76175 - Finanças em Marketing e Comunicação |
Período da turma: | 05/04/2018 a 12/04/2018
|
||||
|
|||||
Descrição: | Ementa:
Proporcionar ao discente capacitação para desenvolver estudos de viabilidade econômica de projetos empresariais. Objetivo Geral: Oferecer embasamento teórico e prático para a Avaliação e Controle do Desempenho de Marketing nas organizações. Conteúdo Programático: Controle do Plano Anual. Controle de Rentabilidade e Eficiência. Análise de Participação de Mercado. Análise das Despesas de Marketing em Relação às Vendas. Análise de Retorno de Mídia. Orçamentos em Comunicação e o Custo por Mil. Modelo Financeiro de Retorno sobre o Patrimônio Líquido. Controles de Rentabilidade. Custo Direto versus Custo Total. Controles de Eficiência. Bibliografia Básica: CASSARO, A. Sistemas de informações para tomada de decisões. São Paulo, Pioneira, 1995. GITMAN, Lawrence J. Princípios de Administração Financeira Essencial. 2a edição. São Paulo, Bookman, 2.000. MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos. 9a Edição. São Paulo, Atlas, 2.001. BONAVITA, Paulo H. Schenni J.R. Finanças para não financistas. São Paulo, SENAC, 2004. KOTLER, Philip & KELLER, Kevin. Administração de Marketing 12a. Edição. São Paulo: Prentice Hall, 2006. SHINODA, Carlos. Administração Financeira para Usuários de Excel . 2a Edição. São Paulo, Atlas, 1998. |
||||
Carga Horária: |
8 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 60 | ||||
Ministrantes: |
Francisco Clairton Araujo |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |