Atividade

77114 - MÓDULO 2: GESTÃO DE MARKETING E FINANÇAS NO VAREJO

Período da turma: 23/04/2019 a 01/10/2019

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Descrição: Disciplina: Marketing de Relacionamento e CRM )
Ementa: O que é Marketing de Relacionamento. Marketing de Relacionamento como Estratégia Empresarial. Os ciclos de vida do cliente. Benefícios do Marketing de Relacionamento. Componentes do Marketing de Relacionamento. Passos para implantação do Marketing de Relacionamento. Elementos Capacitadores do Marketing de Relacionamento. Níveis de vínculos com os clientes. O que é CRM – Customer Relationship Management. Implementando o CRM. Tendências. Estudo de casos.

Disciplina: Experiência de Compra e Visual Merchandising
Ementa: Apresentação do produto e comunicação dentro da Loja. A Importância da ambientação, do layout e visual merchandising no ponto de venda. Design do ambiente da loja. Atmosfera de loja como um elemento da estratégia varejista. Layout e Circulação – principais formatos, características e finalidades de adoção. Gerenciamento do espaço. Planogramas. Tipos de layouts mais utilizados nos diferentes segmentos. Visual Merchandising – características, objetivos de adoção, planejamento, recursos e ferramentas. Técnicas e regras práticas para obter os melhores resultados na loja.

Disciplina: Gestão do Sortimento no Varejo
Ementa: Amplitude e profundidade de sortimento. Produtos substitutos e complementares. Preço e qualidade. Fatores que influenciam a decisão do mix de produtos. Necessidades dos Clientes. Sortimento como solução/categoria. Gerenciamento de categorias (GC): objetivos e expectativas. As etapas do GC. Indicadores de desempenho.

Disciplina: Trade Marketing
Ementa: O que é trade marketing. Relacionamento varejo e indústria. A importância do trade marketing. Fronteiras entre os departamentos. Ferramentas sellin e sellout. Inteligência pré-operacional: como planejar uma execução efetiva? Shopper e consumer. Indicadores de desempenho. Casos e exemplos de estratégias de trade marketing no Brasil e no mundo.

Disciplina: Branding: Criação e Gestão de Marca
Ementa: Conceito, Função e Importância das Marcas. Brand Equity. Identidade. Posicionamento. Elementos de Marca. Arquitetura de Marcas. Desafios e Tendências na Construção de Marcas.

Disciplina: Marcas Próprias no Varejo
Ementa: Conceito e Origem. Tipos de Marcas Próprias e Posicionamento. Benefícios das MPs para o varejista. Interesses das indústrias pelas MPs. Etapas do desenvolvimento de Marca Própria. Dificuldade das MPs no Brasil.

Disciplina: Gestão Financeira no Varejo
Ementa: Análise das decisões de investimentos. Análise das decisões de financiamentos. Análise dos resultados, qualidade dos lucros e rentabilidade. Análise dos riscos de curto e longo prazo.

Disciplina: Matemática Financeira Aplicada ao Varejo
Ementa: Juros simples. Juros compostos. Séries de pagamento – SAC. Séries uniformes. Taxas proporcionais e equivalentes. Taxa nominal e efetiva. Taxas acumuladas e taxa média. Taxa nominal e real.

Disciplina: Análise de Investimentos e Valuation de Empresas Varejistas
Ementa: Gestão baseada no valor da empresa. Valor de mercado e valor justo de uma empresa. Técnicas de avaliação de empresas. Avaliação de empresas varejistas pelo método do fluxo de caixa descontado. Seleção de premissas para a avaliação de empresas varejistas. Apuração do custo de capital próprio (CAPM), de terceiros e o custo médio ponderado de capital (WACC). A relação entre a estrutura de capital e o custo de capital. Apuração do valor residual e da perpetuidade. Avaliação de empresas varejistas pelo método dos múltiplos. A criação de valor em fusões e aquisições de empresas varejistas.

Disciplina: Precificação no Varejo
Ementa: Definição de preço e componentes estruturais. Posicionamento estratégico para efeitos de precificação. Normas tributárias brasileiras. Cálculo do custo das mercadorias. Substituição tributária de ICMS. Modelos quantitativos de precificação. Estratégias de precificação. Análise da margem operacional. Análise de uma cadeia de valor.


BIBLIOGRAFIA GERAL DO MÓDULO:
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UNDERHILL, Paco. Vamos às compras! Rio de Janeiro: Campus, 1999.
WEIL, R. L, SCHIPPER, K, FRANCIS J. Financial Accounting: An Introduction to Concepts, Methods and Uses. 14ª ed, 2013.

Carga Horária:

67 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 1000
 
Ministrantes: Alexandre Assaf Neto
Daniela Motta Romeiro Khauaja
Francisco Javier Sebastian Mendizabal Alvarez
João Carlos Lazzarini
Maurício Gerbaudo Morgado
Roberto Arruda de Souza Lima


 
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