Atividade

77760 - Marketing Estratégico

Período da turma: 01/04/2020 a 22/07/2020

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Descrição: 1 Planejamento Estratégico e Marketing

Conteúdo Programático:

o Marketing e o valor para o cliente
• O processo de entrega do valor
• A cadeia de valor
• Competências centrais
• Marketing holístico e valor para o cliente
• O papel central do planejamento estratégico
o Planejamento estratégico corporativo e em nível de divisão
o Definição de missão corporativa
• Definição do negócio
• Avaliação de oportunidades de crescimento • Organização e cultura organizacional
o Planejamento estratégico de unidades de negócio
• A missão do negócio
• A análise SWOT
• O estabelecimento de metas
• A formulação de estratégias
• Implementação
• Feedback e controle


Referências Bibliográficas:

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson, 2006. BOWER, J. I. ET ALLI. Business Policy - text and cases. Richard D. Irwin, 1991.


2 Comportamento do consumidor

Conteúdo Programático:

o Construção de valor, satisfação e fidelidade do cliente
• Valor percebido pelo cliente
• Satisfação total do cliente
• Medida de satisfação
• Maximização do valor do cliente ao longo do tempo o O que influencia o comportamento de compra
• Fatores culturais
• Fatores sociais • Fatores pessoais
o Principais fatores psicológicos
• Motivação e as principais teorias motivacionais
• Percepção
• Aprendizagem • Memória o O processo de decisão de compra: o modelo de cinco estágios

o O processo de decisão de compra: o modelo de cinco estágios

Referências Bibliográficas:


KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson, 2006. SHETH, J.; MITTAL, B.; NEWMAN, B. I. Comportamento do cliente: indo além do comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, 2001.

3 Marketing, Sustentabilidade e Responsabilidade Social

Conteúdo Programático:

• Empresa sustentável e responsabilidade social empresarial (RSE)
• Ética, moral e RSE
• Ética no marketing
• RSE no marketing
• Instrumentos de RSE e o marketing

Referências Bibliográficas:

ASHLEY, P.A. Ética e Responsabilidade Social Nos Negócios. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
BARBIERI, J.C.; CAJAZEIRA, J.E.R. Responsabilidade Social Empresarial e Empresa Sustentável. São Paulo:
Saraiva, 2009.
KARKOTLI, G. Responsabilidade social: Uma Contribuição À Gestão Transformadora das Organizações.
Petrópolis: Vozes, 2006.
TENÓRIO, F.G. Responsabilidade social empresarial. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.

4 Pesquisa de Marketing

Conteúdo Programático:

• Conceitos e tipos de indicadores aplicados ao marketing
• Indicadores de desempenho de marketing
• Minimização de erros
• Indicadores como apoio na definição do planejamento estratégico
• Avaliação da performance da área de marketing
• Indicadores de resultados pretendidos x esperados no marketing


Referências Bibliográficas:

STEVENSON, W. J. Estatística aplicada à administração. São Paulo: Harbra, 2001.
ANDERSON, D. R.; SWEENEY, D. J.; WILLIAMS, T. A. Estatística aplicada à administração e economia. 2. Ed. São Paulo: CENGAGE LEARNING, 2007.
DAFT, R. Administração. São Paulo: Thomson Learning, 2006.
JONES, G. R. Administração contemporânea. São Paulo: McGraw-Hill, 2008.

5 Segmentação e seleção de Mercados-alvo

Conteúdo Programático:

• Níveis de segmentação de mercado
• Marketing de segmento
• Marketing de nicho
• Marketing local
• Customerização
• Segmentação dos mercados consumidores
• Bases para segmentação do mercado organizacional

Referências Bibliográficas:

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson, 2006.

6 Criação do Brand Equity

Conteúdo Programático:


• O que é Brand Equity?
• O papel das marcas
• O escopo do branding
• Definição de brand equity
• Modelos de brand equity
• A construção do brand equity
• A avaliação do brand equity
• Gerenciamento de brand equity
• Planejamento de uma estratégia de branding
• A busca do posicionoamento da marca


Referências Bibliográficas:

AAKER, D. A. Marcas – Brand Equity. São Paulo: Negócio Editora, 1998.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson, 2006.

7 Análise de indicadores de marketing

Conteúdo Programático:

• Conceitos e tipos de indicadores aplicados ao marketing
• Indicadores de desempenho de marketing
• Minimização de erros
• Indicadores como apoio na definição do planejamento estratégico
• Avaliação da performance da área de marketing
• Indicadores de resultados pretendidos x esperados no marketing

Referências Bibliográficas:
STEVENSON, W. J. Estatística aplicada à administração. São Paulo: Harbra, 2001.

ANDERSON, D. R.; SWEENEY, D. J. ; WILLIAMS, T. A. Estatística Aplicada à Administração e Economia. 2 .ed. São Paulo: CENGAGE LEARNING,. , 2007.
DAFT, Richard L. Administração. São Paulo: Thomson Learning, 2006.
JONES, Gareth R. Administração contemporânea. São Paulo: McGraw-Hill, 2008


7 Brand Equity

Conteúdo Programático:

o O que é Brand Equity?

• O papel das marcas
• O escopo do branding
• Definição de brand equity
• Modelos de brand equity

o A construção do brnad equity o A avaliação do brand equity
o Gerenciamento de brand equity

o Planejamento de uma estratégia de branding o A busca do posicionamento da marca Referências Bibliográficas:
AAKER, D. A. Marcas – Brand Equity. São Paulo: Negócio Editora, 1998.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson, 2006.

Carga Horária:

96 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 280
 
Ministrantes: Dirceu Tornavoi de Carvalho
Janaina de Moura Engracia Giraldi
Jorge Henrique Caldeira de Oliveira
José Carlos de Lima Júnior


 
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