Atividade

76223 - Desenvolvimento Motor

Período da turma: 20/08/2018 a 14/09/2018

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Neste módulo serão abordados aspectos importantes do desenvolvimento motor, o que facilitará a compreensão do surgimento da mobilidade e de habilidades ao longo da vida. Serão enfatizados as mudanças relacionadas à idade tanto na postura quanto no movimento, ingredientes básicos do comportamento motor, bem como restrições que podem afetar o desenvolvimento. O conteúdo do módulo discutirá as teorias utilizadas atualmente no estudo do desenvolvimento motor e diferentes tipos de movimentos que ocorrem na infância, na idade adulta e durante o envelhecimento, além de comparar as características de iniciantes e do desempenho proficiente em diversas habilidades.

Objetivo
Proporcionar conhecimentos relacionados à área de desenvolvimento motor, a fim de capacitar o aluno a entender e conhecer o surgimento do movimento e das habilidades.

Conteúdo programático
1. Perspectivas teóricas em desenvolvimento motor.
(e) Perspectiva maturacional
(f) Perspectiva do processamento de informação
(g) Perspectiva ecológica
(h) Abordagem dos sistemas dinâmicos
2. Desenvolvimento motor inicial
(a) Reflexos primitivos
(b) Teoria sobre o papel dos reflexos
(c) Relação dos reflexos com o movimento voluntário
(d) Marcos referenciais motores
(e) Desenvolvimento do controle postural
3. Desenvolvimento da locomoção humana
(a) Características do caminhar inicial
(b) Padrões de marcha proficiente
(c) Alterações na marcha na primeira infância
(d) Alterações na marcha na terceira idade
(e) Características do correr inicial e proficiente
(f) Características do saltar
4. Desenvolvimento de habilidades balísticas
(a) Características do arremesso inicial e proficiente
(b) Características do chutar inicial e proficiente
(c) Alterações no desenvolvimento do voleio
(d) Rebater lateral e por sobre os ombros
5. Desenvolvimento de habilidades manipulativas
(a) Pegar e alcançar
(b) Alcançar bimanual e manipulação
(c) Desempenho manual na vida adulta
(d) Desenvolvimento da lateralidade
6. Desenvolvimento dos sistemas sensorial e perceptivo
(a) Desenvolvimento visual
(b) Desenvolvimento cinestésico
(c) Desenvolvimento auditivo
(d) Percepção intermodal
7. Percepção e ação no desenvolvimento
(a) Perspectivas históricas sobre o papel da ação no desenvolvimento
(b) Diferenças de percepção em função de experiências em locomoção
(c) Relação entre os sistemas perceptivo, cognitivo e motor
(d) Interação entre percepção e ação na manutenção do equilíbrio
8. Efeitos das restrições ambientais sobre o desenvolvimento
(a) Influências e restrições sociais
(b) Influências e restrições culturais


Referências bibliográficas
Eckert, H.M. (1987). Desenvolvimento motor. Barueri: Manole.
Gabbard, C. Lifelong motor development. Champaign: Human Kinetics.
Gallahue, D.L.& Ozmun, J. (2005). Compreendendo o desenvolvimento motor. São Paulo: Phorte Editora.
Gallahue, D. & Ozmun, J. (2005). Understanding motor development: infants, children, adolescents, adults. Champaign: Human Kinetics.
Haywood, K. & Getchell, N. (2010). Desenvolvimento Motor ao Longo da Vida. Porto Alegre: Artmed.
Isaacs, L. & Payne, G. (2007). Desenvolvimento motor humano. São Paulo: Guanabara Koogan.
Piek, J. (2006). Infant motor development. Champaign: Human Kinetics.
Piek, P., Dawson, L., Smith, L.M. & Gasson, N.(2008). The role of early fine and gross motor development on later motor and cognitive ability. Human Movement Science, 668-681.
Teckin, J.S. (2002). Fisioterapia pediátrica. Porto Alegre: Artmed.
Thelen, E. (1995). Motor development: A new synthesis. American Psychologist, 50(2), 79-95.
Woollacott, M. & Cook, A.S. (2003). Controle motor. Teoria e aplicações práticas. Barueri: Manole

Carga Horária:

35 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 80
 
Ministrantes: Luzimar Raimundo Teixeira
Sylvia Lucia de Freitas


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP