76177 - Retorno de Investimentos em Comunicação: Avaliação e Mensuração |
Período da turma: | 08/05/2018 a 14/06/2018
|
||||
|
|||||
Descrição: | Ementa:
Finanças em Comunicação e Marketing possibilitará ao aluno utilizar-se do ferramental adequado tanto no raciocínio lógico matemático quanto no raciocínio abstrato cultural para a clara demonstração da viabilidade econômica, financeira e mercadológica de seus projetos em Comunicação e Marketing. Objetivos Gerais: 1. Auxiliar na capacitação dos alunos para o exercício da gestão econômica e financeira das iniciativas de comunicação e marketing nas organizações. 2. Divulgar os benefícios do emprego da lógica numérica. Desmistificar as barreiras e analisar demonstrativamente a importância do processo de avaliação objetiva (valoração) dos investimentos nos processos de Comunicação e Marketing nas empresas 3. Revisar os conceitos básicos de Marketing, envolvendo Propaganda, Promoções de Vendas, Relações, e os de Finanças, permeando Contabilidade de Custos, Contabilidade Geral, Tesouraria e Análise de Investimentos, demonstrando o caráter interdisciplinar de um Projeto de Comunicações. Conteúdo Programático: Fluxograma empresarial e a comunicação complexa A evolução do intangível na formação do valor A contribuição da comunicação na formação do valor das organizações Diferença entre lucro, saldo de caixa e riqueza do acionista As ações de comunicação voltadas para o lucro As ações de comunicação voltadas para a evolução patrimonial A lógica numérica e a lógica verbal. Linguagem e dinâmica das comunicações. Linguagem e dinâmica dos negócios. Possibilidades e agilidade analítica Análise de Cenário Bibliografia: YANAZE, Mitsuru H. e colaboradores. “Gestão em Marketing e Comunicação – Avanços e Aplicações”. 2ª Edição- São Paulo: Saraiva, 2.011 __________ “Retorno de Investimentos em Comunicação – Avaliação e Mensuração. 1ª Edição – São Paulo, Difusão, 2010 GITMAN, Lawrence J. “Princípios de Administração Financeira Essencial”. 2ª. Edição - Porto Alegre: Bookman, 2.001. MARTINS, Eliseu. “Contabilidade de Custos”. 8ª. Edição – São Paulo: Atlas, 2.001. TACHIZAWA, Takeshy e REZENDE, Wilson. “Estratégia Empresarial: Tendência e Desafios – Um Enfoque na Realidade Brasileira”. São Paulo: Makron Books, 2.000. |
||||
Carga Horária: |
24 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 60 | ||||
Ministrantes: |
Mitsuru Higuchi Yanaze |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |