78041 - Inglês para leiturade textos – Nível II |
Período da turma: | 29/08/2017 a 05/12/2017
|
||||
|
|||||
Descrição: | Título do Curso Inglês para leiturade textos – Nível II
Docente Responsável Profa. Dra. Marília Mendes Ferreira Nº USP 5837868 Ministrante(s) Ana Sílvia Ciampone Ferreira Público- alvo Alunos que já cursaram o nível Inglês para Leitura de Textos em Inglês, nível 1, até dois anos antes do primeiro semestre de 2017. Carga horária 30 horas / semestre Modalidade ( x ) Presencial ( ) Semi-presencial ( ) A distância Período de oferecimento 2º / 2017 Objetivos Gerais Compreender textos de sua área acadêmica e/ou profissional, selecionando e interpretando informações de acordo com o objetivo proposto (compreensão geral, específica ou detalhada). Objetivos Específicos . Revisar os conteúdos abordados no nível anterior (nível I), tais como estratégias de leitura, aspectos linguísticos, percepção crítica do texto, ensino de vocabulário, enfocando, em especial, os textos acadêmicos em nível de complexidade maior. Interpretar as subdivisões de textosacadêmicosemseusdiferentesmomentos: abstracts, introdução, descrição da metodologia, discussão de dados e conclusão. Selecionar informações mais detalhadas em textos acadêmicos, jornalísticos e de divulgação científica. Justificativa Assim como o nível 1, o programa do curso de leitura nível 2 busca atender à demanda de leitura de textos em língua inglesa, nos contextos de graduação e pós graduação: interpretação de capítulos publicados em periódicos, livros, artigos de divulgação científica, artigos jornalísticos. Conteúdo Programático Revisão das principais estratégias de leitura, estudadas no Nível I: antecipação deconteúdo, inferência, uso de palavras repetidas e palavras-chave, uso do contexto, dicas tipográficas, seletividade, flexibilidade, monitoração etc. Noções de estrutura organizacional de textos, enfocando, em especial, abstracts e relatos de pesquisa. Noções de estratégias argumentativas para distinguir informações relevantes deirrelevantes. Compreensão e tradução de frases nominais complexas. Compreensão e tradução de orações complexas. Marcadores do discurso e suas respectivas funções retóricas. Uso da Voz Passiva em Textos Acadêmicos. Metodologia O curso apoia-se na metodologia do ensino de inglês para fins específicos, com foco em necessidades específicas dos alunos e com ênfase no uso comunicativo da língua, em estratégias de leitura e aspectos léxico-gramaticais e discursivos pertinentes para a habilidade de leitura. Avaliação O aluno será avaliado de forma contínua por meio de: Trabalhos desenvolvidos em sala e em casa. Provas individuais. Critérios para aprovação A média final será a somatória das notas obtidas. A nota mínima para aprovação no curso é 7,0. Frequência mínima 85% frequência Oferecimento 3ª feira das 12 às 14 horas Número de vagas por turma 30 vagas por grupo Pré-Requisitos Ter cursado o Curso Leitura de Textos em Inglês Nível 1 e obtido média mínima para aprovação (7,0), até dois anos antes do oferecimento do nível 2. Teste de Nível Não há Bibliografia AMORIM, J. O. & SZABÓ, A. LONGMAN gramática escolar da língua inglesa: com exercícios e resposta/ consultor pedagógico. São Paulo: Longman, 2004. AZAR, B. S.Understanding and Using English Grammar. Third Edition. New York: Longman, 1999. CAMBRIDGE Dictionary of American English for speakers of Portuguese. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2005. MURPHY, Raymond. English Grammar in Use. Cambridge University Press, 1994. PASSWORD English Dictionary for Speakers of Portuguese.São Paulo, Martins Fontes. SWAN, Michael. Practical English Usage.Oxford University Press, 1995. |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 30 | ||||
Ministrantes: |
Ana Sílvia Ciampone Ferreira |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |