliação e abordagem social, papéis sociais e rede social. Instrumentos de avaliação e técnicas de abordagem familiar: entrevista familiar, atendimento individual. Objetivos: Mobilizar no aluno condições críticas de avaliação dos diferentes modelos de família em suas novas configurações. Trabalhar com o aluno as diferentes formas de abordagens necessárias levando-se em consideração os laços sanguíneos e/ou de afeto, bem como os determinantes legais e emocionais da composição familiar e seu rebatimento no cuidado ao final da vida. Metodologia de ensino: Aulas teóricas expositivas, aulas dialogadas, atividades em grupo, discussão de casos, organização de seminários sobre temas específicos. Metodologia de avaliação: Prova teórica e organização de seminários. Bibliografia: ACOSTA, Ana R. e VITALE Maria A. F. (org.) Família: redes, laços e Políticas Públicas. São Paulo: Cortez, Instituto de Estudos Especiais – PUC/SP, 2005. ANDRADE, L. Desvelos: trajetórias no limiar da vida e da morte: cuidados paliativos na assistência domiciliar. Holambra: Setembro, 2011. CARVALHO, Maria M. M. J. Dor: um estudo multidisciplinar (org.) São Paulo: Summus, 1999. FLORIANI, Ciro A. e SCHRAMM, Fermin R. Desafios morais e operacionais da inclusão dos cuidados paliativos na rede de atenção básica. In Cadernos de Saúde Pública,v. 23, no 9, Rio de Janeiro: 2007, p.33-43. GARRIDO, Regiane P. Impacto em Cuidadores informais de idosos com demência atendidos em um serviço psico-geriátrico da cidade de São Paulo. Dissertação de Mestrado. EEUSP, São Paulo, 2001. KALOUSTIAN, Sílvio M. (org.) Família brasileira: a base de tudo. São Paulo: Cortez, Brasília, DF: UNICEF, 2004. MENEZES, Raquel A. Em busca da boa morte: antropologia dos cuidados paliativos. Rio de Janeiro: Editora Fio Cruz/ Editora Garamond, 2004. NERI, Anita L. (Org) Cuidar de Idosos no contexto da família: questões psicológicas e sociais. Campinas: Alínea, 2002. NUNES, Ivany P. O Cuidar do idoso com trauma ortopédico realizado pelo cuidador familiar no domicílio. Dissertação de Mestrado. EEUSP, São Paulo, 2000. SYZMANSKI, Heloísa. Viver em família como experiência de cuidado mútuo: desafios de um mundo em mudança. in Serviço Social & Sociedade, ano XXIII, no 71. São Paulo: Cortez, 2002, p.09- 25. VITALE, Maria A. F. Famílias Monoparentais: indagações. in Serviço Social & Sociedade, ano XXIII, no 71. São Paulo: Cortez, 2002, p.45- 62. WAGNER, Adriana (org.) Família em Cena: Tramas, Dramas e Transformações. Petrópolis: Vozes, 2002. REDE DE SUPORTE SOCIAL E CUIDADOS PALIATIVOS Ementa: Avaliação de rede de suporte social mediante teorias vigentes, aspectos sociais do cuidado em rede: proposta, dificuldades e possibilidades. Análise teórica e prática da suficiência e insuficiência das redes de suporte social com ênfase na atenção ao idoso. Análise de instrumentos validados. Objetivos: Instrumentalizar o aluno na identificação, estudo e possível mobilização das redes de suporte social. Instrumentalizar o aluno para junto com paciente e família propor a construção de redes de suporte ao cuidado como forma de facilitar ou viabilizar o cuidado ao paciente em cuidados paliativos. Metodologia de ensino: Aulas teóricas expositivas, aulas dialogadas, atividades em grupo, discussão de casos, organização de seminários sobre temas específicos. Metodologia de avaliação: Discussão de um caso e entrega de relatório de estudo de caso contendo análise sobre rede de suporte social mediante escolha de um instrumento validado dentre os abordados nas aulas expositivas. Bibliografia: Alves, Marta dos Reis et al. Rede de suporte social a pessoas idosas com sintomas depressivos em um município do nordeste brasileiro. Rev. De Pesquisa: Cuidado é fundamental [online]. 2013, 5, n.2, abril/junho, 2013. BIREME. DOMINGUES, Marisa Accioly; ORDONEZ, Tiago Nascimento; LIMA-SILVA, Thaís Bento; TORRES, Maria Juliana; BARROS, Thabata Cruz; FLORINDO, Alex Antônio. Redes de relações sociais dos idosos residentes em Ermelino Matarazzo, São Paulo: um estudo epidemiológico. Rev. Brasileira de Geriatria e Gerontologia. [online]. 2013, v.01, n.16, janeiro/março, 2013. BIREME. _________________________. Avaliação social e contexto domiciliar. In DUARTE, Yeda Ap. de Oliveira & DIOGO, Maria José D. Atendimento domiciliar: um enfoque gerontológico. São Paulo: Ed. Atheneu, 2000, p. 180-185. FREITAS, Rita C. S. Em nome dos filhos, a formação de redes de solidariedade: algumas reflexões a partir do caso Acari. in Serviço Social & Sociedade, ano XXIII, no 71. São Paulo: Cortez, 2002, p.80- 101. |
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Carga Horária: |
72 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 14 | ||||
Ministrantes: |
Letícia Andrade da Silva Sumatra Melo da Costa Pereira Jales Valmari Cristina Aranha |
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