Atividade

79825 - ESTRATÉGIA

Período da turma: 30/04/2020 a 16/07/2020

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Marketing Estratégico e Branding
• Marketing Estratégico;
• Ferramentas para a Diferenciação Competitiva;
• Estratégia de Posicionamento;
• Ciclo de Vida do Produto, Estratégias de Marketing no decorrer do CVP e Evolução do Mercado.
• Estratégias da Líder de Mercado e da Desafiante de Mercado.
• Conceito de marca, patente e licenciamento
• Marca e os cinco sentidos
• Gestão de marcas
• Estudos tipográficos voltados ao Branding
• Manual de identidade e sua importância na manutenção da gestão da marca
Referência Bibliográfica
TYBOUT, Alice M. Calkins, Tim. Branding. Ed. Atlas, 2006
KOTLER, Philip. Administração de Marketing. Ed. Prentice-Hall, 2005
GRACIOSO, Francisco. MARKETING ESTRATÉGICO: Planejamento Estratégico Orientado para o Mercado. Ed. Atlas, 2007

Decisões estratégicas: preço, produto, distribuição e comunicação
• Tomado Decisões;
• Critérios de Tomada de Decisão sob Incerteza;
• Tomada de decisão sem experimentação;
• Tomada de decisão com probabilidades;
• Valor esperado da informação perfeita;
• Árvore de Decisão Seqüencial.
Referência Bibliográfica
KOTLER, Philip. Administração de Marketing. Ed. Prentice-Hall, 2005
GRACIOSO, Francisco. MARKETING ESTRATÉGICO: Planejamento Estratégico Orientado para o Mercado. Ed. Atlas, 2007

Marketing de Relacionamento e Comportamento do Consumidor
• Marketing de Relacionamento;
• Vendas SPIN;
• Equipe de Vendas;
• Capacidade do Fornecedor e Compromisso de Relacionamento;
• CRM
Referência Bibliográfica
KOTLER, Philip. Administração de Marketing. Ed. Prentice-Hall, 2005
GIGLIO, Ernesto Michelangelo. O comportamento do consumidor. 2.ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002
HAWKINS, Del I. MOTHERSBAUGH, David L. Best, Roger J. COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR. Ed. Campus, 2007

Planejamento Estratégico Contemporâneo
• Metodologias para o desenvolvimento de um planejamento estratégico
• Conceitos Básicos de Análise Estrutural e Processo de Gestão Estratégica
• Estratégias Genéricas e Cadeias de Valor
• Posicionamento Estratégico e Portfólio de Produtos/Serviços
• Fatores Determinantes de Competitividade
• De Unidades Estratégicas de Negócios – UEN’s (SBU’s), para “Clusters”
• Seleção, Avaliação e Implementação de Estratégias
• Criatividade e Inovação: de Foco no Cliente para Foco no Mercado
Referência Bibliográfica
KOTLER, Philip. Administração de Marketing. Ed. Prentice-Hall, 2005
SAPIRO, Arao. Planejamento Estratégico. Ed. Campus, 2010
PETERSON, Steven D. Planejamento Estratégico. Ed. Campus, 1999


Balanced Scorecard
• Histórico do BSC
• Metodologia do BSC
• Perspectiva financeira
• Perspectiva clientes
• Perspectiva processos internos
• Perspectiva aprendizado e crescimento
• Indicadores de desempenho
Referência Bibliográfica
KOTLER, Philip. Administração de Marketing. Ed. Prentice-Hall, 2005
HERRERO, Emilio. Balanced Scorecard e a Gestão Estratégica. Ed. Campus, 2005
KAPLAN, Robert S. A Estratégia em Ação: Balanced Scorecard.Ed. Campus, 1997

Carga Horária:

60 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 200
 
Ministrantes: Jorge Americo Silva Machado
Lara Bartocci Liboni Amui
Mateus Cecilio Gerolamo
Paulo Sergio Miranda Mendonça
Sonia Valle Walter Borges de Oliveira


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP