Atividade

77120 - Módulo 3 - Gestão da Operação

Período da turma: 24/03/2018 a 23/05/2020

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Descrição: PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA
EMENTA:
Conceituar planejamento e gestão estratégica, mostrando como tais atividades interpenetram todo o processo de direção da organização, com foco setorial em cooperativas de crédito. Muito mais do que transmitir conceitos teóricos, o curso visa desenvolver um processo de avaliação e análise que possa ser aplicado ao ambiente de negócio das cooperativas, com resultados a curto prazo. Os conceitos transmitidos interligam o cuidado com o planejamento estratégico com a necessidade de um processo de gestão eficiente que garanta os resultados definidos na estratégia. Como modelo de elaboração estratégica e seu acompanhamento, este módulo utiliza o BSC – Balanced Scorecard.

Tópicos
-Análise dos fatores externos no ambiente de crédito (economia, política, etc);
-O mercado das cooperativas de crédito. Concorrentes internos e externos;
-A elaboração da Direção estratégica;
-Criação de valor na elaboração da estratégia;
-Estratégia e Mudança;
-Envolvimento e alinhamento da organização com a grande estratégia;
-O desdobramento do plano estratégico: indicadores e metas, monitoramento e avaliação;
- Análises de modelos de BSC – Balanced Scorecard aplicado às cooperativas de crédito;
-Ferramentas tecnológicas de apoio à gestão estratégica e sua execução;
-Gestão de pessoas para o sucesso da estratégia – avaliação de desempenho, comunicação corporativa e das filiais, envolvimento nos resultados.

Bibliografia Básica
KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. A execução premium: a obtenção de vantagem competitiva através do vínculo da estratégia com as operações do negócio. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
COSTA, Benny Kramer: ALMEIDA, Isnard Ribeiro de (Coord). Estratégia: perspectivas e aplicações. São Paulo: Atlas, 2002.
ZACARELLI, Sérgio B. Estratégia e sucesso nas empresas. São Paulo: Saraiva, 2000.

Bibliografia Complementar
MINTZBERG, Henry. QUINN, James Brian. COOK, James F. Sunderland. O processo da estratégia. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
O'BRIEN , James A. Sistemas de informação e as decisões gerenciais na era da internet. Tradução Célio Knipel Moreira – 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2004.

GESTÃO DE PESSOAS
EMENTA:
Capacitar à liderança e a interação de forma mais efetiva junto a suas equipes e subordinados, com um posicionamento que permita desafiar, avaliar, desenvolver as pessoas para que obtenham resultados relevantes para a organização.

Tópicos
-Contextualização da gestão de RH
-Capital Humano
-O desempenho das organizações e a gestão de pessoas
-A gestão de pessoas e a inovação: fator estratégico de desenvolvimento organizacional
-Modelos de gestão de recursos humanos
-Gestão por competências (gestão estratégica de pessoas): talentos e performance
-Estrutura organizacional; plano de cargos e remuneração; recrutamento e seleção; treinamento e desenvolvimento; avaliação de desempenho e carreira: a integração da gestão de RH com o planejamento da organização
-Comunicação e endomarketing: qualidade de vida e saúde no trabalho; relações e direito do trabalho entre equipes e líderes.

Bibliografia Básica
ALMEIDA, Leo G. Gestão de Processos e Gestão Estratégica. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. 3. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2009.
ULRICH, Dave, BECKER, Brian E. e HUSELID, Mark A. Gestão Estratégica de Pessoas com Scorecard. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

Bibliografia Complementar
DUTRA, Joel Souza. Gestão de Pessoas. São Paulo: Atlas, 2010.
LIMA, Frederico Henrique Viegas de e TEIXEIRA, Paulo C. Direcionamento Estratégico de Gestão Pessoas. São Paulo: Atlas, 2000.
RHEIN SCHIRATO, Maria Aparecida. O Feitiço das Organizações. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

OPERAÇÕES DE TESOURARIA EM COOPERATIVAS DE CRÉDITO
EMENTA:
-Desenvolver a compreensão sobre os princípios e conceitos fundamentais relacionados ao funcionamento e à mecânica operacional do mercado financeiro, com foco nas operações de tesouraria envolvendo títulos (renda fixa e variável) e derivativos.
-Desenvolver a capacidade de interpretação das principais operações de tesouraria realizadas no mercado financeiro. Proporcionar conhecimento sobre a “lavagem de dinheiro”, elucidando conceitos, definições legais, responsabilidade das instituições financeiras e atuação de órgãos governamentais envolvidos em seu controle e regulamentação.

Tópicos
-O sócio como dono do negócio;
-Serviços financeiros e captação de recursos;
-Serviços de tesouraria: provisões; pagamentos; ociosidade x rentabilidade; numerários; falsificações (documentos/ dinheiros); cartões. Serviços de compensação: cheques; docs; teds; devoluções; fraudes; implicações financeiras; acordos entre bancos;
-Prevenção e combate à lavagem de dinheiro (crimes da lei); convênios; remessa exterior; ordem de pagamento.

Bibliografia Básica
CURSO DE MERCADO FINANCEIRO: Tópicos Especiais. São Paulo: Atlas, 2006: LIMA, Gerlando A. S. F., LIMA, Iran S. e PIMENTEL, Renê C. BRITO, O. S. Controladoria de Risco-Retorno em Instituições Financeiras. São Paulo: Saraiva, 2002.
DUARTE Jr., A. M. Risco: Definições, Tipos, Medição e Recomendações para seu Gerenciamento. In: LEMGRUBER, Eduardo Facó, org, et. al. Gestão de Risco e Derivativos: Aplicações no Brasil. São Paulo: Atlas, 2001.

Bibliografia Complementar
FIGUEIREDO, A. C. Introdução aos Derivativos. 2. ed. São Paulo: Thomson Learning, 2005.
LIMA, I. S., LOPES, A. B. Contabilidade e Controle de Operações com Derivativos. São Paulo: Thomson Learning, 2003.
LOPES, A. B., GALDI, F. C., LIMA, I. S. Manual de Contabilidade e Tributação de Instrumentos Financeiros Derivativos. São Paulo: Atlas, 2009.
SAUNDERS, A. Administração de Instituições Financeiras. São Paulo: Atlas, 1997.
SECURATO, J. R. (coordenador). Cálculo Financeiro das Tesourarias – Bancos e Empresas. 2. ed. São Paulo: Saint Paul, 2004.

MARKETING DE SERVIÇOS FINANCEIROS
EMENTA:
-Analisar as principais ferramentas e estratégias de marketing em serviços bancários e financeiros de modo geral e suas aplicações práticas.
-Discutir as práticas de marketing aplicadas no segmento de serviços no Brasil e nos principais centros econômicos mundiais.

Tópicos
-Administração e marketing na área de serviços;
-Diferenças entre marketing de bens e serviços;
-Aspectos mercadológicos básicos como influencias das variáveis incontroláveis de marketing e o composto de serviços financeiros;
-Alternativas de recuperação de clientes em caso de falhas nos serviços;
-Avaliação e pesquisa para melhoria da qualidade

Bibliografia Básica
LAS CASAS, Alexandre Luzzi (org). Marketing bancário. São Paulo: Saint Paul, 2007.
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Qualidade total em serviços. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing de serviços. 6. ed. São Paulo: Atlas 2012

Bibliografia Complementar
HESKETT, James; SASSER, Earl; SCHLESINGER, Leonard. Lucro na prestação de serviços. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
GIANESI, Irineu; CORREA, Henrique. Administração estratégica de serviços. São Paulo: Atlas, 1994.
CLARKE, Greg. Marketing de serviços e resultados. São Paulo: Futura, 2001.
ZEITHAML, Valarie; BITNER, Mary Jô. Marketing de serviços: a empresa com foco no cliente. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.

CONTABILIDADE E CONTROLADORIA EM COOPERATIVA DE CRÉDITO
EMENTA:
Capacitar o aluno para ter uma visão da cooperativa como entidade administrativa e explorar a contabilidade aplicada e a controladoria como instrumentos para adequada gestão das cooperativas de crédito.

Tópicos
-A cooperativa como entidade administrativa.
-O controle e o papel da controladoria no processo de gestão.
-A Contabilidade na gestão das cooperativas de crédito.
-O COSIF – Estrutura patrimonial e de resultados – conceitos fundamentais.
-Constituição dos fundos obrigatórios – Fundo de reserva e FATES.
-Demonstrações financeiras (contábeis) obrigatórias.
-Auditoria Externa – Relatório (Parecer) dos Auditores.
-Teoria da Contabilidade.
-Aspectos Tributários.

Bibliografia Básica
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Princípios Fundamentais e Normas Brasileiras de Contabilidade. Brasília: CFC, 2006.
ERNEST & YOUNG – FIPECAFI. Manual de Normas Internacionais de Contabilidade – IFRS versus Normas Brasileiras. 2. ed. São Paulo: Atlas. 2010.
FIGUEIREDO, Sandra & CAGGIANO, Paulo César. Controladoria – Teoria e Prática. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
IUDICIBUS, Sergio de. Teoria da contabilidade. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

Bibliografia Complementar
IUDÍCIBUS, S. / MARTINS, E / GELBCKE, E. R. / SANTOS, A. Manual de Contabilidade Societária – Aplicável a Todas as Sociedades de acordo com as Normas Internacionais e do CPC, 1. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MARION, J. C. e IUDICIBUS, Sergio de. Contabilidade Comercial. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
NIYAMA, J. K. e GOMES, A. L. O. Contabilidade de Instituições Financeiras. 3. ed. São Paulo: Atlas. 2009.

