Atividade

79874 - Estudos de gênero e museologia

Período da turma: 03/10/2017 a 24/10/2017

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Estudos de gênero e museologia


Ministrante: Dra. Mariana M. O. Sombrio

Responsável: Prof. Dr. Camilo de Mello Vasconcellos

Número de vagas: 35

Período e horário de realização: 3, 10, 17 e 24/10/2017, terças-feiras das 19 às 22 horas.

Carga horária: 12 horas.

Público-alvo:

Estudantes de graduação e pós-graduação, professores de ensino médio e fundamental, historiadores, museólogos, pesquisadores interessados em estudos de gênero, museus e colecionismo.

Objetivos:

Discutir relações de gênero em espaços museais, em exposições, na história dos museus e das ciências. Entrar em contato com a produção bibliográfica e com os debates recentes sobre essa tema. Esse é um campo de estudos ainda pouco explorado e por isso a proposta do curso é conhecer mais sobre as possibilidades de estudo e pesquisas que associam questões de gênero, formação de coleções e história dos museus. Ainda há muito para se investigar na intersecção entre marcadores de gênero, história das ciências, das coleções e dos museus em diferentes espaços e tempos.

Justificativa:

O debate sobre questões de gênero em projetos museológicos começou a aparecer com maior ênfase a partir da década de 1980, levantando questões sobre a (in)visibilidade e ausência de mulheres no nosso passado construído, nos museus e em suas representações. A proposta das teorias feministas em suas intersecções com a museologia é proporcionar transformações em discursos consolidados, sejam registros historiográficos ou exposições museológicas, não apenas sobre ou para mulheres, mas contribuindo com uma nova forma de explicar o mundo a partir da inclusão de experiências, pontos de vista e grupos diversos. Nesse desenvolvimento teórico o pensamento feminista fez coro com outras questões e minorias abordando também teorias pós-coloniais, análises multiculturais, incorporando os debates sobre questões de classe, raça, sexualidade e etnia. A rejeição das teorias feministas e dos estudos de gênero às dualidades e hierarquias tradicionais pode abrir os museus a novas possibilidades de exposições, novos trabalhos com as coleções, novas práticas e programas de inclusão nesses ambientes.

Bibliografia:

Carvalho, Vânia Carneiro. Cultura material, espaço doméstico e musealização. Varia História, Belo Horizonte, vol. 27, n. 46, pp.443-469, jul/dez 2011.
Corrêa, Mariza. Antropólogas e Antropologia, Editora UFMG, Belo Horizonte, 2003.
Haraway, Donna. Teddy Bear Patriarchy - Taxidermy in the Garden of Eden, New York City, 1908-1936; In: Primate Visions: Gender, Race and Nature in the world of Modern Science, New York; London: Routledge, c1989.
Hein, Hilde. Museums and Public Art: A Feminist Vision, Harvard Bookstore, 2014.
Levin, Amy K (editor). Gender, sexuality and Museums: a Routledge reader; Milton Park, Abingdon, Oxon; New York, NY: Routledge, 2010.
Lopes, Maria Margaret. Proeminência na mídia, reputação em ciências: a construção de uma feminista paradigmática e cientista normal no Museu Nacional do Rio de Janeiro. In: História, Ciências, Saúde – Manguinhos, vol.15, suppl.0, Rio de Janeiro, 2008b.
Lopes, Maria Margaret. Gender, Collecting Practices, Museums. HoST - Journal of History of Science and Technology, v. 10, p. 1-9, 2016.
Rechena, Aida. Sociomuseologia e Gênero: Imagens da Mulher em Exposições de Museus Portugueses, Tese de Doutorado, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2011), Lisboa;
Schiebinger, Londa. O feminismo mudou a ciência? Cap. 7 – Primatologia, Arqueologia e Origens Humanas, pp. 241-270. Bauru-SP: EDUSC, 2001.
Sombrio, Mariana. Em busca pelo campo: Ciências, coleções gênero e outras histórias sobre mulheres viajantes no Brasil em meados do século XX, Tese de Doutorado, DPCT (IG), Unicamp, Campinas, 2014.
Sorensen, Marie Louise. Archaeology, Gender and the Museum (1999), in Making Early Histories in Museums, London: Leicester University Press.

Carga Horária:

12 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 35
 
Ministrantes: Mariana Moraes de Oliveira Sombrio


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP