77120 - Módulo 3 - Gestão da Operação |
Período da turma: | 24/03/2018 a 23/05/2020
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Descrição: | PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA
EMENTA: Conceituar planejamento e gestão estratégica, mostrando como tais atividades interpenetram todo o processo de direção da organização, com foco setorial em cooperativas de crédito. Muito mais do que transmitir conceitos teóricos, o curso visa desenvolver um processo de avaliação e análise que possa ser aplicado ao ambiente de negócio das cooperativas, com resultados a curto prazo. Os conceitos transmitidos interligam o cuidado com o planejamento estratégico com a necessidade de um processo de gestão eficiente que garanta os resultados definidos na estratégia. Como modelo de elaboração estratégica e seu acompanhamento, este módulo utiliza o BSC – Balanced Scorecard. Tópicos -Análise dos fatores externos no ambiente de crédito (economia, política, etc); -O mercado das cooperativas de crédito. Concorrentes internos e externos; -A elaboração da Direção estratégica; -Criação de valor na elaboração da estratégia; -Estratégia e Mudança; -Envolvimento e alinhamento da organização com a grande estratégia; -O desdobramento do plano estratégico: indicadores e metas, monitoramento e avaliação; - Análises de modelos de BSC – Balanced Scorecard aplicado às cooperativas de crédito; -Ferramentas tecnológicas de apoio à gestão estratégica e sua execução; -Gestão de pessoas para o sucesso da estratégia – avaliação de desempenho, comunicação corporativa e das filiais, envolvimento nos resultados. Bibliografia Básica KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. A execução premium: a obtenção de vantagem competitiva através do vínculo da estratégia com as operações do negócio. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. COSTA, Benny Kramer: ALMEIDA, Isnard Ribeiro de (Coord). Estratégia: perspectivas e aplicações. São Paulo: Atlas, 2002. ZACARELLI, Sérgio B. Estratégia e sucesso nas empresas. São Paulo: Saraiva, 2000. Bibliografia Complementar MINTZBERG, Henry. QUINN, James Brian. COOK, James F. Sunderland. O processo da estratégia. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. O'BRIEN , James A. Sistemas de informação e as decisões gerenciais na era da internet. Tradução Célio Knipel Moreira – 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2004. GESTÃO DE PESSOAS EMENTA: Capacitar à liderança e a interação de forma mais efetiva junto a suas equipes e subordinados, com um posicionamento que permita desafiar, avaliar, desenvolver as pessoas para que obtenham resultados relevantes para a organização. Tópicos -Contextualização da gestão de RH -Capital Humano -O desempenho das organizações e a gestão de pessoas -A gestão de pessoas e a inovação: fator estratégico de desenvolvimento organizacional -Modelos de gestão de recursos humanos -Gestão por competências (gestão estratégica de pessoas): talentos e performance -Estrutura organizacional; plano de cargos e remuneração; recrutamento e seleção; treinamento e desenvolvimento; avaliação de desempenho e carreira: a integração da gestão de RH com o planejamento da organização -Comunicação e endomarketing: qualidade de vida e saúde no trabalho; relações e direito do trabalho entre equipes e líderes. Bibliografia Básica ALMEIDA, Leo G. Gestão de Processos e Gestão Estratégica. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002. CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. 3. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2009. ULRICH, Dave, BECKER, Brian E. e HUSELID, Mark A. Gestão Estratégica de Pessoas com Scorecard. Rio de Janeiro: Campus, 2001. Bibliografia Complementar DUTRA, Joel Souza. Gestão de Pessoas. São Paulo: Atlas, 2010. LIMA, Frederico Henrique Viegas de e TEIXEIRA, Paulo C. Direcionamento Estratégico de Gestão Pessoas. São Paulo: Atlas, 2000. RHEIN SCHIRATO, Maria Aparecida. O Feitiço das Organizações. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2004. OPERAÇÕES DE TESOURARIA EM COOPERATIVAS DE CRÉDITO EMENTA: -Desenvolver a compreensão sobre os princípios e conceitos fundamentais relacionados ao funcionamento e à mecânica operacional do mercado financeiro, com foco nas operações de tesouraria envolvendo títulos (renda fixa e variável) e derivativos. -Desenvolver a capacidade de interpretação das principais operações de tesouraria realizadas no mercado financeiro. Proporcionar conhecimento sobre a “lavagem de dinheiro”, elucidando conceitos, definições legais, responsabilidade das instituições financeiras e atuação de órgãos governamentais envolvidos em seu controle e regulamentação. Tópicos -O sócio como dono do negócio; -Serviços financeiros e captação de recursos; -Serviços de tesouraria: provisões; pagamentos; ociosidade x rentabilidade; numerários; falsificações (documentos/ dinheiros); cartões. Serviços de compensação: cheques; docs; teds; devoluções; fraudes; implicações financeiras; acordos entre bancos; -Prevenção e combate à lavagem de dinheiro (crimes da lei); convênios; remessa exterior; ordem de pagamento. Bibliografia Básica CURSO DE MERCADO FINANCEIRO: Tópicos Especiais. São Paulo: Atlas, 2006: LIMA, Gerlando A. S. F., LIMA, Iran S. e PIMENTEL, Renê C. BRITO, O. S. Controladoria de Risco-Retorno em Instituições Financeiras. São Paulo: Saraiva, 2002. DUARTE Jr., A. M. Risco: Definições, Tipos, Medição e Recomendações para seu Gerenciamento. In: LEMGRUBER, Eduardo Facó, org, et. al. Gestão de Risco e Derivativos: Aplicações no Brasil. São Paulo: Atlas, 2001. Bibliografia Complementar FIGUEIREDO, A. C. Introdução aos Derivativos. 2. ed. São Paulo: Thomson Learning, 2005. LIMA, I. S., LOPES, A. B. Contabilidade e Controle de Operações com Derivativos. São Paulo: Thomson Learning, 2003. LOPES, A. B., GALDI, F. C., LIMA, I. S. Manual de Contabilidade e Tributação de Instrumentos Financeiros Derivativos. São Paulo: Atlas, 2009. SAUNDERS, A. Administração de Instituições Financeiras. São Paulo: Atlas, 1997. SECURATO, J. R. (coordenador). Cálculo Financeiro das Tesourarias – Bancos e Empresas. 2. ed. São Paulo: Saint Paul, 2004. MARKETING DE SERVIÇOS FINANCEIROS EMENTA: -Analisar as principais ferramentas e estratégias de marketing em serviços bancários e financeiros de modo geral e suas aplicações práticas. -Discutir as práticas de marketing aplicadas no segmento de serviços no Brasil e nos principais centros econômicos mundiais. Tópicos -Administração e marketing na área de serviços; -Diferenças entre marketing de bens e serviços; -Aspectos mercadológicos básicos como influencias das variáveis incontroláveis de marketing e o composto de serviços financeiros; -Alternativas de recuperação de clientes em caso de falhas nos serviços; -Avaliação e pesquisa para melhoria da qualidade Bibliografia Básica LAS CASAS, Alexandre Luzzi (org). Marketing bancário. São Paulo: Saint Paul, 2007. LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Qualidade total em serviços. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing de serviços. 6. ed. São Paulo: Atlas 2012 Bibliografia Complementar HESKETT, James; SASSER, Earl; SCHLESINGER, Leonard. Lucro na prestação de serviços. Rio de Janeiro: Campus, 2001. GIANESI, Irineu; CORREA, Henrique. Administração estratégica de serviços. São Paulo: Atlas, 1994. CLARKE, Greg. Marketing de serviços e resultados. São Paulo: Futura, 2001. ZEITHAML, Valarie; BITNER, Mary Jô. Marketing de serviços: a empresa com foco no cliente. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011. CONTABILIDADE E CONTROLADORIA EM COOPERATIVA DE CRÉDITO EMENTA: Capacitar o aluno para ter uma visão da cooperativa como entidade administrativa e explorar a contabilidade aplicada e a controladoria como instrumentos para adequada gestão das cooperativas de crédito. Tópicos -A cooperativa como entidade administrativa. -O controle e o papel da controladoria no processo de gestão. -A Contabilidade na gestão das cooperativas de crédito. -O COSIF – Estrutura patrimonial e de resultados – conceitos fundamentais. -Constituição dos fundos obrigatórios – Fundo de reserva e FATES. -Demonstrações financeiras (contábeis) obrigatórias. -Auditoria Externa – Relatório (Parecer) dos Auditores. -Teoria da Contabilidade. -Aspectos Tributários. Bibliografia Básica CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Princípios Fundamentais e Normas Brasileiras de Contabilidade. Brasília: CFC, 2006. ERNEST & YOUNG – FIPECAFI. Manual de Normas Internacionais de Contabilidade – IFRS versus Normas Brasileiras. 2. ed. São Paulo: Atlas. 2010. FIGUEIREDO, Sandra & CAGGIANO, Paulo César. Controladoria – Teoria e Prática. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008. IUDICIBUS, Sergio de. Teoria da contabilidade. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010. Bibliografia Complementar IUDÍCIBUS, S. / MARTINS, E / GELBCKE, E. R. / SANTOS, A. Manual de Contabilidade Societária – Aplicável a Todas as Sociedades de acordo com as Normas Internacionais e do CPC, 1. ed. São Paulo: Atlas, 2010. MARION, J. C. e IUDICIBUS, Sergio de. Contabilidade Comercial. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2010. NIYAMA, J. K. e GOMES, A. L. O. Contabilidade de Instituições Financeiras. 3. ed. São Paulo: Atlas. 2009. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EMENTA -Descrever a integração dos sistemas de informação computadorizados às organizações sociais. -Discutir como a arquitetura dos sistemas informatizados determina o fluxo de informações para os processos decisórios e como a evolução dessa arquitetura deve ser administrado. -Analisar aspectos de planejamento de informação, os diversos processos computacionais a disposição das organizações para automação de suas operações, seus pontos críticos e os respectivos benefícios na busca de controle, produtividade e de seus objetivos. Tópicos -Características da função -Conceito de dado, informação, conhecimento e inteligência -O momento tecnológico atual -Novos rumos da tecnologia -Administrando as Tecnologias da Informação -Planejamento e Qualidade em TI -Sistemas de informação transacional e gerencial -Integrados, CRM, Gerencial, Apoio a decisão, Business Intelligence -A TI competitiva e o comércio eletrônico (B2B, B2C) -TI como fator de competitividade das organizações e tomada de decisão Bibliografia Básica HABERKORN, Ernesto Mário. Gestão Empresarial com ERP, Microsiga Software S/A, 4. ed. São Paulo: TOTVS, 2008. KENNETH C. Laudon & JANE P. Laudon. Sistemas de Informação Gerenciais. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. TURBAN, McLean e WETHERBE. Tecnologia da Informação para Gestão. 3. ed. Porto Alegre: Bookman,.2004. Bibliografia Complementar ALBERTIN, Alberto Luiz. Comércio Eletrônico: modelo, aspectos e contribuições de suas aplicações. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010. MCGEE, J. & PRUSAK, L., Gerenciamento Estratégico da Informação. 4. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1998. LAUDON, K.C.; LAUDON, J.P. Gerenciamento de Sistemas de Informação. 3. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2001. AUDITORIA, CONTROLES INTERNOS E AVALIAÇÃO DE RISCOS EMENTA: -Propiciar habilidades básicas para aplicar os procedimentos de auditoria, baseados nas normas e técnicas de auditoria, sobre as contas patrimoniais e de resultado, avaliando o significado e a importância do parecer exarado. -Desenvolver o entendimento da auditoria como uma ferramenta para resguardar a integridade da instituição, corrigir os possíveis erros, nortear a organização para o alcance de seus objetivos através de normas e ferramentas de controle, de modo a garantir que todos trabalhem com segurança e sem exposição desnecessária a riscos. Tópicos -Características da auditoria e do auditor; -Normas Gerais e órgãos reguladores: CMN, BACEN, Receita Federal, etc; -Planejamento; -Papéis de trabalho; -Revisão de controles internos; -Tipos de auditoria: interna e externa; -Auditorias específicas: operacional, ambiental, integral e estratégica, de relatórios, de gestão fiscal e de sistemas; -Qualidade nos serviços de auditoria; -Serviços correlatos: revisão, pré-acordados e compilação, redação de relatórios; -Especificação dos tipos de riscos existentes e seus impactos no negócio: Riscos Operacionais, Riscos de Crédito, Riscos de Mercado, Riscos de Liquidez e Riscos Inerentes. Bibliografia Básica ALMEIDA, Marcelo Cavalcanti - Auditoria: um curso moderno e completo- 8. ed. São Paulo: Atlas, 2012. ATTIE, William. Auditoria: Conceitos e Aplicações. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011. CREPALDI, Silvio Aparecido - Auditoria Contábil: teoria e prática- 7. ed. São Paulo: Atlas, 2011. Bibliografia Complementar FRANCO, Hilário; MARRA, Ernesto. Auditoria Contábil. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2001. SOUZA, Benedito Felipe de; PEREIRA, Anísio Candido. Auditoria Contábil: Enfoque Prático Operacional. 1. ed. São Paulo, Atlas. 2004 ARAÚJO, Inaldo da P. S.; ARRUDA, Daniel G., BARRETTO, Pedro H. T. Auditoria Contábil – Enfoque teórico, normativo e prático. São Paulo: Saraiva, 2008. OLIVEIRA, Luiz Antônio de. Como os Empregados Roubam as Empresas. Rio de Janeiro: Qualitymark. 1996. SÁ, A. LOPES DE. CURSO DE AUDITORIA – 10. ED. SÃO PAULO: ATLAS, 2002. |
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Carga Horária: |
69 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 1000 | ||||
Ministrantes: |
Elias Frederico Ênio Meinen Gilberto Tadeu Shinyashiki Jakov Trofo Surjan Maria José de Camargo Mitsuru Higuchi Yanaze Oldoni Pedro Floriani |
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