77760 - Marketing Estratégico |
Período da turma: | 01/04/2020 a 22/07/2020
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Descrição: | 1 Planejamento Estratégico e Marketing
Conteúdo Programático: o Marketing e o valor para o cliente • O processo de entrega do valor • A cadeia de valor • Competências centrais • Marketing holístico e valor para o cliente • O papel central do planejamento estratégico o Planejamento estratégico corporativo e em nível de divisão o Definição de missão corporativa • Definição do negócio • Avaliação de oportunidades de crescimento • Organização e cultura organizacional o Planejamento estratégico de unidades de negócio • A missão do negócio • A análise SWOT • O estabelecimento de metas • A formulação de estratégias • Implementação • Feedback e controle Referências Bibliográficas: KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson, 2006. BOWER, J. I. ET ALLI. Business Policy - text and cases. Richard D. Irwin, 1991. 2 Comportamento do consumidor Conteúdo Programático: o Construção de valor, satisfação e fidelidade do cliente • Valor percebido pelo cliente • Satisfação total do cliente • Medida de satisfação • Maximização do valor do cliente ao longo do tempo o O que influencia o comportamento de compra • Fatores culturais • Fatores sociais • Fatores pessoais o Principais fatores psicológicos • Motivação e as principais teorias motivacionais • Percepção • Aprendizagem • Memória o O processo de decisão de compra: o modelo de cinco estágios o O processo de decisão de compra: o modelo de cinco estágios Referências Bibliográficas: KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson, 2006. SHETH, J.; MITTAL, B.; NEWMAN, B. I. Comportamento do cliente: indo além do comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, 2001. 3 Marketing, Sustentabilidade e Responsabilidade Social Conteúdo Programático: • Empresa sustentável e responsabilidade social empresarial (RSE) • Ética, moral e RSE • Ética no marketing • RSE no marketing • Instrumentos de RSE e o marketing Referências Bibliográficas: ASHLEY, P.A. Ética e Responsabilidade Social Nos Negócios. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2005. BARBIERI, J.C.; CAJAZEIRA, J.E.R. Responsabilidade Social Empresarial e Empresa Sustentável. São Paulo: Saraiva, 2009. KARKOTLI, G. Responsabilidade social: Uma Contribuição À Gestão Transformadora das Organizações. Petrópolis: Vozes, 2006. TENÓRIO, F.G. Responsabilidade social empresarial. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004. 4 Pesquisa de Marketing Conteúdo Programático: • Conceitos e tipos de indicadores aplicados ao marketing • Indicadores de desempenho de marketing • Minimização de erros • Indicadores como apoio na definição do planejamento estratégico • Avaliação da performance da área de marketing • Indicadores de resultados pretendidos x esperados no marketing Referências Bibliográficas: STEVENSON, W. J. Estatística aplicada à administração. São Paulo: Harbra, 2001. ANDERSON, D. R.; SWEENEY, D. J.; WILLIAMS, T. A. Estatística aplicada à administração e economia. 2. Ed. São Paulo: CENGAGE LEARNING, 2007. DAFT, R. Administração. São Paulo: Thomson Learning, 2006. JONES, G. R. Administração contemporânea. São Paulo: McGraw-Hill, 2008. 5 Segmentação e seleção de Mercados-alvo Conteúdo Programático: • Níveis de segmentação de mercado • Marketing de segmento • Marketing de nicho • Marketing local • Customerização • Segmentação dos mercados consumidores • Bases para segmentação do mercado organizacional Referências Bibliográficas: KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson, 2006. 6 Criação do Brand Equity Conteúdo Programático: • O que é Brand Equity? • O papel das marcas • O escopo do branding • Definição de brand equity • Modelos de brand equity • A construção do brand equity • A avaliação do brand equity • Gerenciamento de brand equity • Planejamento de uma estratégia de branding • A busca do posicionoamento da marca Referências Bibliográficas: AAKER, D. A. Marcas – Brand Equity. São Paulo: Negócio Editora, 1998. KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson, 2006. 7 Análise de indicadores de marketing Conteúdo Programático: • Conceitos e tipos de indicadores aplicados ao marketing • Indicadores de desempenho de marketing • Minimização de erros • Indicadores como apoio na definição do planejamento estratégico • Avaliação da performance da área de marketing • Indicadores de resultados pretendidos x esperados no marketing Referências Bibliográficas: STEVENSON, W. J. Estatística aplicada à administração. São Paulo: Harbra, 2001. ANDERSON, D. R.; SWEENEY, D. J. ; WILLIAMS, T. A. Estatística Aplicada à Administração e Economia. 2 .ed. São Paulo: CENGAGE LEARNING,. , 2007. DAFT, Richard L. Administração. São Paulo: Thomson Learning, 2006. JONES, Gareth R. Administração contemporânea. São Paulo: McGraw-Hill, 2008 7 Brand Equity Conteúdo Programático: o O que é Brand Equity? • O papel das marcas • O escopo do branding • Definição de brand equity • Modelos de brand equity o A construção do brnad equity o A avaliação do brand equity o Gerenciamento de brand equity o Planejamento de uma estratégia de branding o A busca do posicionamento da marca Referências Bibliográficas: AAKER, D. A. Marcas – Brand Equity. São Paulo: Negócio Editora, 1998. KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson, 2006. |
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Carga Horária: |
96 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 280 | ||||
Ministrantes: |
Dirceu Tornavoi de Carvalho Janaina de Moura Engracia Giraldi Jorge Henrique Caldeira de Oliveira José Carlos de Lima Júnior |
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