Atividade

77115 - MÓDULO 3: GESTÃO DE OPERAÇÕES E RECURSOS HUMANOS NO VAREJO

Período da turma: 10/04/2018 a 28/04/2020

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Descrição: Disciplina: Gestão da Cadeia de Abastecimento (12h)
Ementa: Cadeia de abastecimento e canais: conceito, estratégias e estruturas. Funções dos canais de distribuição. Papel e importância dos elementos participantes dos canais. Cadeia produtiva e as oportunidades de negócios que estas cadeias apresentam entre os seus membros componentes. Varejo e indústria. Decisões estratégicas de canais. Canais verticais, híbridos e múltiplos. Sistema logístico empresarial: definição e conceitos. Relacionamento com fornecedores e parceiros. Logística e estratégias de operações. Medidas de desempenho na logística de distribuição. Capacidade de prestação do serviço e gestão da demanda através do atendimento ao pedido perfeito. Centros de distribuição e operadores logísticos.

Disciplina: Gestão de Compras e Estoques (12h)
Ementa: Conceitos da disciplina de gestão de suprimentos – sourcing, procurement, compras e estoques, e o impacto nas estratégias de organizações varejistas. Conceito de estoques e gestão de estoques. Estoque de segurança. Estoque objetivo e como calcular. Erro nos estoques ao longo da cadeia. Estoques x vendas perdidas, Giro estoques x nível de serviço. Estoques x transporte. Estoques x localização. Coordenação contratual de sistemas produtivos. Alianças e parcerias estratégicas. Governança aplicada ao varejo de mercados de bens e serviços.

Disciplina: Localização Comercial e Análise de Pontos Comerciais (12h)
Ementa: O investimento no ponto comercial normalmente é o maior que o varejista pode fazer e é a partir da escolha acertada do local de implantação da loja que o retorno sobre o investimento feito pode acontecer ou não. Nesta disciplina serão estudados os métodos de análise de pontos comerciais, softwares e sistemas de suporte a essa decisão, bem como os impactos de cada alternativa no retorno sobre esse investimento.

Disciplina: Novas Tecnologias Aplicadas ao Varejo (12h)
Ementa: Tecnologia da informação aplicada ao varejo. Sistemas de informação para vantagens estratégicas. Noções de KMS, ERP,CRM,SCM,BI. Tecnologias emergentes. Biometria. Segurança e prevenção de perdas. Assistentes móveis de compras. Controladores de tráfego. Equipamentos para pagamentos. Mobilidade. Digital signage. Interatividade. Integração de múltiplos canais de vendas. RFID. Aplicações nos negócios. Aplicações no varejo. Cases de sucesso. Visitas virtuais à loja do futuro real. Brasil-ID. Tendências.

Disciplina: Gestão Estratégica de Pessoas no Varejo (16h)
Ementa: Visão geral da gestão estratégica de pessoas. O indivíduo e a organização. Os desafios da gestão de pessoas no varejo. Fatores críticos de sucesso na gestão de pessoas no varejo. Rotatividade e retenção. Recrutamento e seleção. Gestão de competências. Seleção de pessoas. Treinamento e desenvolvimento. Avaliação de desempenho. Gestão de carreira.

Disciplina: Liderança e Motivação de Equipes (16)
Ementa: Liderança e suas principais aplicações no contexto organizacional. Liderança e motivação no varejo. Necessidade do desenvolvimento das lideranças nas organizações. Inteligência emocional para fortalecer-se e influenciar a equipe. Melhores práticas de liderança. Demandas do líder. Os meios para atingir resultados. Construção do perfil do líder adequado para o negócio. Desafios do líder no varejo. Cases para discussão.

Disciplina: Serviços e Atendimento no Varejo (12)
Ementa: Atendimento ao cliente. Mitos do atendimento. Tipos de serviços. Pós-atendimento. Pensamento estratégico: Instintivo, Emocional. Racional e intuitivo. Mente estratégica e os clientes. Vantagem competitiva. Desenvolvendo conhecimentos sobre os clientes.

Disciplina: Prevenção de Perdas (8h)
Ementa: Conceitos gerais de perdas e prevenção de perdas. Principais macros processos geradores de perdas. Direcionamento e principais benefícios da prevenção de perdas para o varejo. Aspectos Jurídicos. Abordagem preventiva e reativa. Casos e exemplos de prevenção de perdas no varejo.

Disciplina: Técnicas de Vendas e Negociação (12h)
Ementa: A importância da negociação como diferencial competitivo. As diferenças da negociação por mercados. As fases da negociação. Estratégias e táticas da negociação. Os elementos e as variáveis básicas da negociação. Habilidades do negociador. Perfis dos negociadores e a solução de conflitos. Simulações de negociação.

Disciplina: Metodologia de Pesquisa (4h)
Ementa: Os métodos de pesquisa em Administração. Estrutura do TCC: elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Normas ABNT para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso. Orientação aos Trabalhos de Conclusão de Curso.


BIBLIOGRAFIA GERAL DO MÓDULO:
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Carga Horária:

67 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 1000
 
Ministrantes: Andrea dos Santos Piscitelli
Gianini Cochize Ferreira
Helder de Souza Aguiar
Jaime Antonio Silva Jimenez
Regiane Relva Romano


 
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