78571 - Ambientes Imersivos e Aumentados na Educação |
Período da turma: | 01/05/2019 a 31/07/2019
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Descrição: | Objetivos:
Propiciar a construção de conhecimentos sólidos sobre as bases conceituais e tecnológicas que fundamentam a criação e aplicação de ambientes e conteúdos virtuais imersivos e/ou de realidade aumentada. Oferecer uma visão histórica da evolução dessas novas mídias, de seu estado-da-arte e de perspectivas futuras. Desenvolver competências para seleção de ferramentas e equipamentos de realidade virtual e/ou aumentada de acordo com necessidades, viabilidades e adequação ao contexto de uso. Capacitar no uso de conceitos e técnicas relacionados à interação em ambientes virtuais imersivos e aumentados. Desenvolver conhecimento crítico sobre usos potenciais de ambientes imersivos e aumentados na educação, bem como de suas limitações, desafios e precauções necessárias. Colocar o aluno em contato com diferentes casos de desenvolvimento e/ou aplicação desses ambientes na educação.Familiarizar o aluno com aspectos práticos de desenvolvimento de ambientes imersivos e/ou aumentados e de conteúdos educacionais para tais ambientes. Ementa: 1. O que é o virtual ? Fundamentos de realidade virtual e aumentada. Evolução das tecnologias e mídias virtuais imersivas e aumentadas. 2. Estado da arte e perspectivas futuras da realidade virtual e aumentada, bem como de outras mídias imersivas. Ferramentas e equipamentos . 3. Multiversos. Videos imersivos. Dispositivos móveis. 4. Interação em ambientes virtuais tridimensionais. 5. Aplicação em educação: estudos de caso 6.Aspectos de viabilidade, adequação e limitações de ambientes e conteúdos imersivos e aumentados na educação 7. Desenvolvimento prático: especificação 8. Desenvolvimento prático: implementação e testes Referências: TORI, R., KIRNER, C. Fundamentos e Tecnologia de Realidade Virtual e Aumentada. Porto Alegre : Sociedade Brasileira de Computação, 2006, v.1. P.422. JERALD, J. The VR Book: Human-Centered Design for Virtual Reality. ACM Books., 2015. 550p. LÉVY, P. O que é o virtual? São Paulo: Editora 34, 1996. 160p. PARISI, T. Learning Virtual Reality. O'Reilly Media, 2015. 172p. PACKER, R.; JORDAN, K. Multimedia: From Wagner to Virtual Reality. W. W. Norton and Company. 2001. 400p. MURRAY, J. H. Hamlet on the Holodeck: The Future of Narrative in Cyberspace. MIT Press, 1997. 326p. BOWMAN, Doug A., et al. 3D User interfaces: Theory and Practice. Boston:Addison-Wesley, 2005. 478p. M. Billinghurst, A. Clark, and G. Lee, “A survey of augmented reality,” Foundations and Trends® Human–Computer Interaction, vol. 8, pp. 73-272, 2015. R.T. Azuma, “A survey of augmented reality,” Presence: Teleoperators and virtual environments, vol. 6, pp. 355-385, 1997. R.T.. Azuma, Y. Baillot, R. Behringer, S. Feiner, S. Julier, and B. MacIntyre, “Recent advances in augmented reality,” IEEE computer graphics and applications, vol. 21, pp. 34-47. SCHMALSTIEG , D. Augmented Reality: Principles and Practice. Addison-Wesley Professional, 2017. 448p. |
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Carga Horária: |
42 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 350 | ||||
Ministrantes: |
Romero Tori |
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