77147 - MÓDULO III - GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ERA DIGITAL E A PRÁTICA DE PROJETOS INTERDISCIPLINARES |
Período da turma: | 04/05/2018 a 08/05/2020
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Descrição: | GESTÃO DO CONHECIMENTO NA SOCIEDADE DIGITAL
Unidade I: O uso da Tecnologia na Educação: princípios e práticas Promover reflexão sobre novas formas de aprender e de ensinar, relacionadas ao uso de tecnologias, proporcionando conhecimentos que permitam os cursistas orientarem sua comunidade escolar uma prática de ensino/aprendizagem pautada na colaboração. Neste sentido, visa uma qualificação compatível realidade escolar vivenciada pelo cursista, em torno da esfera regional, social e profissional nos campos de atuação. Unidade II: Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) na Educação As tecnologias e seu impacto na educação. Desenvolvimento de competências para assessoramento, orientação e apoio na elaboração de projetos de utilização da tecnologia, a partir do projeto político-pedagógico das escolas, bem como organização e planejamento das atividades de uso dos laboratórios envolvendo recursos humanos, financeiros, pedagógicos e lógicos. Unidade III: Novas tecnologias aplicadas à Gestão Educacional O projeto político-pedagógico e as tecnologias. PDI: auxiliando gestores escolares na administração da tecnologia educacional. Ferramentas de apoio a gestão: softwares, aplicativos (textos, gráficos, tabelas e imagens). O gestor em sala de aula: invertendo os papéis. Estratégias metodológicas e contextualização Tecnologias WEB. A EaD no atual contexto educacional. TV Digital na Educação. Projetos Educacionais. O uso do Blog e do website como ferramenta para a gestão, ensino e aprendizagem escolar. PROJETOS INTERDICIPLINARES Unidade I: O Projeto Político-Pedagógico da escola no olhar do gestor O trabalho do gestor na escola: dimensões, relações, conflitos, formas de atuação; o Projeto Político-Pedagógico como projeção do futuro; formulação e desenvolvimento de projeto de intervenção ou pesquisa na escola com estreita vinculação com o Projeto Político-Pedagógico; etapas de elaboração de um Projeto Político Pedagógico da escola; técnicas de elaboração de projetos; rotinas administrativas e pedagógicas. Unidade II: Problematização e contextualização na aprendizagem de conceitos Introduzir o conceito de problematização, enfatizando a observação da realidade de maneira crítica, relacionando esta realidade com o conteúdo específico que se deseja ensinar/aprender. A valorização dos conhecimentos prévios e sua respectiva ativação para a definição dos aspectos relevantes da problemática analisada. Unidade III: PBL – Aprendizagem baseada em problemas Aprendizagem baseada em problemas como forma de promover o desenvolvimento da habilidade de trabalhar em grupo, e estimular o estudo individual, dependendo do envolvimento de cada estudante. O aprendizado passa a ser centrado no aluno, que passa a ser responsável pelo seu aprendizado. TÓPICOS ESPECIAIS Unidade I: Recursos Didáticos de apoio ao Professor Esta unidade vai apresentar e discutir a importância dos recursos didáticos no contexto escolar. Pretende-se que o gestor possa vivenciar a prática com os diferentes recursos, de modo a ter condições de analisar criticamente esses materiais e orientar os seus professores. Entre os recursos principais, destacam-se a Experimentação, Jogos Didáticos. A divulgação científica também é discutida como facilitadora das aprendizagens. Unidade II: Importância da Educação Inclusiva A gestão da escola inclusiva deve ser efetivada em seu Projeto Político Pedagógico, de forma efetiva e orientada. A garantia do ensino inclusivo pode ser promovida pelo gestor capaz de conduzir em sua unidade, a construção democrática de um Plano de Educação Escolar Inclusivo. Os estudos estão centrados nos fundamentos e marcos legais para a educação especial; as práticas pedagógicas no atendimento a alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação e a educação de Surdos e a Linguagem Brasileira de Sinais -Libras. Unidade III: Saúde na Escola Nesta unidade, o foco estará em assuntos como Drogas, Religiosidade, Educação Sexual, Gravidez na adolescência, Bullying e Cyberbullying, promovendo a reflexão e possibilidades reais de inserir no Projeto Político-Pedagógico, questões preventivas e de orientação. Unidade III: Educação Ambiental e responsabilidade Social O fazer pedagógico e o desenvolvimento da política de sustentabilidade no espaço escolar. Sistemas e programas de gestão ambiental institucional – Agenda 21 escolar. Contribuição da gestão democrática para implementação de projetos de responsabilidade social regional – parcerias com o terceiro setor. Monografia: Apresentação dos requisitos e objetivos para o planejamento da monografia, com foco na intervenção escolar. Bibliografia: BERBEL, N.A.N.. A metodologia da Problematização no ensino superior e sua contribuição para o plano da práxis. Semina, Londrina, v. 17, p. 7-17, 1996. GIOLO, J. A educação a distância e a formação de professores. Educ. Soc. v. 29, n.105, p. 1211-1234. 2008. FELDKERCHER, N., AIMI, D. S.; Apontamentos e desafios da educação a distância na formação de professores. Revista Paidéi@, UNIMES VIRTUAL, v. 2, n. 1, 2009. LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Ed. Cortez, 1994. ECHEVERRÍA, M. P. P.; POZO, J. I. Aprender a resolver problemas e resolver problemas para aprender. In: POZO, J. I. (Org.). A solução de problemas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998. ABREU, M.C.T & MASETTO, M. T. O professor universitário em aula – prática e princípios teóricos. 8.ed. São Paulo: MG, 1990. KISHIMOTO, Tizuko M. “O jogo e a Educação Infantil”. São Paulo: Editora Pioneira, 1998. KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. Cortez, São Paulo, 1996. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional da educação especial na perspectiva da educação inclusiva. MEC, SEESP, 2008. UNESCO. Declaração Mundial sobre Educação para Todos e Plano de Ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. Jomtien,Tailândia, 1990. UNICEF. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Salamanca, Espanha, 1994. |
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Carga Horária: |
72 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 1000 | ||||
Ministrantes: |
José Manuel Moran Costas Juliana Barreto de Toledo Karina Omuro Lupetti Karina Soledad Maldonado Molina Kátia Andréia Kuhn Chedid Leandro Key Higuchi Yanaze Li Li Min Lino de Macedo Luci Regina Muzzeti Marcelo Giordan Santos Marcos Sorrentino Maria Angelica Penatti Pipitone Maria Antonia Ramos de Azevedo Monica Appezzato Pinazza Monica Gardelli Franco Paula Teixeira Fernandes Ulisses Ferreira de Araújo |
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