77146 - MÓDULO II - PLANEJAMENTO, PRÁTICA DA GESTÃO ESCOLAR E LIDERANÇA |
Período da turma: | 31/05/2019 a 18/10/2019
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Descrição: | PLANEJAMENTO E PRÁTICAS DA GESTÃO ESCOLAR
O planejamento no foco do trabalho pedagógico e do cotidiano escolar; as dimensões política e técnica e sua relação com as particularidades ambiente escolar; a organização e os procedimentos na perspectiva da gestão democrática da escola; os processos participativos e o envolvimento da comunidade escolar, bem como o papel dos demais envolvidos na comunidade escolar. A avaliação institucional e avaliação da aprendizagem, seus entornos e considerações. A avaliação da aprendizagem no contexto da avaliação institucional e a implantação do Projeto Político-Pedagógico na escola. Unidade I: Planejamento: trabalho pedagógico e o cotidiano escolar Oferecer condições para o entendimento do cotidiano escolar, considerando os diversos atores envolvidos, na perspectiva da educação democrática da escola. Unidade II: Avaliação institucional e avaliação da aprendizagem Abordagens teórico-metodológicas sobre a avaliação institucional como mecanismo de construção e implementação do projeto político pedagógico na escola. Relevância dos indicadores educacionais, contribuição e fortalecimento da gestão escolar. Unidade III: Conselhos Escolares e Gestão Democrática Refletir e discutir sobre o funcionamento dos conselhos escolares, seus objetivos principais, ações e deveres. Unidade IV: A Qualidade da Educação Escolar Condições de oferta do ensino; ambiente educativo e espaço físico escolar, formação continuada e condições de trabalho dos profissionais da escola. Acesso e permanência dos estudantes na escola. Unidade V: O Projeto Político-Pedagógico da escola: dimensões conceituais Análise do Projeto Político Pedagógico: conceitos político-administrativos de participação, investigação, identificação e alternativas na solução de problemas administrativos e educacionais. Processos que conduzem à tomada de decisão participativa. Tendências educacionais e políticas administrativas contemporâneas. LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS NA PERSPECTIVA DO ESPAÇO ESCOLAR Unidade I: Planejamento Estratégico A abordagem sistêmica da escola, o processo administrativo na organização. O planejamento nas organizações. Os objetivos e desafios organizacionais. O planejamento estratégico na escola na escola como estratégia de gestão. Unidade II: Relações Interpessoais e Liderança A importância das relações humanas na gestão escolar. Estudo do comportamento humano nas relações interpessoais. A prática da liderança e da autonomia na gestão escolar Unidade III: Marketing e Empreendedorismo no contexto da Educação Escolar Apresentar e discutir como o marketing pode favorecer as ações da escola. Analisar a visão do empreendedorismo na escola como aliado do gestor escolar. Unidade IV: Motivação e Criatividade no Espaço Escolar A criatividade como competência humana. Motivação de pessoas para a aprendizagem. A potencialização da criatividade. Criatividade para resolver problemas. Criatividade para implementar o novo, no contexto individual proporcionando o coletivo. Monografia: Apresentação dos requisitos e objetivos para o planejamento da monografia, com foco na intervenção escolar. Bibliografia: BORUCHOVITCH, E., BZUNECK, J. A.; GUIMARÃES, S. E. R. (Orgs.) Motivação para aprender: aplicações no contexto. Rio de Janeiro: Vozes, 2010. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei no 9.394/96. CHIAVENATO, I. Administração de recursos humanos: fundamentos básicos. 7ª ed. Barueri: Manole. 208, 308 p. CHIAVENATO, I. Comportamento organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. São Paulo:Pioneira Thomson Learning, 2004. FÉLIX, M. F. C. Administração escolar: Um problema educativo ou empresarial. 3 ed., São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1986. FERREIRA, N.S.C. (org.). Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. São Paulo: Cortez, 1998. FORQUIM, J. C. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993. FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 13 ed. São Paulo: Cortez, 1986. GIMENO SACRISTÁN, J. Âmbitos do plano. In: GIMENO SACRISTÁN, J. ; PÉREZ GÓMEZ, A. I. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000. KOTLER, PHILIP. Administração de Marketing (12ª ed.). São Paulo. Prentice Hall. 2000. LOPES, A. O. Planejamento de ensino numa perspectiva crítica de educação. In: CANDAU, V. Repensando a didática. São Paulo: Cortez, 1992. PAGLIUSO, A.T.; CARDOSO, R.; SPIEGEL, R. Gestão Organizacional: O desafio da construção do modelo de gestão. São Paulo: Saraiva. 2010. 115 p. ROBBINS, S. P. Fundamentos do comportamento organizacional. 8a. ed. - São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.VASCONCELLOS, C.S. Planejamento: plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo. São Paulo: Libertad, 1995. VASCONCELLOS, E.; HAMSLEY, J.: Estrutura das Organizações. São Paulo: EDUSP/Pioneira, 1986. VEIGA, I.P.A. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas, SP: Papirus, 1995. |
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Carga Horária: |
60 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 1000 | ||||
Ministrantes: |
Fernanda Latanze Mendes Rodrigues João Carlos Boyadjian Júlio César Furtado dos Santos Karina Soledad Maldonado Molina Luiz Barco Marcos Milan Maria Antonia Ramos de Azevedo Mitsuru Higuchi Yanaze Monica Appezzato Pinazza Rita de Cassia Gallego Telma Pileggi Vinha Vivian Batista da Silva |
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