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
EMENTA
-Descrever a integração dos sistemas de informação computadorizados às organizações sociais.
-Discutir como a arquitetura dos sistemas informatizados determina o fluxo de informações para os processos decisórios e como a evolução dessa arquitetura deve ser administrado.
-Analisar aspectos de planejamento de informação, os diversos processos computacionais a disposição das organizações para automação de suas operações, seus pontos críticos e os respectivos benefícios na busca de controle, produtividade e de seus objetivos.

Tópicos
-Características da função
-Conceito de dado, informação, conhecimento e inteligência
-O momento tecnológico atual
-Novos rumos da tecnologia
-Administrando as Tecnologias da Informação
-Planejamento e Qualidade em TI
-Sistemas de informação transacional e gerencial
-Integrados, CRM, Gerencial, Apoio a decisão, Business Intelligence
-A TI competitiva e o comércio eletrônico (B2B, B2C)
-TI como fator de competitividade das organizações e tomada de decisão

Bibliografia Básica
HABERKORN, Ernesto Mário. Gestão Empresarial com ERP, Microsiga Software S/A, 4. ed. São Paulo: TOTVS, 2008.
KENNETH C. Laudon & JANE P. Laudon. Sistemas de Informação Gerenciais. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
TURBAN, McLean e WETHERBE. Tecnologia da Informação para Gestão. 3. ed. Porto Alegre: Bookman,.2004.

Bibliografia Complementar
ALBERTIN, Alberto Luiz. Comércio Eletrônico: modelo, aspectos e contribuições de suas aplicações. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MCGEE, J. & PRUSAK, L., Gerenciamento Estratégico da Informação. 4. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
LAUDON, K.C.; LAUDON, J.P. Gerenciamento de Sistemas de Informação. 3. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2001.

AUDITORIA, CONTROLES INTERNOS E AVALIAÇÃO DE RISCOS
EMENTA:
-Propiciar habilidades básicas para aplicar os procedimentos de auditoria, baseados nas normas e técnicas de auditoria, sobre as contas patrimoniais e de resultado, avaliando o significado e a importância do parecer exarado.
-Desenvolver o entendimento da auditoria como uma ferramenta para resguardar a integridade da instituição, corrigir os possíveis erros, nortear a organização para o alcance de seus objetivos através de normas e ferramentas de controle, de modo a garantir que todos trabalhem com segurança e sem exposição desnecessária a riscos.

Tópicos
-Características da auditoria e do auditor;
-Normas Gerais e órgãos reguladores: CMN, BACEN, Receita Federal, etc;
-Planejamento;
-Papéis de trabalho;
-Revisão de controles internos;
-Tipos de auditoria: interna e externa;
-Auditorias específicas: operacional, ambiental, integral e estratégica, de relatórios, de gestão fiscal e de sistemas;
-Qualidade nos serviços de auditoria;
-Serviços correlatos: revisão, pré-acordados e compilação, redação de relatórios;
-Especificação dos tipos de riscos existentes e seus impactos no negócio: Riscos Operacionais, Riscos de Crédito, Riscos de Mercado, Riscos de Liquidez e Riscos Inerentes.

Bibliografia Básica
ALMEIDA, Marcelo Cavalcanti - Auditoria: um curso moderno e completo- 8. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
ATTIE, William. Auditoria: Conceitos e Aplicações. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
CREPALDI, Silvio Aparecido - Auditoria Contábil: teoria e prática- 7. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

Bibliografia Complementar
FRANCO, Hilário; MARRA, Ernesto. Auditoria Contábil. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2001.
SOUZA, Benedito Felipe de; PEREIRA, Anísio Candido. Auditoria Contábil: Enfoque Prático Operacional. 1. ed. São Paulo, Atlas. 2004
ARAÚJO, Inaldo da P. S.; ARRUDA, Daniel G., BARRETTO, Pedro H. T. Auditoria Contábil – Enfoque teórico, normativo e prático. São Paulo: Saraiva, 2008.
OLIVEIRA, Luiz Antônio de. Como os Empregados Roubam as Empresas. Rio de Janeiro: Qualitymark. 1996.
SÁ, A. LOPES DE. CURSO DE AUDITORIA – 10. ED. SÃO PAULO: ATLAS, 2002.

Carga Horária:

69 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 1000
 
Ministrantes: Elias Frederico
Ênio Meinen
Gilberto Tadeu Shinyashiki
Jakov Trofo Surjan
Maria José de Camargo
Mitsuru Higuchi Yanaze
Oldoni Pedro Floriani


 
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